A pele é o maior órgão do corpo humano e é um dos que mais merece nossa atenção e cuidados. Afinal, como ela está constantemente exposta aos raios solares, à poeira e à poluição, é comum que sofra com mais problemas e doenças.
Quando não são causados por condições genéticas e hormonais, a maioria dos problemas cutâneos ocorre por conta de uma nutrição inadequada, da falta de cuidados diários e da utilização de produtos não compatíveis com o tipo de pele.
Assim como ocorre com as unhas fracas e cabelos quebradiços, a pele precisa de nutrição para estar protegida e saudável. Tanto é que a deficiência de certas vitaminas e minerais pode gerar manifestações cutâneas indesejadas.
Por exemplo, Vitamina A e zinco são fundamentais porque melhoram o aspecto da pele, enquanto que o ômega-3 e a vitamina E têm funções anti-inflamatórias.
Por outro lado, a falta de vitamina C na pele pode atrapalhar a formação de colágeno, causando desde hematomas à manchas vermelhas. Já a deficiência de vitamina B12, essencial para evitar a anemia, pode causar palidez, inchaço e hiperpigmentação na pele.
Por isso, os especialistas recomendam uma dieta equilibrada, rica em fibras, cereais integrais, frutas e vegetais, com redução do consumo de açúcar e gordura. E quando houver alguma dificuldade de absorção dos nutrientes, o ideal é utilizar suplementos alimentares, com acompanhamento médico.
Cuidados necessários
Outro fator que contribui para os problemas de pele é a ausência de uma rotina adequada de cuidados, combinada com o uso de produtos indicados para cada tipo de pele.
Não cuidar e tratar da pele pode gerar desde pequenos problemas até doenças graves, como o câncer. Com isso em mente, a etapa de cuidados deve ser iniciada com a limpeza diária.
É a higiene da pele que evita ou reduz o acúmulo de sujeira, de resíduos de maquiagem e o excesso de oleosidade. Caso contrário, sua pele pode ser acometida pela obstrução de poros, espinhas e cravos e ainda envelhecer precocemente.
Para evitar esses problemas, vale ter o acompanhamento de um dermatologista que vai recomendar produtos para cada tipo de pele.
Em seguida, é fundamental investir na hidratação, interna e externa. Sem isso, a pele pode sofrer descamação, ressecamento, irritações e infecções. Aqui também é preciso respeitar o tipo de pele e utilizar um hidratante para o rosto e outro para o corpo.
Por fim, outro causador de problemas na pele é a falta de proteção. Seja qual for o seu tipo de pele, o uso de filtro solar é mandatório. Isso porque com a exposição aos raios solares sem a devida proteção, podem surgir pintas, sardas, manchas, rugas e até tumores na pele.