Imagem: pesquisa Google

O glúten pode ser retirado da alimentação sem problemas, pois não é umproteína de alto valor biológico, isto é, não possui todos os aminoácidos essenciais e por isso, vivemos muito bem sem ele.

Se a pessoa tiver uma hipersensibilidade ao glúten, retirar os alimentos que o contém do cardápio diário pode proporcionar melhora da disposição geral. Acontece que a hipersensibilidade pode prejudicar a entrada de energia nas células, ou seja, a energia consumida não é aproveitada e como consequência, aparece a indisposição. “Além disso, essa energia que não foi utilizada será acumulada no organismo em forma de gordura”, alerta Valéria Paschoal. “Outros benefícios irão depender do órgão de choque da pessoa. Por exemplo, se há reações intestinais a melhora será no intestino, se há reações nas articulações a melhora será nas articulações e assim por diante”, completa a nutricionista.

Quem for diagnosticado como celíaco, tiver hipersensibilidade ou quiser diminuir a ingestão do glúten, pode substituir o trigo, aveia, cevada, centeio e malte por arroz, milho, quinoa, soja, amaranto, batata, mandioca, inhame, entre outros. Entretanto, estudos indicam que mesmo pessoas celíacas, em alguns casos, não têm reação com o consumo de aveia. “Isso comprova que a tolerância é individual e pessoas hipersensíveis ao glúten, muitas vezes, já possuem melhora apenas por retirar trigo e derivados da sua alimentação, sem ter que retirar, por exemplo, a aveia. Por isso a importância de uma avaliação individual antes de tomar qualquer decisão”, ressaltaValéria Paschoal.

*Colaborou: Paula Bueno, assessoria de imprensa

Leia mais:

Consumo de glúten pode causar problemas

Glúten é proibido para portadores da doença celíaca

Comentários

Recomendados

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *