Dormir não é apenas relaxante, é essencial para a saúde do corpo e da mente

Foto: The Image BanckVocê suportaria trabalhar 24 horas por dia, sem descanso? Provavelmente, não. O mesmo acontece com o nosso corpo, por isso, algumas horas de descanso são importantíssimas. E esse momento é plenamente desfrutado na hora do sono em que apenas ondas cerebrais continuam em atividade para manter nosso corpo, minimamente, funcionando. É como se estivéssemos em stand-by, prontos para entrar em ação ao simples toque de um botão.

Aliás, segundo os especialistas, não se trata apenas de descansar o corpo e a mente. Durante o sono, a alteração dos processos metabólicos necessários pode afetar o equilíbrio de todo o organismo.

Riscos provocados pela falta de sono a curto prazo: cansaço e sonolência, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória recente, comprometimento da criatividade, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.

Riscos provocados pela falta de sono a longo prazo: envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastro-intestinais e perda crônica da memória.

Consultoria: Dra. Regeane Trabulsi Cronfli, médica formada pela Faculdade de Medicina da USP, especialista em Endocrinologia e Metabologia [Revista Mente e Cérebro/Unicamp]

Comentários

Recomendados

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *