Na hora do consumo de farinhas vegetais, a nutricionista Fernanda Granja indica o uso de 1 colher de chá da farinha em cada refeição. Pode-se utilizar um tipo de farinha por dia ou por refeição. Há também a opção de misturar todas as farinhas em um único pote e usá-las como um mix. “O uso pode ser alternado em sucos, saladas, sopas, vitaminas, iogurte. O importante é incluir essas farinhas no cardápio”, conclui Fernanda.
As farinhas também podem ser utilizadas em preparações de bolos, pães, tortas e panquecas. Não há problema em aquecê-las, pois o processo de desidratação e liofilização dos vegetais já conserva a maioria dos nutrientes. Geralmente, o processo de secagem é através de estufa com circulação de ar quente e a temperatura correta é de 48 graus, já que com este aquecimento não existe a perda das propriedades nutricionais dos alimentos desidratados.
Misture todas as farinhas
100g de farinha de banana verde
100g de farinha de maracujá
100g de farinha de uva
100g de farinha de linhaça
100g de farinha de feijão branco
100g de farinha de berinjela
100g de farinha de tomate
100g de farinha de maçã
100g de farinha de laranja
100g de farinha de couve
Coloque num pote de vidro e guarde na geladeira. Consuma 1 colher de sobremesa 30 minutos antes da refeição (almoço e jantar) com 100ml de chá gelado, por exemplo. Desta forma, você terá mais saciedade e estará com o corpo cheio de antioxidantes e queimadores de gordura!
*Colaborou: Paula Bueno
Leia mais: Alimentos em pó: práticos e nutritivos
Os benefícios das farinhas de vegetais