Existem fenômenos e fenômenos. Vamos ao dicionário:

1 –  Qualquer manifestação ou aparição material ou espiritual;

2 – Tudo o que pode ser percebido pelos sentidos ou pela consciência;

3 – Fato de natureza moral ou social regido por leis especiais;

4 – Tudo o que é raro e surpreendente;

5 – Maravilha;

6 – Pessoa que se distingue por algum dote extraordinário.

Destes verbetes, alguns se encaixam na música pop.

E na música pop, muita coisa é para as massas, pra bombar e atrair a atenção de milhões de pessoas e acabar em breve, durar o tempo de um CD, um single, e sumir em seguida. Já alguns fenômenos ficam pra história do pop.

Das que ficam, está a cantora Lady Gaga. Stefani Joanne Angelina Germanotta , 24 anos completados recentemente, é o verdadeiro nome da moça por trás de Just Dance, Poker Face, LoveGame, Paparazzi, Bad Romance e Telephone. Dos maiores hits dos últimos anos.

Reprodução: Twitpic de Gaga

Desde seu The Fame, de 2008, a cantora despertou a atenção do mundo da cultura pop, dentre outras características, por sua imagem bizarra. Unidas às roupas e cabelos dos mais anormais possíveis, as músicas usam ao máximo refrões grudentos para não sair da cabeça das pessoas, de qualquer pessoa.

Tão pouco tempo e já se pode ter certeza de que a cantora não é um fenômeno passageiro, de maneira alguma. Alguns indícios confirmam a tendência. Experimente ir à uma festa. Se demorar a tocar Lady Gaga, repare como as pessoas começam a comentar e a se perguntarem quando vai tocar. Assim que começa, repare nos rostos de felicidade das pessoas cantando e tentando dançar Bad Romance.

Além deste exemplo mais próximo, vamos a alguns números que envolvem Lady Gaga. No You Tube, maior site de compartilhamento de vídeos do mundo, seus clipes têm mais de um bilhão de visualizações. Até o momento em que este texto foi publicado, eram por volta de 375 milhões de visualizações para Poker Face, 360 milhões para Bad Romance e 273 milhões para Just Dance. Mais 20 milhões para o clipe Telephone, este com muito menos visualizações, mas lançado há apenas duas semanas.

Como pode uma cantora tão performática, vazia e fútil se transformar em tamanho fenômeno? Gaga é um personagem milimetricamente idealizado para ser culturalmente vazio,  porém, estética e visualmente perfeito.

“Ela é aquele tipo de pessoa rara, como David Bowie, Elton John ou Freddie Mercury. Quando você é sortudo o bastante para ter um artista que une o marketing e a criatividade, não há limites para o que se pode fazer.”, disse o chefe da cantora, Jimmy Iovine, dono do Interscope, da Universal Music.

A cantora se transformou num personagem que busca referências em Andy Worhol, Lowis Carrol, Quentin Tarantino, entre outros dos maiores influentes do mundo da cultura pop, da pop art, da pós-modernidade. É a estética do fútil, vazio da pós-modernidade, na veia.

“O que eu faço é performance. É música pop feita para o Louvre.”

Gostando ou não, não tem mais jeito, impossível ignorá-la.

Uma das maneiras de saber se uma banda e/ou cantor(a) tem reconhecimento artístico é quando começa a ganhar covers de outros artistas.  Em tempos de You Tube, o reconhecimento cultural é fácil de ser detectado, basta saber se há vídeos com covers e paródias.

Digite “lady gaga you tube” no Google e serão mais de 45 milhões de resultados. Aqui uma lista com dez covers e paródias de Lady Gaga:

Weezer cantando Poker Face e Kids, do MGMT

 

Ximbica e Nani People cantando Telefone

  

 Versão tecnobrega de Bad Romance

 Orquestra tocando Poker Face

  

Dupla indie Pomplamoose cantando Telephone

 

 INRI CRISTO – Lady Gaga Versão Mística de Just Dance – ‘Com INRI Tudo Fica Bem’ 

Lady Gaga na trilha sonora de prova de patinação artística de Olímpiadas de Inverno 2010

 

Tim Maia cantando Bad Romance

 

Mini Lady Gaga

 

Lady Gaga in Wonderland

Comentários

Recomendados

2 comments

Responder

hahahah muito bom! Pós-modernidade e todo seu narcisismo, consumismo e hedonismo em alta com Lady Gaga. Impossível ignorá-las.

Responder

Adorei o post, estou estudando o fenômeno Lady Gaga para a prova de Filosofia amanha na UFS. Seu texto me ajudou bastante.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *