Grande parte das mulheres tem verdadeira paixão pelas unhas, ainda mais agora, com a enorme variedade de esmaltes que o mercado brasileiro vem apresentando. Cuidar das mãos e unhas é uma atividade essencial, que exige tempo, disposição, higiene e produtos específicos ou especiais.

A dermatologista Kátia Lutfi, especialista em medicina estética, dá várias dicas para que você possa cuidar da saúde e da limpeza das unhas para ficar cada vez mais bonita! Confira:

1. Cutículas

A cutícula é a barreira natural da unha contra os agentes infecciosos, portanto não deve ser retirada. A recomendação é deixar sempre as unhas bem cortadas, hidratadas para empurrar a cutícula com uma espátula, sempre com muito cuidado.

 

2. Unhas sempre pintadas: sim ou não?

O excesso de esmalte pode ser a causa do enfraquecimento das unhas, já que contém produtos químicos que causam desgaste. Para evitar esse tipo de problema, é importante deixá-las ao natural pelo menos uma semana por mês. Sete dias longe do esmalte, acetona, alicate e lixa facilitam a sua recuperação, devolvem o brilho e impedem que elas se quebrem com facilidade.

 

3. Roer unhas

Também conhecido como onicofagia, roer as unhas pode trazer sérias lesões que trazem algumas consequências como deformidades e até mesmo a destruição definitiva das unhas. Pode acarretar infecções bacterianas e virais, já que o pós-trauma deixa uma “porta aberta” para esses microorganismos, que podem prejudicar a área do contorno da boca, dos dedos, das cutículas e aparelho digestivo.

 

4. Lixar ou não lixar?

Unhas bem lixadas têm menos chances de quebrar, portanto lixar não enfraquece as unhas.

 

5. Contaminações

A contaminação por hepatite C ocorre pelo contato com o sangue: se uma pessoa infectada usa alicate de unha e equipamentos perfurantes e se fere, o vírus fica em contato com a superfície do aparelho. Uma pessoa não contaminada usa o mesmo equipamento, também se fere e se contamina com o vírus. Por conta deste perigo, a dermatologista recomenda o uso de um kit manicure individual.

Comentários

Recomendados

3 comments

Responder

Comentário eu tenho mania de roer unha
queria uma dica p mim parar meus dedos
já estão feios de tanto roer unha
e as pessoas ficam rindo de mim

Responder

normalmente meus dedos ficam todo machucados. Tem algum tratamento para parar de roer as unhas?

Responder

minhas unhas elas quebram facilmente,lasca,tem alguma dica para para de quebrar.eu sempre passo base fortalecedora mas nao adianta.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *