É engraçado como coisas simples fazem muito sentido para mim e me tocam profundamente. Hoje recebi um e-mail do meu avô de 88 anos sobre um assunto aleatório que me fez parar tudo para escrever. Não, não vou falar sobre o conteúdo do e-mail e nem falar do incrível fato que ele tem uma conta no Facebook e joga malha. Vou fazer o que muita gente deveria fazer com as pessoas que ama: demonstrar gratidão e amor porque isso tem que ser feito em vida, não depois que alguém parte e, infelizmente, é assim que acontece.
O meu avô, o incrível senhor José Bastos, tem uma característica evolutiva que muito me intriga e que eu acho que é a mais pura definição de como o processo da vida amadurece um ser humano e o torna, quando ele é sábio, uma pessoa cada vez mais diferenciada. Sempre ouço meus tios e minha mãe contando histórias sobre como meu avô era como pai, da educação rígida e exemplar, do esforço para prover tudo o que podia para criar uma família de sete filhos – que, infelizmente, acabou diminuindo para seis – e de como era tudo muito difícil.
Tenho uma memória realmente impressionante e me lembro de muitas coisas da minha infância. Meu avô era muito mais sério e rígido quando eu era pequena. Ele educava, ensinava e não dava mole pra molecada: somos em 12 netos, então imagine! Seu José é muito ponderado e raramente levantava a voz, mas sempre foi firme e sempre nos ensinou o que era certo. Sei que estou longe de ser uma pessoa exemplar e perfeita, mas vou dizer a vocês que eu me orgulho demais da educação que tive. Meu pai faleceu quando completei 12 anos, então o grosso da minha vida veio da minha mãe, que foi criada por meus avós incríveis.
É muito difícil escrever tudo isso sem me emocionar porque o meu vô é uma das pessoas mais importantes para mim. Eu nunca conseguirei colocar em palavras o quanto ele me ajudou, o quanto aprendi com ele, o quanto o exemplo dele me dá forças para sair da cama todos os dias e acreditar que a vida vai me proporcionar coisas melhores. Não sou perfeita, mas tenho orgulho do meu coração, dos meus valores e ele tem um bom percentual de construção do meu caráter. Sempre que nos vemos ele tem algo a dizer que parece ser um recado direto de Deus, pois ele sabe o que falar na hora certa.
Ao longo dos anos meu avô foi se tornando cada vez mais doce, mais paciente e mais sábio. É desse processo evolutivo que eu falei no início do texto e isso não acontece com todo mundo durante o envelhecimento. Ele tem uma ternura no olhar, um jeito de usar as palavras com amor e um esclarecimento tão grande sobre a vida que não me deixa perder a fé de que as pessoas podem mudar, que o amadurecimento vem e que coisas boas ainda podem acontecer. Eu vi, nos meus 30 anos de vida, como ele aprendeu, como ele evoluiu, como ele é hoje uma pessoa muito sábia e experiente que sempre me diz para acreditar e não desistir!
No Natal passado ele emocionou a família toda, mas tive um episódio em particular com ele do qual jamais me esquecerei, que ficou como tatuagem em meu coração. Ele falava sobre o amor e me disse algo de um jeito específico que veio como uma resposta. Meu avô sabe que, de todas as coisas que eu mais desejo na vida, o de amar e ser amada verdadeiramente é o maior. Ele e minha avó são casados há mais de 60 anos e é o amor mais bonito, mais forte e exemplar que já vi. Se cresci com isso em casa, como não acreditar que também pode acontecer comigo?
Digo por aí com muito orgulho que meu nome é Paula Bastos porque Bastos, que é o nome dele, significa ser quem sou hoje. É dele que vem uma crença inabalável de que a vida pode mudar para melhor, de que os desejos do meu coração podem acontecer, de que ser uma pessoa boa e de caráter não faz de você uma boba e sim um ser humano distinto. Muita gente se esquece que estamos no mundo para fazer dele um lugar melhor, para evoluir e deixar de viver uma vida mesquinha e egocêntrica. Somos parte de um todo que é muito maior, mas poucos se importam em fazer a sua parte.
Tento, diariamente, ser uma pessoa mais consciente, mais benevolente e mais disposta a melhorar porque tenho esse exemplo em família. Um dos meus maiores sonhos é que Deus conserve o meu avô e a minha avó aqui até o dia do meu casamento porque eu quero que eles carreguem as alianças até o altar e as abençoem. O amor deles é o que me faz acreditar em tudo, que me faz crer que eu posso sim, compartilhar a minha vida com alguém que esteja disposto a me amar e me aguentar apesar de todos os meus defeitos; é o exemplo mais absoluto de que Deus une pessoas para criarem outros seres humanos distintos. Não, eu não tenho nem namorado, mas não deixo de acreditar que Deus irá realizar esse meu desejo porque Ele sabe da genuinidade da crença em meu coração.
Às vezes meu avô se reúne com a gente e meio que se despede. Ele vai ler isso e sabe do que eu estou falando, minha família também, por isso eu quero dizer o que sinto em meu coração. Vô, eu sei que já falei, mas nunca é demais dizer, que o senhor é muito, mas muito especial para mim. Serei eternamente grata por ser sua neta, por receber educação e valores tão nobres, por seu amor e seus ensinamentos e por todos os exemplos que o senhor me deu a vida toda. Quando o senhor partir, eu sentirei uma falta absurda e ficará um vazio em mim, mas esse vazio será preenchido com todas as doces lembranças de um homem que é o exemplo absoluto da bondade, da honestidade e do amor. Eu te amo hoje e te amarei para sempre e sou grata de uma forma que nem palavras e nem abraços conseguem demonstrar. Eu me sinto um ser humano diferenciado, sinto que tenho uma missão especial e não é à toa que Deus me escolheu para ser sua neta, para aprender tudo o que aprendi com nossa família, com o senhor.
Obrigada por permitir que a vida te moldasse, por se permitir evoluir e nos fazer crescer e mudar junto com você e seus ensinamentos. Sou grata por tudo e espero que o senhor aguente firme para viver comigo o dia mais especial da minha vida. Saiba que se um dia eu tiver uma família, vou passar adiante todos os seus ensinamentos e, enquanto eu viver, continuarei assinando Bastos me lembrando de quem sou, de minhas raízes e meus valores. Obrigada por ser quem o senhor é. Se eu sou uma grande mulher, é porque houve um grande homem que me educou. Te amo!
Da sua neta,
Paula Bastos
4 comments
Biessa
Que lindo, Paula!
Sempre é tempo de dizer pra quem amamos o quanto eles são importantes.
Minha família é um pouco seca, não temos esse hábito de falar as coisas, somos bem reservados, e acho lindo famílias assim que o fazem. Parabéns!
Beijos
Paula Bastos
Biessa,
É verdade e o mais triste é que as pessoas raramente demonstram o que sentem e pensam do outro. Esse exercício eu faço diariamente em minha vida desde que meu pai se foi e além de fazer muito bem ao outro, isso dá paz ao meu coração!
Um beijo grande!
Marília
Que lindaaaa!!!
Chorei!
Não tem o que dizer…linda, linda, linda!
Márcia Regina Bastos
Paula, a tia Márcia e os demais familiares sempre nos orgulhamos e continuaremos a nos orgulhar por
tê-la em nossa família, o Vô José e a Vó Cida se emocionaram muito pelas palavras e o Vô José em sua humildade disse que acha não merecer palavras tão maravilhosas.
Obrigada por tudo e por ser essa pessoa maravilhosa, beijos.
Tia Márcia e família, Vô José e Vó Cida