A gente adora uma maquiagem, né, mas nem tudo dura para sempre. Não adianta pensar que aquela seu iluminador magnífico não irá estragar, mesmo que você a use pouco. Os cosméticos, de forma geral, tem um prazo de validade que deve sim, ser respeitado. Não adianta olhar para aquele potinho de sombra e pensar que irá durar anos porque você usa pouco.

A utilização de produtos de maquiagem cujo prazo de validade está vencido pode lhe fazer um mal danado! Utilizar itens contaminados pode agravar a acne e ainda causar pequenas inflamações em pequenas lesões que você pode ter na pele. Para evitar tudo isso, é necessário tomar alguns cuidados. Primeiramente, verifique o prazo de validade indicado nas embalagens dos produtos. Venceu? Jogue fora! Utilizar um produto vencido pode lhe dar muito mais dor de cabeça que você pode imaginar, pois a chance de proliferar fungos e bactérias é bem grande!

Veja algumas dicas que Isabel Cristina de Andrade, gerente de treinamento e assessora de maquiagem da Jequiti Cosméticos, recomenda:

Onde guardar – Caixas transparentes em lugares escuros, frescos e secos são os melhores locais para guardar a maquiagem. As gavetas de armários e penteadeiras também são boas opções. Compartimentos dentro do banheiro são os lugares menos aconselháveis para deixar os produtos de beleza. A pouca ventilação, o vapor e o calor ajudam na proliferação de bactérias.

Dicas  úteis – Os produtos de maquiagem possuem validade que variam de dois a três anos. Lave os pincéis de maquiagem com água morna e xampu neutro a cada 15 dias para ajudar a evitar a troca de fungos.

Conserve por mais tempo alguns itens de maquiagem:

* Corretivo – Aplique com um cotonete para não correr riscos de contaminação;

* Máscara para cílios e delineadores – Não faça aquele movimento de vai e vem várias vezes, pois isso ocasiona a entrada de ar no frasco do produto, gerando ressecamento e facilitando a entrada de microorganismos – que adoram a consistência líquida e a embalagem escura. Faça movimentos circulares com o pincel dentro do frasco para retirar o produto.

Comentários

Recomendados

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *