Antes de qualquer coisa, calma! Não é porque estou fazendo dieta – eu vivo a vida fazendo dieta ou explodiria por causa da maldita tendência, isso é comum na minha vida – que agora vou começar a falar de dieta e de coisas fitness. Não! Quem acompanha o blog há tempos sabe que vez ou outra eu posto algo sobre saúde porque sim, somos gordas, mas saúde é primordial e a gente precisa se cuidar pras coisas não escambarem de vez. A verdade é que todo ser humano precisa se exercitar de alguma forma porque faz bem: seja magro, gordo, criança, velho… Os benefícios da atividade física vão muito além de emagrecer e como estou firme e feliz na academia, resolvi compartilhar com vocês algumas razões que estão me deixando cada vez mais animada e quem sabe eu te empolgo pra sair do sedentarismo: só vai te fazer bem!
Sua vida vai mudar: você vai sair da rotina maluca do dia a dia e estará fazendo algo única e exclusivamente para você! É um tempo que você vai ter pra cuidar do seu corpo e da sua mente e hoje vejo que todo mundo precisa disso. Enquanto estou na academia eu reflito sobre muita coisa, tomo decisões, traço planos, penso em como vou organizar meus próximos dias e estou fazendo um carinho no meu corpo todo que se beneficia com o exercício físico. Às vezes, mesmo em casa, a gente não consegue ter esse tempo de se desligar do mundo pra pensar. Na academia eu consigo: dou play nas minhas músicas e boto a cabeça pra funcionar no que eu quero!
Você fará amigos: eu mudei pra Salvador há 6 meses e ainda não conheço muita gente. Como faço home office, trabalho o dia inteiro em casa e fico bem solitária, então ir à academia me proporciona aquela experiência de ver gente, conversar e fazer amizades. Você pode encontrar pessoas muito legais e com objetivos similares aos seus e, de repente, estão malhando juntas, se apoiando, saindo juntas e frequentando a casa uma da outra. Maravilha, não?
Sono dos anjos: quem pratica atividade física dorme muito melhor. Isso é cientificamente comprovado e eu também atesto, viu? Nunca tive problemas pra dormir, mas hoje o meu sono é diferente: além de parecer mais gostoso, parece que eu durmo mais relaxada e acordo mais disposta. Não sei explicar porque não sou médica, mas que eu senti uma diferença brutal, ah senti! Se não me engano ajuda até quem sofre de insônia!
Vem cá, meu bem: sua vida sexual vai mudar e muito! Hahahahahaha! Você vai ter muito mais flexibilidade – não deixe de frequentar as aulas de alongamento –, mais disposição, vai se cansar menos, vai conseguir tentar outras posições e vai fazer tudo isso com muito mais animação. Até na sua vida amorosa isso vai impactar e só pro bem. Fala se não é demais? E depois de um tempo vai ter mais coragem de usar aquelas lingeries ousadas que às vezes você tinha vergonha….vai tirar tudo isso de letra porque a sua autoestima, autoconfiança e amor próprio estarão melhores!
Ativa a sua imaginação: olha, eu não sei vocês, mas quando eu tô lá, me acabando na esteira ou no elíptico, dou o play na Beyoncé ou em qualquer outra musa e fico imaginando eu desfilando cheia de confiança numa rua cheia de boy magya e me sentindo o máximo porque a minha coxa – na imaginação – tá mais durinha e a minha bunda mais empinada (sonhar pode, né?) Eu também aproveito pra ensaiar diálogos que eu teria com aqueles caras idiotas que um dia não me quiseram porque eu era gorda porque quando eu tô na academia, eu sinto a autoestima e o amor próprio correr nas minhas veias e isso nada tem a ver com perda de peso: tem a ver com o fato de eu estar me amando e me cuidando. Eu quero ficar uma gorda gostosa e eu vou conseguir!
Seu corpo vai agradecer: sua pele, seu cabelo, suas curvas: tudo vai melhorar! A atividade física tem muitos benefícios para a saúde e independente de você querer perder ou manter o peso, ela é essencial pro nosso bem-estar. Quando malhamos, liberamos endorfina, que é o hormônio da felicidade e isso nos livra do estresse, da depressão e da tristeza cotidiana. Você vai ter muito mais disposição e alegria pra enfrentar o dia a dia.
Mudanças vão acontecer: pode falar o que quiser, mas que é gostoso ver alguma coisa mudar no seu corpo, é! Eu fico doida quando subo num salto alto e vejo a minha panturrilha bonita e definidinha nas minhas pernas gordas. Também é legal mexer o braço e perceber que ele está menos gelatinoso e eu surto quando percebo que as minhas “Gracianes” (forma amorosa de eu chamar meus músculos das coxas) estão começando a aparecer. Eu tenho uma facilidade grande pra ganhar músculo e os da coxa são os primeiros a dar um oi. Acho engraçado olhar pro meu corpo e perceber que mesmo gorda eu tenho contornos e formas e isso também ativa meu amor próprio e faz bem pra minha autoestima. Claro que eu tô tentando emagrecer um pouco porque eu realmente preciso: não quero ficar careca, quero me livrar do ovário micropolicístico e não quero ter que operar o ombro e os dois joelhos e muito menos ativar a diabetes que afronta ambos os lados da minha família. Eu tracei objetivos pra mim e é gostoso ver que eu simplesmente estou tentando melhorar minha qualidade de vida como um todo e ver que eu estou, aos poucos, chegando lá!
Força interior: você vai descobrir que você pode muito mais do que imagina. Quando a gente começa é aquele terror, mas depois você começa a sentir que está mais coordenada, que tem mais força para fazer os exercícios, que já não fica ofegante nos primeiros 10 minutos da aula de jump e que você ainda vai fazer muito mais do que já está fazendo! Isso é muito legal! Te dá uma sensação de que você pode desbravar o mundo e de que você é capaz de fazer muito mais coisas do que imaginava. Você começa a se sentir bem, poderosa – e nem tô falando do físico, tô falando da mente mesmo – porque sente que está superando seus próprios limites e vencendo dificuldades que você tinha. Isso te estimula em todas as áreas da vida!
Gostou dos motivos? Se você tiver outros que eu não listei, me conta nos comentários o que te faz bem que eu adoraria saber. Espero que isso tudo te anime a começar a fazer uma atividade física: seja uma caminhada na rua ou a matrícula em uma academia, o que vale mesmo é você se amar e cuidar bem do seu corpo, pois é nele que você mora!
15 comments
Nina
Ai Paula, eu sou uma magricela que, apesar da insistência da minha nutricionista, não consigo ir para a academia adquirir massa e ficar mais bonita e menos raquítica. Eu vou pra academia e me sinto estranha, fora dos padrões dali. Todo mundo me diz que a vida da gente muda depois da academia, mas ainda sou receosa. Do jeito que eu me vicio fácil, posso acabar virando a magrela louca do Whey (tem coisa pior?!).
Eu li o teu post da Neutrogena. E você tem razão. A foram como a propaganda abordou a Pugli não foi legal, pressionando a mulherada a ter aquele corpo. Que vergonha, hein.
Um beijo grande.
Paula Bastos
Nina, você é fofa demais!
Eu acho que você devia deixar de bobeira e ir pra academia ou pra qualquer atividade física que tenha vontade porque faz tão bem. Deixe os padrões de lado e ligue o foda-se pra essa gente que tá preocupada com isso. É o que eu venho tentando fazer! <3
Maria Faria
Acho que o melhor de tudo é estar se cuidando! Todos os demais benefícios são consequência do fato de nos cuidarmos. Bjo!
Ana Paula
Olá Paula!
Acredito que mais uma vez seu trabalho surtiu efeito.
No dia 29/01 aconteceu minha colação de grau e quando vi as fotos tiradas não gostei 100% do que vi. Como estou a pouco mais de um mês parada, em casa, sem emprego (infelizmente!) fiz o favor de engordar. Dia 30 você posta esta matéria. Não que eu não soubesse das informações passadas, por que isso eu já estava careca de saber, mas foi a partir deste post que eu finalmente tomei coragem (por que eu preciso de coragem e muita, mas muita reflexão, antes de dar o primeiro passo para qualquer coisa que eu faça na vida!) e comecei a caminhar. No dia 22/01 já tinha iniciado uma dieta de 1.200 cal, e que confesso que, comparada a caminhada, vem sendo a pior parte de toda esta mudança.
O que eu queria dizer, basicamente, é que mais uma vez sua experiência de vida compartilhada surtiu resultado em alguém (em muitos “alguém” na verdade) e está servindo de inspiração para mim! Até hoje, quinto dia de caminhada, já andei aproximadamente 6 km, coisa que pra mim é bastante, e a cada dia ando mais 830 m (percurso do “bosque” onde caminho). A dor que eu sentia na perna, que irradiava no ciático vem diminuindo a cada dia a toda vez que ando sinto meu bumbum (vou ficar popozuda!!! Hahaha)
Gostaria de agradecer a inspiração. Muito obrigada por servir de exemplo!
Paula Bastos
Ai Ana, que gostoso ler tudo isso! Eu fiquei feliz demais. Tudo isso que você está fazendo só vai te trazer muitos benefícios. A gente muda nosso estilo de vida e tudo muda pra melhor. Conte comigo sempre!
Um beijo enorme <3
Nem
É bom mesmo. Eu ando na orla e me parques aqui em Salvador. O contato com a natureza é o maior benefício da atividade ao ar livre: benefício psicológico. No interior, aproveito o trafego mais seguro para andar de bicicleta. E em casa eu danço.
Nicole
Oi Paula! Aqui quem esta comentando é a Nicole, que tirou uma das fotos com você no editorial plus size da Gloss! Lembra de mim? 🙂 Então, sempre vejo seu blog e hoje resolvi comentar neste post sobre academia porque também tenho algumas mini dicas que me ajudaram muito! Comecei minha “mudança” em agosto de 2013 e desde então, perdi 22kg. Nunca me senti tão orgulhosa por ter atingido uma das minhas metas de vida. Afinal, é uma batalha que eu enfrento desde bem pequena, então, ter dado o primeiro passo foi muito importante.
Antes de tudo, vale a pena sempre lembrar que todo ser humano, seja ele como for, tem direito de mudar aquilo que não lhe agrada em seu corpo. Não que eu não me aceitasse quando era um pouco mais gorda (ainda não estou magra e nunca serei, pois tenho ossos largos e bla bla) mas realmente me incomodava não servir em roupas e passar por situações que você sabe muito bem quais são.
O que eu tinha para dizer é que: Eu só comecei a me exercitar de verdade e ver resultados depois que eu botei na cabeça uma coisa: Não adianta querer emagrecer 10 kg de um dia pro outro. Ok, demora, mas uma hora chega. Quando você menos esperar! E a chave é: O tempo vai passar de qualquer jeito, então, é mais fácil estarmos fazendo nossos exercícios e daqui uns meses olharmos e ver que os resultados já estão aparecendo do que esperar esse mesmo tempo passar e não ter feito nada, né?
O primeiro passo é fundamental e o mais importante de todos. Traçar suas metas, ter certeza daquilo que você quer e dar início a essa batalha. E dou a maior certeza do mundo: Se você realmente quiser mudar, você vai mudar! É fato. Só depende da gente.
Outra coisa… Inspiração. Desde o começo tenho acompanhado Instagrams de dieta e de fotos antes/depois. Menina, pra mim isso foi muito incentivador! haha Olhar para aquelas fotos e pensar “Nossa, se ela conseguiu… Eu também consigo!”. Além das fotos dessas pessoas, tem também as dicas de exercício (encontrei inúmeras pelo Instagram e pelo Pinterest). Geralmente são dicas para exercícios realizados em casa (maior praticidade) e que ajudam tanto quanto os de academia.
Entre outras idéias! Motivação não falta… O problema é com a nossa força de vontade que precisa estar ativada 🙂
Só que, apesar de tudo, eu não fui a nenhuma academia haha Eu fiz em casa mesmo pois já tinha uma esteira que estava criando teias. Mas é a mesma coisa. O que vale é o nosso esforço e dedicação. Achei muito legal você ter dado essas dicas pois são fundamentais para botarmos na cabeça e atingirmos mais facilmente os nosso objetivos.
Bom, é isso. Espero ter contribuído em alguma coisa! Um grande beijo.
Elis
Olás Paula! Amei seu post guria… ^^
Fiz um blog ano passado que tinha uma pegada parecida com a deste post, sou gordinha (o inha eh delicadeza, rs) e sempre me mato quando tento fazer academia e resolvi aproveitar duas mudanças na minha vida (uma delas voltar pra academia dita cuja) pra me comprometer com a causa levando esse cotidiano para outras pessoas…
Estou voltando agora pro blog (pois estou voltando pra academia, em partes pelo blog, me senti mal em abandonar o projeto, sabe?!) e coincidiu com essa sua postagem maravilhosa!! ^^
Já usei seu blog antes como referência em uma postagem e favoritei ele para que outras pessoas pudessem ver seus textos lindos e se sentirem melhores consigo, afinal, n adianta querer se cuidar sem primeiro se amar, neh!? ^^
Enfim, AMEI ver essa postagem justo nessa época da minha vida pessoal e virtual… Vc eh linda e incrível e seu blog eh show!! parabéns pelo seu trabalho e das suas colaboradoras!! Bjssssss da Dn da Bagaça, rsrs
Thayane Paris
Paulinha eu to malhando desde Dezembro e amando, muita coisa mudou, estou mais feliz, não porque emagreci na real nem emagreci muito, mas porque me sinto tão bem disposta, tão mais ativa, tão mais viva sabe? tem sido algo prazeroso sem sofrimento algum, adoro me arrumar pra ir e adoro voltar toda descabelada, suada e vermelha hahahha amei o post e acho que temos que nos mexer, pelo simples fato que ficamos mais felizes. Beijoooo Thay
Paty
Oi Paula,
Está gostando de morar em Salvador ? Menina, tenho procurado uma academia legal aqui em Salvador e achei uma que tem aula de Zumba. Amo dançar e vou ver uma aula. Quero emagrecer também e dançando !!!! Tem também as bikes, eu moro perto da orla e estou querendo encarar aquelas bicicletas laranjinhas… rsrsrs.
Inté,
Luisa
Há algum tempo venho emagrecendo só mudando a alimentação e hoje cheguei na minha meta. Porém, vi que não vou emagrecer mais nada e nem mudar o meu corpo sem fazer um exercicio. Gosto de academia, porém, não entro em uma desde 2013! Olho no espelho e sinto saudade de ter orgulho dos musculos dando sinal de vida. Tenho outro motivo para retonar a fazer exercicio: recentemente terminei um relacionamento amoroso e me abalou bastante! Sei que o exercicio vai me ajudar muito, não só fisicamente, mas psicologicamente também. Fui atrás de posts sobre academia, entretanto, só depois de ler o seu, bati o martelo e decidi: “Vai ser maravilhoso para mim! Vou voltar à academia!” Muito obrigada, linda!
Gesebel
Olá Paula , não sei por qual razão entrei no blog, porem adorei e foi muito importante para a minha decisão , pois sou gorda e não consigo emagrecer, na verdade tenho vergonha de academia mas lendo tanta coisa aqui me senti motivada, pelo seu post e pelos comentários das meninas … bora lá meninas nos sentir bem.
daniela Freitas
” Que linda esta mensagem, eu amei.
São belas palavras. <3
Paula Bastos
Obrigada, Dani!
Fico feliz que você tenha gostado. Um beijão!
Mila
Queria muito entrar numa academia, mas morro de vergonha pq estou muuuuito acima do peso. Já vi pessoas que filmaram gordinhas na academia e colocaram no youtube para zoar. Acho que serei motivo de chacota. Fico triste.