Só de pensar em se exercitar, dá uma preguiça… No inverno então…
O frio lá fora e tudo o que você quer é um cobertor… Malhar nesse tempo? Nem pensar!
Pois saiba que você está perdendo um grande aliado! O frio oferece muitas vantagens para malhação e principalmente, perda de peso.
O corpo também trabalha para manter a temperatura corporal. O frio na pele aumenta o reflexo do tônus muscular e provoca o corpo para gerar calor. Assim, há um aumento do gasto calórico para manter o corpo aquecido. As atividades moderadas (em que você continua sentindo frio) são otimizadas nesse período.
É claro que os resultados vão depender da quantidade do exercício e da alimentação, já que nessa época do ano também fica mais fácil cometer excessos. Mas a vontade maior de comer é mais um motivo para deixar a preguiça de lado. Se puder, escolha um horário mais quente do dia para se exercitar. Se começar agora, no verão já terá ótimos resultados.
Cuidados extras
Exercitar-se no frio, porém, exige alguns cuidados. Capriche no alongamento e no aquecimento, porque no inverno os músculos e articulações ficam com os vasos sanguíneos contraídos e demoram mais para se oxigenarem.
Apesar de transpirarmos com menos intensidade, quando está frio, vamos mais vezes ao banheiro, perdendo líquido de forma semelhante ao verão. Por isso, é importante hidratar-se em qualquer época do ano.
Na hora de se vestir, não dá pra usar a mesma roupa do verão com medo de ficar com calor, mas também não adianta se vestir como se fosse esquiar na neve. A melhor opção é se vestir como uma cebola: com roupas que possam ser retiradas conforme for aumentando o calor, para recolocá-las logo que a atividade terminar.