Você está dormindo e de repente sente que engasgou com algo. Se assusta, mas volta a dormir. Respirar de forma inadequada enquanto dorme pode causar esses “sustos” repentinos que acontecem porque o indivíduo provavelmente está roncando. Além de desagradável, o ronco pode causar uma série de problemas, como o mau hálito e a apnéia, e não deve ser ignorado.

“O ronco é mais um fator negativo que pode contribuir para o aparecimento ou para o agravamento do mau hálito, que é um sinal emitido pelo organismo para alertar que algo está errado. O sintoma deve ser investigado para descobrir a causa do mau hálito, seguido de tratamento, para eliminar assim, todo o problema”, resume o cirurgião-dentista Arany Tunes, um dos primeiros se dedicar exclusivamente ao tratamento do mau hálito no Brasil.

O problema ocorre principalmente quando o paciente ronca respirando pela boca, que não é a forma mais adequada de se respirar durante o sono. Quando a respiração acontece de forma inadequada, pela boca, pode ocorrer o ressecamento crônico da mucosa bucal, podendo ocasionar ou agravar o mau hálito na pessoa. Isso pode ocorrer também com quem sofre de apnéia. Aliás, ronco e apnéia são distúrbios que geralmente andam juntos”, resume o dentista.

De acordo com Arany, se o ronco for constante, é recomendado que se procure um médico, pois a apnéia obstrutiva do sono é uma doença grave, que aumenta e muito o risco do paciente ter problemas cardíacos, podendo levar à morte. Hoje, há uma série de tratamentos específicos para o problema, por isso é muito importante procurar um médico no caso de ronco constante.

Comentários

Recomendados

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *