Que mulher nunca travou uma batalha com o espelho? Se não são gordurinhas a mais, é o nariz, a orelha, aquela pinta no rosto, o dedão do pé. Magras ou gordas, baixas ou altas, a verdade é que sempre encontramos algo em nosso corpo que nos incomoda. Diariamente alimentadas pela mídia, pela indústria da moda e de cosméticos, grande parte das mulheres não consegue enxergar a beleza que há em si mesma. Eu, confesso, quase nunca consigo. Desde criança travo uma grande batalha comigo mesma e é por isso, inclusive, que esse site existe. Tantas feridas, tantas guerras com o espelho me trouxeram para mais perto de você que me lê e que provavelmente entenda na pele o que eu sinto. É triste dizer isso, mas diariamente eu procuro aprender a me amar.

Hoje, com o constante bombardeio em nome da beleza, é como se o caráter e a essência se resumissem a meros detalhes de segunda ou terceira categoria. O que vale mais? Um corpo turbinado, que gera desejo e inveja por onde caminha ou um coração bom, cheio de virtudes? Sinceramente, muitas vezes já vivenciei situações em que meu caráter pouco importou. Tristeza foi o que senti, mas nunca deixei de acreditar que sou sim, muito mais do que o corpo que me carrega. Aos trancos e barrancos, custo a entender que meu corpo, apesar de não ser “perfeito” como pregam as revistas, é a minha “casa”, é o lugar que abriga a minha essência e isso já é mais do que suficiente para eu amá-lo. É o meu corpo que me dá um cérebro para pensar, um coração para amar e sentir, pele para sentir o toque e órgãos para que eu possa viver e enxergar a beleza que há na vida.

Por que estou dizendo tudo isso? Porque com tantas mulheres se denegrindo diariamente e se sentindo miseráveis por não conseguirem ter a aparência tida como ideal, um grupo norte-americano decidiu criar a campanha “Love Your Body” – Ame Seu Corpo – que, nos Estados Unidos já está em sua décima terceira edição e é comemorado hoje, dia 20/10. Aqui no Brasil, o blog Beleza sem Tamanho, começou a mobilizar pessoas a participar do movimento com o objetivo de incentivar pessoas a se amarem independente do tipo corporal.

A reflexão que fica – ao menos para mim – é que, embora eu ache super válido esse tipo de iniciativa, apenas o fato delas existirem me entristece. Por que? Porque esse tipo de sentimento, tão nutrido por uma indústria consumista, simplesmente não deveria existir. A que ponto chegamos? Ter que criar um dia de mobilização e conscientização para que pessoas aprendam a se amar? Isso é um tópico para muita reflexão. Como diz o nobre estilista Jum Nakao, “o mundo não precisa de pessoas obcecadas pela estética do corpo, precisa mesmo é de pessoas melhores”.

Parabéns ao Beleza sem Tamanho pela iniciativa! Que bom que existem pessoas preocupadas em amenizar o estrago interior causado por uma sociedade obcecada com algo inatingível.

Para saber mais sobre a campanha, visite:

Twitter: @LoveYourBodyBR

Site: Love your Body Brasil

Comentários

Recomendados

3 comments

Responder

Paris!!

Vc arrazou nesse artigo!! Tb sou vitima desses pensamentos e tento fazer o meu melhor contra eles!

Pra mim vc é uma mega mulher decidida e q se aceita como é! É claro q passamos por ‘up’s and down’s’ e as vezes precisamos ‘surtar bonito’!!! rsrsrs

Mega saudade!!

bj

Responder

Oi, Paula! Nós também estamos engajadas na campanha do Dia de Amar Seu Corpo! Muito bom o seu texto, parabéns! Visite nosso blog: http://diadeamarseucorpo.blogspot.com/. No twitter, somos @gruposintomto. Grande abraço!

Responder

Oi Paula, gostei muito do seu texto! Realmente existe uma inversão de valores é é bom que tomemos consciência disto.

Visite meu blog tb: http://withbetacarotene.blogspot.com

bjos

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *