Tenho certeza que até mesmo Gisele Bündchen acorda se sentindo estranha certas manhãs. Talvez ela não se sinta muito bonita ou pense que às vezes ela é chata ou boba, que aquela roupa não tá legal. A grande verdade é que todos os seres humanos (inclua crianças, homens, mulheres e idosos) se sentem inseguros vez ou outra. Mas veja bem o que eu escrevi: “vez ou outra”. Sentir-se insegura 90% do tempo não é nada bom, nem normal. Por mais que sejamos bombardeadas pela mídia e pela sociedade – que nos cobra um corpo perfeito, um marido maravilhoso e um relacionamento nada problemático; uma carreira bem-sucedida com a conta no azul e o carro do ano na garagem – só depende de você não deixar que essas influências exerçam um controle absoluto de sua vida, por isso trabalhar seu amor próprio, sua autoestima e sua confiança é fundamental. Eu sei que não é fácil, por isso vou te dar uma ajudinha!
Como se sentir mais confiante
Ele não é seu inimigo: você é quem o torna um monstro! Vamos parar de usar o espelho para fazer apenas críticas a nós mesmas e começar a ver o que temos de bom? Que tal acordar e dizer um “bom dia, linda!” Por que não mostrar a si mesma tudo de bonito que existe em você? Eu, por exemplo, amo minhas sobrancelhas e sempre as elogio quando estou aplicando meus cremes faciais. Preste mais atenção no que há de bom e vá deixando o “imperfeito” de lado. Essa tendência de focar no negativo tem que acabar agora. Se Deus te criou à imagem e semelhança Dele, deixa eu te dizer: você é linda, maravilhosa, perfeita, absoluta!
Uma roupa tem sim o poder de transformar a forma como você se vê e se sente. Eu percebo claramente que a minha autoestima muda quando estou usando algo que me agrada em frente ao espelho, que me valoriza. Se você está insegura para um encontro, uma reunião de trabalho ou uma entrevista de emprego, aposte em uma combinação que faça você se sentir muito bem, mas claro: atente-se à ocasião. Não adianta usar sua roupa favorita para balada quando vai fazer uma entrevista, certo? E o mesmo vale para você ir às lojas com calma e experimentar mais roupas, abrir a cabeça para modelos diferentes, observar o que te valoriza. Acreditem em mim: a roupa é nossa super aliada!
Da mesma forma que a roupa pode mudar tudo, dar aquela ajeitada nos cabelos e colocar um pouco de cor no seu rosto faz muito bem! Você não precisa fazer nada muito elaborado: um blush, máscara para cílios, delineador e batom já mudam totalmente o semblante de uma pessoa. Para os cabelos, há muitos “penteados” bem simples que também já realçam sua beleza natural: um rabo de cavalo, um coque alto, um torcidinho lateral. Se você precisa de inspiração, acesse o Pinterest e busque por “penteados simples” que vai ser sucesso e você vai ver muitos tutoriais legais que vão te ajudar a inovar no visual. Quando estiver com pressa, máscara para cílios e batom vermelho já dão uma boa levantada na sua confiança.
Muitas vezes vamos enfrentar situações que, só de pensar, já geram aquele frio na barriga e medo de falhar. Uma mulher confiante sabe seu valor, seu potencial e age com segurança, transmitindo isso a todos que estão ao seu redor, então mentalizar as situações é um ótimo trunfo. Comece com a maior antecedência possível. Exemplo: você tem uma entrevista de emprego. Imagine você entrando na sala confiante, dizendo o que é sensato, encantando o entrevistador, tendo domínio da situação. Visualize a cena como se ela fosse real e pense que, ali naquele momento, você é quem controla tudo, então projete em sua mente quem você quer ser e o que deseja daquela ocasião. Eu vivo mentalizando tudo. Faço isso constantemente: penso nas coisas que quero alcançar, nos meus desejos de vida e vou criando uma espécie de lousa mental onde projeto todos os meus sonhos, a mulher que eu quero ser. Ajude bastante, viu?
Sabe aquele zé povinho que adora te colocar para baixo, dizer que você engordou, que faz comentários absolutamente necessários só para te provocar? Bem, os dias dessa gente estão contados, mas corte pela raiz. Quem não te acrescenta nada – estou falando sobre gente que é chupim, que só foca no negativo e não pessoas que fazem críticas construtivas para o seu bem – deve ser eliminado da sua vida, simples assim. Precisamos de pessoas que queiram somar, nos ajudar a crescer porque nós também devemos exercer esse papel na vida de outras pessoas, então não fique alimentando sanguessugas, não! Essa gente só serve para tirar sua confiança e te deixar insegura.
Sim: nada de ficar andando cabisbaixa, com a coluna torta e sentando feito o Quasímodo. Postura é algo super importante para trabalharmos, pois mulheres confiantes andam de cabeça erguida, peito estufado e olhando em frente porque elas pensam em coisas boas. Parece bobagem, mas não é: quem manja de leitura corporal – e isso vale muito para entrevistas de emprego e análises internas feitas pelo RH das empresas – consegue perceber muito sobre seu comportamento e como você se sente apenas prestando atenção em como você se mexe, gesticula e etc.
Eu adoro listas e acho que elas ajudam um bocado! Semanalmente, faça um balanço sobre você: o que pode ser melhorado e que características de comportamento você percebe que têm evoluído? Isso tudo vai ajudar muito a trabalhar sua confiança. Você pode fazer observações que estejam diretamente ligadas aos aspectos que deseja melhorar. Exemplo: sorrir mais, observar minha postura, usar um batom diferente a cada dia da semana, sair da minha zona de conforto decobrindo novas combinações de roupas que façam eu me sentir bem explorando meu próprio guarda-roupa, me elogiar mais em frente ao espelho e etc. Você vai ver como as listas ajudam e você começa a se tornar mais consciente das falhas que comente e de onde precisa trabalhar mais!
Imagens e vetores de: Shutterstock
E você, tem alguma dica para compartilhar com outras pessoas? Deixe nos comentários para trocarmos figurinhas! Beijos,
Paula
7 comments
Lígia R.V.Pires
Paulinha, amei suas dicas! Com certeza todas nós temos aqueles dias “cinzentos” e não devemos nos deixar abater. Gostei muito da parte que você fala sobre corrigir a postura, não andar cabisbaixo… tenho um pouco de problema com minha autoestima que fica bem baixa, sabe… e basta um olhar meio torto pra eu me sentir péssima. Mas vou me policiar mais e evitar esse comportamento porque se eu não me amar primeiro ninguém vai fazer isso por mim, não é verdade. Super beijo… <3 <3 <3
Paula Bastos
Com certeza, Lígia! A gente às vezes nem percebe essas coisinhas que acabam influenciando na forma como as pessoas nos enxergam, então dar uma policiada e tentar melhorar é sempre muito bom! Vamos trabalhar essa autoestima aí! Um beijo enorme <3
Juh
Adorei !!!!!!! E sobre as listas, vou colocar em prática essa ideia.
Paula Bastos
Ebaaa!! Que bom que você gostou, Ju! <3
soraia
Eu tenho uma tecnica ,para não me deixar abalar . Quando vejo alguém olhando muito para mim eu penso que essa pessoa está me achando bonita , interessante .Pra mim funciona , vejo muitas pessoas que ficam complexadas quando alguém olha prestando atenção nelas .
Paula Bastos
Excelente dica, Soraia! É verdade: isso deixa a outra pessoa meio sem reação e ela acaba se tocando que está encarando alguém! 🙂
Paula Bastos
Excelente dica, Soraia! É verdade: isso deixa a outra pessoa meio sem reação e ela acaba se tocando que está encarando alguém! 🙂