Ainda estou tentando entender como isso não gerou um super burburinho na mídia e como nem eu – que trabalho com essas temáticas – fiquei sabendo disso. Quando eu era mais nova, minha top model preferida era Cindy Crawford. Nem sei exatamente porque, mas sempre a achei linda, segura e extremamente sexy. Há uma frase dela que me marcou demais e, depois disso, ela ganhou meu respeito e admiração de verdade: “Eu queria me parecer com a Cindy Crawford”. A declaração se referia ao tanto de truques e retoques que suas imagens recebiam, ou seja, ela mesma admitia que ela não era como aparecia nas revistas.

Passamos décadas sofrendo uma opressão extrema para sermos algo que não somos e nem poderíamos ser e, claro, convivemos e conviveremos com as sequelas. Muita gente ainda não consegue entender que é simplesmente impossível ser como uma modelo da capa de uma revista, pois não existe Photoshop na vida real. Cabelos sem friz, cinturas meticulosamente “escavadas”, pele sem poros, manchas ou traços de envelhecimento: isso não é real.

cindy crawford marie claire

Ao ser fotografada para a revista Marie Claire México em 2013, Cindy representou um ícone do cinema mexicano da década de 40: a estrela Maria Felix. Então, aos 47 anos, ela aparece poderosa e sim, retocada, nas páginas da publicação. No entanto alguém vazou uma foto da top feita para este ensaio sem retoque algum e eu fiquei maravilhada! Não é incrível ver que uma mulher, considerada uma das mais belas do mundo, está envelhecendo de forma graciosa? Embora a pele dela esteja flácida na barriga, por exemplo, suas pernas são torneadas e musculosas; ela tem celulite, mas sua pele está radiante. E eu te pergunto: não é isso que acontece com todas nós?

cindy crawford

Cindy é uma mulher como qualquer outra que não descobriu a fonte da juventude, que decidiu não fazer uma abdominoplastia para retirar a pele flácida da barriga e que vai à praia de biquíni sem medo do que os paparazzi vão fazer com suas fotos “imperfeitas”. Sendo jornalista, vou afirmar: eles não publicam fotos sem retoque a não ser que seja algum tipo de projeto especial, então não me surpreende que Cindy tenha sido retocada, embora ela mesma seja uma defensora da beleza natural.

Escrevi este texto porque gostaria que você se inspirasse com a imagem de uma das mulheres mais lindas do mundo ao seu “natural”. Embora haja uma produção e maquiagem na foto, o corpo de Cindy é o que é e ela é feliz assim. Você pode até tentar se esconder com roupas, maquiagem e etc, mas o que importa mesmo é: você se ama ao natural? Porque produção é apenas uma ilusão, mas o real é o que tem que ser amado. Eu nunca disse que seria fácil, pois eu mesma tenho que exercitar a aceitação e a boa autoestima diariamente (pois eu não sou muito bem resolvida como vocês acham que sou, não), mas o que a gente tem que buscar é parar de se comparar, de se maltratar, de se julgar querendo se parecer com algo que é irreal.

Se Cindy, que tem a mídia toda no pé dela e tem esse estigma de “obrigação de ser bonita e perfeita” por ter sido uma das principais modelos do mundo sai por aí sem se preocupar com suas rugas ou flacidez, por que nós também não podemos abraçar nossas “imperfeições” para sermos mais felizes? Deus me livre viver uma vida em busca de algo que nunca serei, até porque, lembre-se: para Deus você é e sempre será linda e perfeita! 😉

Comentários

Recomendados

6 comments

Responder

Ser real é ser completa, hoje tenho um profundo relacionamento comigo mesma… e se amar é viver uma vida de felicidade plena. Sim para fotos reais, moda real, vida real. Sou super fã de posts assim. O dia em que as mulheres se libertarem dos paradigmas e entenderem que até para se amarem fora dos padrões vai existir julgamento, que o que importa é ser você verdadeiramente real…. esse dia será feliz!

Responder

Menina, adorei teu blog.. e nem sabia que a Cindy retocava as suas fotos rsrsrsrs Bom saber que ela é gente como a gente!!

Bjos,
http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

Responder

Cheguei por aqui pela matéria da Glamour e tenho a dizer o seguinte:
Amei o texto, amei o final do texto e, finalmente, amei o blog!!!
Parabéns por ousar ser sensata nesse tsunami de ilusão que é a indústria da beleza…você fez alguém que estava chorando – e q tb foi fã da Cindy Crawford meio que sem saber porque – finalmente sorrir.
Muito obrigada!!!!

Responder

Oi Patricia!

Que bom que você gostou do blog. Espero que você volte sempre para me acompanhar <3

Um beijo grande

Responder

Olá. Por um acaso encontrei esse blog e simplesmente adorei. Fantástica a forma como você aborda as diferentes temáticas. Sempre sofri com o problema do sobrepeso e da não aceitação e isso incluía dietas malucas e muitas lágrimas. Realmente a aceitação é o caminho para ma vida feliz.

Responder

Oi Maria Fernanda!

Seja muito bem-vinda! Espero que o blog possa te ajudar nessa caminhada de aceitação, amor próprio e autoestima porque, com certeza, a gente precisa de tudo isso pra ser feliz!

Beijo grande e volte sempre

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *