Mudar a casa muda o astral, não é? Tem hora que tudo o que precisamos é de uma renovação no lar. Mas nem sempre é possível investir muito em obras, reformas e decoração. Ainda mais em épocas de crises como a que passamos no momento. Mas a boa notícia é que, com um pouco de conhecimento e uma boa dose de criatividade, dá para transformar cômodos inteiros sem gastar muito.

Prova disso é a iluminação, estratégia essencial e presente em todo projeto de arquitetura e design de interiores. Dependendo do tipo de lâmpada que você escolher é possível criar os mais diversos efeitos: de ilusão de um espaço maior, de destaque de objetos, de aconchego ou de divisórias de ambientes.

Mas a luz sozinha não faz milagres. É também na escolha da luminária que se consegue o resultado final tanto na decoração, quanto na intensidade e no direcionamento da iluminação.

Para te ajudar nessa empreitada de renovar a casa, evitando o consumismo e deixar os gastos altos de lado, separei algumas dicas de como utilizar a iluminação para decorar.

1. Escolhendo o tom e o design

Existem inúmeras tonalidades de luz. Para acertar nessa escolha, leve em conta o uso que será dado ao cômodo. Por exemplo, no quarto de dormir, o ideal é usar lâmpadas de cor amarelada, que ajudam a relaxar, em conjunto com abajures que reflitam a luz de forma difusa. O material, design e a cor da peça vão dar o tom da renovação.

Já no escritório da casa, é preciso uma luz mais clara, forte e direcionada. Nesse caso, vale apostar em uma luminária que direcione a iluminação para a mesa de trabalho. Os modelos mais modernos, minimalistas e coloridos podem ser uma boa escolha.

2. Cada um no seu lugar

O local onde a iluminação será instalada é tão importante quanto o tom da luz, tanto em termos funcionais quanto decorativos. Na sala de jantar, o ideal é utilizar uma iluminação focada na mesa e, para isso, o mais recomendado é optar por um lustre que ilumine e ainda decore o ambiente de acordo com o seu estilo.

Já nos quartos, a luz pode estar na mesinha de cabeceira com o abajur, pendendo do teto, ou até mesmo na parede, com as arandelas. Essas últimas ainda servem para destacar quadros e painéis.

3. Saindo do óbvio

Usar a criatividade para iluminar e decorar, reaproveitando o que você tem em casa, é outra estratégia interessante. Por exemplo, aquelas luzinhas de árvore de Natal podem ser usadas para criar efeitos decorativos, seja em prateleiras com livros, mural de fotos ou mesmo nas janelas.

As luminárias de pé, que por si só são peças interessantes para compor um ambiente, ajudam a tornar o cantinho do descanso, com aquela poltrona confortável, ainda mais charmoso. E até no corredor dá para inovar com luzes de LED para iluminar o caminho.

Comentários

Recomendados

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *