Às vezes fazemos vista grossa para algumas coisas, mas aí, chega um dia em que tapar o sol com a peneira não é mais possível. Eu cheguei neste momento. Desde o final do ano passado percebi que meu corpo estava passando por algumas coisas diferentes. Fui diagnosticada com uma crise de estresse alta e meu colesterol e meu triglicérides estavam um pouquinho acima do taxa tida como normal. Levei uma super bronca do médico, mas não fiz nada para que o quadro melhorasse. Continuei trabalhando feito louca, comendo mal, dormindo pouco e me sobrecarregando.

Este ano comecei a sentir que alguns dos meus problemas ortopédicos estavam piorando porque as dores que haviam sumido, de repente voltaram. Tenho condromalácia patelar nos dois joelhos e um quadro grave de bursite, tendinite e síndrome do impacto no ombro direito. Eu quase tive que passar por uma cirurgia bem feia há dois anos por conta do quadro agravado no ombro, mas acabei escapando por um milagre de Deus. Quando perguntei aos médicos o que eu poderia fazer para não ter que operar, em ambos os casos, as respostas foram as mesmas: exercite-se, fortaleça a musculatura e emagreça porque se você continuar com sobrepeso, mais cedo ou mais tarde não terá como escapar de cirurgias.

Semanas atrás me assustei demais quando tufos de cabelo começaram a cair. Cheguei a sentar na cama e chorar, mas eu sabia porquê isso tudo estava acontecendo: a minha crise de estresse só tinha se agravado desde o ano passado porque ao invés de colaborar para que ela melhorasse, eu não fiz nada e, pior: me sobrecarreguei ainda mais com trabalhos extras. Na semana passada senti muita dor no ombro e, ao ver tufos de cabelo caindo todos os dias, entrei em pânico e fui atrás de uma mudança: vou cuidar direito da minha saúde porque ninguém mais pode fazer isso por mim.

Pretendo emagrecer um tanto porque preciso, embora eu saiba que nunca ficarei magra. Quero aliviar minhas juntas e articulações e sim, preciso perder peso, embora eu não esteja focando nisso até mesmo para não me frustrar. Meu objetivo é cuidar da minha saúde como um todo: é me alimentar melhor, é ter disposição, preparo físico, mais produtividade, diminuir as taxas de colesterol, triglicérides e acabar com a crise de estresse. O emagrecimento será uma consequência e não estou traçando uma meta, nem nada desse tipo, para não me frustrar. Vou apenas cuidar da minha saúde, do meu corpo e as consequências positivas virão, uma hora ou outra porque eu já fiz 900 dietas e nunca tive muito resultado, então não vou focar nisso, nem virar escrava da balança.

Para isso, fui procurar ajuda de uma academia. Descobri que em meu bairro (Vila Madalena) tinha uma Contours, que é uma academia especializada para mulheres com um programa de exercícios específico, e a proprietária – uma soteropolitana queridíssima – entendeu meu problema e abraçou a minha causa. Fechamos uma parceria e a Contours Vila Madalena vai me ajudar nessa empreitada de cuidar da saúde. Todas as sextas-feiras eu postarei um “Diário da Mudança” aqui no blog contando como foi minha semana, o que melhorou, o que aprendi e enfim…as coisas legais que este processo irá me proporcionar. O foco não é o emagrecimento, mas sim a minha mudança de estilo de vida porque sim, estou precisando dessa mudança urgentemente.

Sei que não será fácil porque toda mudança é um processo que leva um tempo de adaptação, mas já estou tendo todo o apoio do pessoal da academia para conquistar uma vida melhor. Tenho me desgastado demais com trabalho e preciso tirar um tempinho para cuidar de mim, sabe? E claro, como vocês são minhas companheiras, quero também contar com a ajuda e o apoio de vocês nesta caminhada porque não quero perder o pouco cabelo que tenho, nem me tornar diabética e nem ter que entrar na faca em um futuro próximo. Eu preciso cuidar do meu corpo e não, não estou traindo o movimento e nem vou virar a Gisele Bündchen. Nunca serei magra e tenho total noção disso…eu só quero melhorar, quero cuidar melhor do corpo que carrega a minha alma.

Converso com vocês novamente esta sexta-feira para contar sobre meus primeiros dias de academia!

Beijos,

Paula

Comentários

Recomendados

15 comments

Responder

Paula! Estou nessa com você! Na verdade, desde começo do ano, mas no meu ritmo, sabe? Sem nada muito radical… Tenho hérnias de disco lombar, há dois anos descobri a crise, de lá pra cá, tenho sofrido bastante por conta do peso, principalmente…. Estou em crise há mais ou menos um mês, a maior de todas, tá dificil passar, mas é um combo, né… Perder peso, fisioterapia, tratamento, postura…rs Mas a gente consegue! Adorei a idéia do diário de mudança!!! Super acompanharei! E mega te apoio nessa conquista de qualidade de vida! Um super beijo!

Responder

Ai Cá, que gostoso ler o que você escreveu! Sabe, é difícil ver que o tempo está passando e que o corpo da gente já não é mais o mesmo. Eu tô passando por tantas coisas relacionadas à saúde que não tem mais jeito: ou eu me cuido ou vou acabar indo pro buraco mais cedo. Minha família tem quadros de diabetes e hipertensão e os médicos já disseram que se eu não aliviar um pouco o peso, vou acabar desenvolvendo essas doenças ainda jovem. Não quero isso pra minha vida e quando a água bate na bunda, a gente tem mesmo é que nadar. Meu foco não é o emagrecimento, embora eu precise dele. E como eu disse, sei que sempre serei gordinha, mas dá pra perder um tanto de peso que vá aliviar meu organismo e meus problemas ortopédicos. Conte comigo e, se quiser, a gente pode até escrever uns posts em parceria pra contar nossas experiências! Quero fazer tudo bonitinho, no ritmo “devagar e sempre”. Força pra nós!

Um beijão!

Responder

Paulinha, você sabe que estou contigo nessa, afinal, além de minha amiga a gente tá pertinho! Quero te ajudar nisso, embarco de cabeça na reeducação alimentar contigo pra te incentivar ainda mais, te levo no colo na academia, o que for preciso! Você é uma pessoa maravilhosa e quero sempre ter você ao meu lado! 🙂

Responder

Paulinha,
Torço mto por vc. Eu tbm estava com as taxas altas, me se sentindo mal, cansada e resolvi mudar minha vida.
Ja faz 3 meses emagreci 13 quilos apenas reeducando minha alimentação!
Vale a pena viu!

Vc vai ver como a alimentação mais saudável e regulada vai ajudar ate a dar animo!

Espero q todos esses problemas melhorem rapidinho =)

Quero ver vc muito feliz, linda e sem desanimo!

Grende Beijo Sussu

Responder

Paulinha!!!Adorei sua nova empreitada,e confesso tbm estar nessa fase mudanças,embora eu precise de intervenções um pouco mais radicais,estamos juntas nessa,porque assim como o seu,o corpitcho aqui está reclamando,e não é de hoje…dores insuportáveis na lombar,nos pés,nos joelhos que coitados,estão MUITO sobrecarregados,além da dificuldade para exercer minha profissão…vê se pode,uma enfermeira que cuida de um monte de gente,não cuida de si mesma…ai Deus, ‘casa de ferreiro,espeto de pau’ né…
Mais super boa sorte,vai dar tudo certo pra nós!!! #vaiCynthia #vaiPaulinha

Responder

Cynthia e Alyce,

Muito obrigada pelo carinho e pelo apoio! Se Deus quiser vai dar tudo certo para mim e para vocês também. A gente tem mesmo que se cuidar, se valorizar e cuidar da saúde porque não adianta se matar de trabalhar pra depois ficar ai, doente em uma cama. Você vai aproveitar o sucesso profissional como? Doente? Não dá, né!
Um beijo enorme e obrigada! Quero sim, o apoio de vocês porque será importante…com ajuda a gente sempre chega mais longe!

Responder

Ai que orgulho você indo pra academia!!!!!!!!!!!! <3
Sempre te disse isso… minha vózinha morreu com 103 anos e dizia sempre: "NOSSO CORPO É NOSSO TEMPLO" e é verdade.
Não é discurso de vó, bla bla bla de gente velha, mas é verdade.

Se sua "casinha" está bagunçada, nada vai pra frente e quem reage é o corpo.
Acho que estar acima do peso não deveria ser só uma questão estética, mas acima de tudo de saúde.
Minha mãe me repete todos os dias desde que descobriu que estou 11 kilos acima do meu peso normal: tudo que é demais não faz bem.
Comer demais, dormir demais, sofrer demais, ser magro demais… nada.
Tudo em excesso é prejudicial e isso funciona pra vida num geral.

Eu desde ontem reforcei meus hábitos alimentares porque pela primeira vez na vida tenho descontado as frustrações (que você sabe que não tem sido poucas) em comer.
Como nunca fiz, como sinceramente não quero mais fazer.

Estou comendo direito, mais saudável do que já era e diminuindo sim o ritmo da boca, porque não… eu não preciso comer 6 pedaços de pizza, posso comer 2 ou 3 e estar satisfeita.
Faça o mesmo que os resultados não serão só na hora de se olhar no espelho, mas sim na hora de viver, de se sentir viva…
Você consegue, não desiste <3

Meu orgulho!

Responder

Boa sorte:) mudar é difícil mas é possível e vc vai conseguir sim 🙂

Bjmmm e vou te acompanhar nessa torcendo por ti.

Responder

Mudança já! Eu já passei por isso e digo que é uma tarefa difícil, porém vale a pena pelo benefício de ser uma pessoa mais saudável e ativa fisicamente. Foi em 2009 que iniciei minha redução alimentar, o meu pé reclamou do meu peso, e desde então fui me exercitar. Foi difícil, não gosto de música de academia, o fone de ouvido não funcionava, pois o som da academia era maior, acabava ouvindo duas músicas. Descobri o pilates e desde lá é a minha atividade, caminho na esteira as vezes para melhorar o meu condicionamento físico. Aprender a comer direito foi a tarefa mais difícil, pois descobri uma intolerância a lactose que restringiu um pouco minha alimentação. Encontrei uma nutricionista que tinha o objetivo de me reeducar, e depois de uns meses perdi uns quilinhos e aprendi a comer melhor. Voltei a engordar e meu corpo gritou novamente, dessa vez não só o pé, como os ombros, o pescoço , os braços e as mãos. Resolvi ir para o vigilantes do peso, já que eu já sabia comer e não conseguia me manter em um peso que meu corpo suportasse sem dor. O programa pro pontos do Vigilantes é ótimo, não existe sofrimento e você que já sabe o que comer só se beneficia ainda mais. Continuo com sobrepeso, porque como você acredito que não dá para ser magra. Dê uma olhada no programa e não desista, seu corpo merece. A sua filosofia contra a magreza imposta pela moda de consumo estará mantida, porque nós leitoras conhecemos você. Relaxe.

Responder

Eu já nem comi sobremesa hoje pra te acompanhar, hein? 😉

Força, Paulitcha!

Bjks!

Responder

Aeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!
Será que agora vou conseguir te convencer a CAMINHAR qualquer dia numa prova bacana? hahahaha

Parabéns, Paulinha!
Sou até chata de tanto que digo isso, mas é fato: Independentemente do peso que a gente tenha, 2 coisas são fundamentias: Alimentação minimamente saudável e atividade física!

Parabéns, e Boa Sorte!

Responder

Também estou fazendo algumas mudanças, quero futuros problemas de saúde, comecei uma dieta com ajuda do site dieta e saúde e estou fazendo caminhadas diariamente, em um mês consegui eliminar 2,80 kg.
Nunca fui magra e acho que nunca serei mas vou diminuir a sobrecarga, também já tive bursite, agora estou com um problema no pé. Boa sorte e melhoras.

Responder

Oi, Paula! Acompanho seu trabalho aqui há algum tempo e apoio completamente sua causa! Em virtude de alguns problemas, também precisei criar coragem para mudar drasticamente meu estilo de vida. Estava começando a sentir dores nos joelhos ao subir escadas, perdia o fôlego com facilidade e meu colesterol estava nas alturas (mais de 200!). Já tive meus altos e baixos na alimentação neste período, afinal, tenho compulsão alimentar, mas tendo em mente que também nunca serei magrinha, vou atingindo, aos poucos, meus objetivos. Desde fevereiro, emagreci cinco quilos e, até o final do ano, quero emagrecer mais uns 10kg. Nesse período, posso afirmar que melhorei meu fôlego, acordo mais disposta e, quando passo por um período em que trabalho demais e sou obrigada a parar de me exercitar, saio do eixo na alimentação também. Nessas idas e vindas, senti minhas calças caírem, algumas antigas voltarem a servir e eu achar blusinhas com maior facilidade nos grandes magazines. Retornei ao manequim 46 e estou me sentindo mais confortável assim. Assim como você, sou a favor da saúde, e quando ela apita, é sinal de que há algo errado conosco, com nosso corpo. Torço muito por você nessa mudança! Yone.

Responder

Querida Paula, faz pouco tempo que acompanho o “Grandes Mulheres” e estou gostando do que vejo!
Elogios à parte, vamos ao que interessa! Parece que quando uma coisa tem que acontecer o universo inteiro conspira para que isso realmente seja firmado!
Sexta feira(13/07/2012) fui ao ortopedista porque estava com uma dor que se estendia da região lombar e ia ate o joelho mais ou menos. Tirada as radiografias ele viu que era uma inflamação nos musculos que irradiava no nervo ciático.O puxão de orelha para que eu emagreça já era esperado, uma vez que a vida toda foi assim, mas uma coisa me deixou meio surpresa: teria que fazer fisioterapia.
A fisio em si nem foi tão assustadora assim, o que mais me preocupou foi o que a fisioterapeuta disse. Ela olhando minha radiografia me fala: “Nossa Ana precisamos tomar cuidado, isso está se encaminhando para um hérnia!” Pronto! Era só o que faltava! Hernia de disco! Isso me preocupa porque entendo o problema e confesso que tenho medo de ter que entrar na faca por causa disso! E o que tenho que fazer é simples: emagrecer! Quer dizer, isso não é tão simples assim pra quem já tentou mil vezes desde que se entendia por gente, já foi em médico que mandava conversar com a comida(sim, como se eu estivesse conversando com uma pessoa!), já tomou sibutramina(Santa!), óleo de caranguejo e fez até simpatia! Mas a realidade é essa, se eu não emagrecer, fazer atividade física regularmente, fazer os exercícios que a fisioterapeuta passou(e que são para o resto da vida, segundo ela mesma!)o problema pode piorar!
Mas voltando a conspiração do universo…acabei de ler seu post e vi que não estou sozinha nessa, o que me deixou um pouco mais confiante e também me fez abrir mais os olhos! Eu sei que nossos problemas são diferentes mas é que assim eu tenho mais estímulo pra seguir em frente, deixar a timidez e paranoia de lado e fazer o que tem que ser feito, sem desculpas!
Vou copiar sua ideia e fazer também um “Diário da Mudança” que eu prometo que dessa segunda não passa para que eu comece!
Boa Sorte para nós! Beijos!
(Ah! eu sei que seu post é de dois meses atrás, mas espero que você leia!)

Responder

Ana Paula, não importa quão velho o post seja, eu leio tudo!

Poxa, em primeiro lugar, te desejo melhoras e creio que você vai conseguir sair dessa e não vai precisar entrar na faca, assim como eu. Pensa que eu não morro de medo de voltar ao médico e ele dizer que meu ombro piorou drasticamente e que terei que cair na faca? Tenho tido dores novamente e estou um pouco assustada, mas estou tentando me cuidar.

Sou como você e fiz dietas sem muito sucesso a vida inteira, mas agora tenho que tentar melhorar de verdade. Você realmente não está sozinha. Conte comigo em sua caminhada. Se precisar me escrever, se precisar de apoio, estou aqui. É sempre mais fácil quando temos pessoas nos apoiando.

Um beijo enorme!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *