Acho que estou irritada. Aliás, estou muito irritada com os adjetivos. Pensamos, escrevemos e falamos os adjetivos ao léu. E isso incomoda, machuca.
Sempre, desde que sei que o mundo é mundo, as pessoas tentam me categorizar entre ser gorda ou ser magra. Confesso que eu mesma já me perguntei, de tantas indagações que fizeram. E por que preciso responder? Por que preciso, necessariamente, fazer parte ou do universo das magras ou das gordas? Por que não posso ser simplesmente eu, sem rótulos?
Às vezes cansa tentar se encaixar em alguma categoria. Não uso 36, 38, tampouco 46 pra cima. E agora?
Achar roupa não é super fácil, mas seria injusto dizer também que é difícil. Um dia inchada passo do 42 para o 44 – e aí, sou plus size? Dois dias comendo salada, pronto, já sou magra porque uso 40? Não!
Acho que as pessoas banalizam os adjetivos, sabe!? Gorda ou magra, feia ou bonita, inteligente ou burra fazem parte do nosso dia a dia, e carregam conotações que, muitas vezes, excluem uns dos outros. Todo mundo curte pensar em extremos e em condicionais. Se você é rico, não é pobre. Se não é bom, é mau. Tudo muito maquiavélico, e, chato!
A verdade é que as pessoas são muito mais que categorias, rótulos e classificações, será que é tão difícil ver isso? Seria tão mais fácil se todos usássemos pronomes, substantivos e verbos, e apenas eles.
Aliás, refaço minha linha de pensamento. O problema não está nos adjetivos, está no modo como empregamos. Acho que devemos reaprender a usá-los. Não sair por aí disparando. O fato de ser gorda ou magra, por si só, não é ruim. Mas o tom que está por trás das expressões impactam as pessoas que as recebem.
Hoje todos querem ser: ser lindos, ricos, sensuais, … mas esquecem de viver. É triste, principalmente, quando só preocupados em ser vivem a vida do outro. Pouco importaria se eu fosse gorda ou magra, se fulana fosse rica ou podre, se todos resolvessem viver a própria vida.
Posso só ser uma pessoa normal? Sem números, tamanhos e manequins? Sem palavras que possam me inserir em determinado grupo e excluir de outro? Obrigada!

Comentários

Recomendados

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *