“Todo mundo tem o direito de falar o que quiser. Eu, por exemplo, não gosto de mulheres gordas. Elas me incomodam profundamente. Tenho repulsa, rejeição. Sempre batalhei para não ser uma velha gorda’, disse a atriz.” – FARIA, Betty.

Quero começar este editorial citando minha brilhante amiga, Amanda Souza, por quem eu também fiquei sabendo desta lamentável fala da atriz Betty Faria: “Troque “gorda” por “negra”, “judia”, “cega”, “manca” e daí você vai entender de verdade o que é a gordofobia e por que ela está longe de ser um melindre”. Eu poderia levantar e aplaudir Amanda em pé, pois ela sintetizou em apenas uma frase qual é o peso da gordofobia. As pessoas realmente acham que é frescura e sabe por quê? Porque elas entendem assim, ó: ninguém tem “culpa” de ser negro; ninguém tem culpa de ser cego; ninguém tem culpa de ser manco; ninguém tem culpa de ser judeu ou etc, mas as pessoas TÊM CULPA DE SEREM GORDAS, elas escolhem isso. Acho que os homossexuais nos entendem melhor porque é a mesma concepção que a sociedade tem dos gays, que “ser gay é uma escolha”, então eles têm culpa de serem gays.

Se você está por fora da polêmica do dia, trata-se de uma entrevista dada pela atriz Betty Faria à revista Joyce Pascowitch em que ela aparentemente fez várias declarações, entre elas a que coloquei na abertura desde editorial em negrito. Como jornalista, estou apenas esperando o rojão estourar para que a atriz diga que o repórter que a entrevistou distorceu seu discurso, ou coisa do tipo, quando a assessoria de imprensa dela – se é que ela tem uma – for fazer o gerenciamento de crise deste lamentável episódio. Talvez não: talvez ela bata no peito e diga que ela tem, sim o direito de dizer o que pensa e sente, gostem as pessoas ou não. Realmente, ela tem esse direito: ninguém é obrigado a querer ser gordo ou a se aceitar gordo, mas para tudo há um limite e nem todos os seres humanos são agraciados com bom senso, edução ou compaixão ao próximo.

betty faria - grandes mulheresO gordo é visto com a escória para muitos. Motivo de chacota, já cansei de escrever sobre o quanto o adjetivo “gordo” tem conotação negativa. As pessoas o associam com feiura, preguiça, lentidão, falta de vontade, incapacidade, doente, acomodado e a lista pode ficar ainda pior. O que eu não entendo e acho que morrerei sem entender é a parte em que as pessoas gordofóbicas não entendem que o gordo é apenas um ser humano com sentimentos. Essas pessoas, que acham que elas são a evolução da espécie e se julgam acima de todo o bem e mal para apontar ao mundo o que é certo ou errado, fazem com que o gordo sinta cada vez mais medo, fracasso, inferioridade, falta de compreensão, compaixão e muitas outras coisas. Eu nasci gorda, cresci gorda e sou gorda. Por causa de pessoas como Betty Faria que passei anos achando que eu era indigna, feia, incapaz de andar de bicicleta, de correr, de dirigir, de arrumar um namorado, de ter um cargo respeitável em uma boa empresa, de ser admirada; é gente com esse tipo de pensamento que fez com que eu me submetesse as mais variadas dietas, me sentisse humilhada em certas academias, me privasse de curtir uma praia ou piscina por receio de “incomodar aos outros com meu corpo gordo”. Eu me machuquei muito e milhares de pessoas também se machucaram e continuam se ferindo diariamente.

Se ser magro fosse fácil, não haveriam pessoas obesas no mundo. Emagrecer é muito difícil, especialmente para mulheres e manter é mais difícil ainda, pois o corpo está sempre buscando um jeito de acumular gordura. Se ser magro fosse fácil, não haveriam inventado técnicas cirúrgicas, medicamentos, tantas formas de exercícios para queimar mais calorias e etc. Com disciplina, força de vontade e alguns procedimentos é possível mudar de vida? É, mas nem todo mundo consegue por diferentes motivos. E nem todo gordo é gordo porque come feito um porco, por falta de controle próprio. Eu nunca consegui ser magra e já perdi as contas de quantas vezes tentei, mas claro para os gordofóbicos me falta vergonha na cara, sou fraca, desleixada, prefiro morrer cedo, não me cuido, sou relapsa com minha saúde e insira aqui o seu chorume para a listinha.

Sabe qual é o problema da declaração de Betty Faria? Ela é uma pessoa pública que fala para as massas e forma opinião. Sabe o que está me doendo? Quando os paparazzi a fotografaram na praia, de biquíni, e ela recebeu centenas de críticas à sua forma física, eu – a gorda que luta contra os padrões de beleza – foi uma das pessoas que a defendeu. Eu, uma pessoa que se ela visse na rua, sentiria repulsa. Muitas mulheres gordas, por sentirem o peso desse tipo de julgamento diariamente, a defendeu… Me lembro muito bem: defendemos o direito dela curtir a praia, dela ser uma senhora, de ter flacidez, celulite, de ser libre para usar um biquíni, de ser dona do corpo dela. A gente não pode dizer tudo o que pensa, não, por bom senso, por amor, por compaixão. Algumas declarações ferem mais do que bombas. Há pessoas que passarão suas vidas amarguradas por não se sentirem parte do todo; tem gente que tenta tirar a própria vida por não conseguir emagrecer e se sente indigna de viver. Repito: gordofobia não é frescura, não é brincadeira. Tudo aquilo que afeta diretamente a vida humana não pode ser levado como brincadeira.

betty faria biquini 1 - grandes mulheres betty faria biquini 2 - grandes mulheresPessoas que passam a vida sendo cobradas a ter um ideal de beleza, como essas celebridades, sofrem muita cobrança e passam seus dias buscando uma perfeição que nenhuma plástica vai corrigir. A idade chega para todos, as mudanças no corpo também. A verdade é que ninguém consegue ver um gordo que se cuida e está com a saúde em dia feliz. É como se fosse inadmissível que essas pessoas fossem aceitas, tivessem espaço e respeito. A convivência em sociedade requer que as pessoas saibam a hora de parar e Betty Faria claramente perdeu uma excelente chance de ficar quieta. Quantas fãs gordas ela deve ter? Quantas senhorinhas devem acompanhá-la nas novelas? O que eu diria para Betty se pudesse vê-la pessoalmente neste instante? “Todo mundo tem o direito de pensar o que quiser, mas não podemos falar tudo o que pensamos. Eu, por exemplo, não gosto de gente preconceituosa, que não consegue se colocar no lugar do outro. Essas pessoas me incomodam profundamente. Sinto pena e peço a Deus para que ilumine o coração delas. Sempre batalhei para levar o amor e aceitação para as pessoas e se eu chegar à velhice como uma senhora gorda, sei que meu nome será lembrado como o de uma grande mulher que fez a diferença.” – BASTOS, Paula.    

Comentários

Recomendados

30 comments

Responder

Bom … lamentável … Mas eu tbm estou com alguma fobia depois que vi as fotos de betty faria … ela não deveria ter sido tão cruel, mas foi … ainda bem que a opinião dela não me atingiu …porque e mais fácil ter repulsa de uma pessoa como ela do que por qualquer gordinho que se respeita .. ela é só mais uma idiota no fim da vida, que ta querendo marketing … ela sim com todo o seu glamour deveria estar envelhecendo melhor, literalmente e pensar bem antes …de falar asneira …

Responder

Não consumirei nada que esta senhora estampe. Nem novela, peça de teatro ou produto. Não me representa, aliás, ela representa tudo que há de pior no ser humano, não quero nada que ela esteja vinculada.

Responder

Vc disse tudo que eu sinto e que eu gostaria de dizer, parabens por ser esse ser humano #pormaispessoascomovclinda

Responder

Nossa… sem palavras sobre tanta estupidez. É triste ler que uma atriz, e antes de tudo uma pessoa, possa ter este tipo de fobia.
Ridículo!

Vini

Responder

O triste é ver que com tanta idade não aprendeu nada de bom na vida, o que levamos e o respeito o amor. Sou gorda sou feliz tenho uma família linda.

Responder

Ridícula, sem palavras para a senhora.
Coitada mal sabe ela que e pobre,miserável.Isso expressa o interior que é vazio de Deus.
Deus tenha misericórdia dessa criatura.

Responder

Nossa Paula, falou tudo… Eu como você, sempre fui gordinha, agora mais que antes. Nunca consegui me aceitar como eu sou, nao porque eu nao queira, mais porque as pessoas insistem em dizer que eu, por ser gorda, tenho que sentir vergonha de mim mesma, que por ser gorda, eu nao sou capaz de segurar meu marido; que eu por ser gorda nao tenho o direto de me sentir linda e sexy ou que é ridículo alguem como eu (gorda) usar um biquini sem virar piada pelas pessoas… Esses tipos d comentários machucam, só nós sabemos o quanto é dolorido e o quanto fica gravado toda vez que me olho no espelho… Como eu queria emagrecer para as pessoas pararem de fazer esse tipo de comentários… Mais infelizmente não consigo. .. Entao estou aqui, GORDA, me achando um ser que não merece respeito algum por causa desse tipo de gente…

Responder

Fiquei triste pois é uma ótima atriz, mas sabe o que me consolou foi depois que vi as fotos da de biquíni. meu Deus

Responder

Concordo com tuas palavras! Esse texto me representa! Parabéns belo texto.

Responder

Eu concordo com a Betty Faria! Ela pode dizer o que quiser mesmo!!
Não me sentí rejeitada, magoada, excluída, triste ou perseguida…
Certeza absoluta que quem deveria se sentir assim são as mulheres gordas que a rodeiam…ou vai me dizer que nem a mãe, irmãs, filhas, sobrinhas, cunhadas, tias, afilhadas…nenhuma mulher da família desta senhora é gorda???!!! Eu vou ser feliz e que se foda a BETTY FARIA e seu mundinho magro e triste!!

Responder

Nossa, Paula, fiquei muito decepcionada com as declarações dessa senhora, pois também a defendi muito na época do bafafá da fotos dela de biquíni.
Concordo que ninguém tem obrigação de achar o outro bonito, ninguém tem que gostar de gordo, ou de magro, ou de alto, ou de baixo, ou… Mas certamente temos a obrigação de respeitar o outro e não falar tudo que nos vem à boca.
Excelente texto, contínuo sua fã, já da Betty Faria não posso dizer o mesmo. Bjoka.

Responder

Ela não me ofende! Sou obesa, forte, gg, fofa, etc. Mas Gorda, jamais!! Pq aprendemos que gordo é feio! A grande culpa é nossa, pq deixamos nos incomodar por pessoas que não entendem nada de ser gordo! Ser gordo é ser normal, não sou doente, pago meus impostos, viajo, compro roupa, trabalho, vou à luta!! Se isso incomoda a Berry Faria, nada posso fazer e vcs, lindas mulheres grandes, deveriam fazer o mesmo.
Se ela sente repulsa, oras, isso é problema dela. Se ela não gosta, bolas, problema é dela!!
Eu vou viver a minha vida, magra ou gorda!!

Responder

Faço minha suas palavras Paula, eu tambem sou uma dessas pessoas que se martilizam por pessoas desse tipo, por mtas vezes e ainda nao consigo me aceitar do jeito que sou, e realmente é Mto dificil emagrecer, sao pessoas como betty faria que fazem eu pensar de mim o que penso hoje, sofro tanto cm isso, nao por ouvir das pessoas, mas eu nao sei o que acontece mas eu nao consigo , eu sito raiva de mim por ser gorda.. e tenho raiva tambem por eu sentir isso, nao vou a praia, se visto uma roupa pra sair e a mesma nao fica legal nao vou.., at na cama com meu marido nao me sinto beem, e ele tenta me animar de todas as formas, nao só na cama mas sempree e fica triste pq eu to triste, mas fazer o que eu nao me aceito assim.. eu sinto a mesma coisa que a betty sente, só que por mim.. mas longe de mim ser preconceituosa, at pq tenho mtos amigos e amigas gordinhos.. mas infelizmente eu me sinto assim!

Responder

Eita, Paula, arrasaste! <3

Responder

Nossa,vc disse tudo e de maneira inteligente e verdadeira

Responder

Olá Paula, concordo com vc, ela perdeu uma execelente oportunidade de ficar calada.
Mas, acho que o comentário foi uma tentatia de chamar a atenção, já que ela já foi uma atriz muito requisitada e até mesmo tida como símbolo sexual. E hoje está praticamente esquecida.
Na minha opinião, nunca foi símbolo de nada, pelo contrário, foi sim mais uma atriz canastrona sem nenhum talento que foi imposta ao público pela mídia, sabe-se lá porque.
Digna de pena, por não estar sabendo envelhecer com diginidade e que precisa atingir outras pessoas para sobresair.

Responder

Paula, amei seu texto, muito realista e verdadeiro. Infelizmente as pessoas hoje só valorizam o exterior, mas não querem conhecer a essência o interior, os valores e princípios que o próximo tem a passar. E quem perde com isto é a sociedade preconceituosa que deixa de aprender e conhecer coisas novas e pessoas com grande bagagem de conhecimento e experiências valiosas de Vida!

Responder

Sou uma gordinha feliz e ela será que é feliz ??

Responder

Putz, eu gostava dela como atriz, mas depois dessa.. É muita falta do que dizer.

Responder

Quem ela acha que é, pra ofender as gordinhas? Nós somos gordinhas e podemos emagrecer a hora que quisermos, e ela que é velha e acabada?

Responder

É muito triste quando vemos uma pessoa como ela que passou por preconceitos contra o seu corpo, divulgando e estampando o seu preconceito contra o corpo de outras mulheres. Espero que ela caia em si e possa mudar esta forma ridícula de se pensar.

Responder

Não sou gorda, talvez ‘curvilínea’ ( não sei se ainda se usa esse termo ), mas fiquei sinceramente indignada com o comentário da Sra. Betty Faria.
O fato de uma pessoa estar acima do peso não a define e, portanto, ninguém deveria taxá-la de qualquer coisa pejorativa ( preguiçosa, desleixada, lerda ) por esse motivo; tampouco deveria causar nojo, repulsa ou rejeição…
Se nos colocássemos no lugar do próximo cada vez que fóssemos emitir uma opinião , especialmente em mídias que alcançam milhares de pessoas em questão de horas, talvez mudássemos de opinião e, quiçá, de conceito ( ou preconceito, como queiram ).
Nosso mundo precisa de mais amor, apoio, carinho e aceitação…chega de gente que faz o que já é penoso tornar-se pior.

Responder

Bravo !!!! Aplausos. ..

Responder

Texto perfeito!!!!!!!

Exatamente por pessoas como ela, também passei anos com medo de andar na rua, fugindo das pessoas, pensando que todos estavam me julgando por ser gorda e feia.

Responder

Paula, essa eu tinha que compartilhar com você:

https://br.vida-estilo.yahoo.com/post/129145489400/a-betty-faria-e-a-velha-gorda

Responder

Paula Bastos, muito feliz o seu comentário. Me senti muito bem representada. Quando vi o comentário de Betty Farias, fiquei com a sensação de que todos pensavam isso de mim (tenho 56 anos), mas ao ler teu artigo me senti muito melhor. Grata. Por mim e por todas. Bj?

Responder

Você simplesmente sintetizou o que sinto!
Aplaudo de pé a sua atitude e a sua luta, assim como a minha e como a de milhares de pessoas que só querem um mundo justo e em paz.
Somos iguais diante de tantas diferenças. Somos humanos e não vejo como um pode repudiar o outro por raça, cor, credo ou peso.
Um beijo enorme para você que faz um trabalho tão bonito, que levanta o astral, que incentiva, que ajuda e faz o nosso dia mais feliz.

Responder

Como o racismo, a gordofobia não deveria ser considerada crime?

Responder

Que triste isso.

Responder

Uma amiga comentou sobre essa infeliz declaração dessa “SENHORA”.Mas chorei quando li o que voce escreveu….é muito triste quando uma pessoa fala uma coisa dessa,eu particularmente já passei por várias situações,como se para deixar de ser gorda é só pegar uma agulha e espetar e lá se vai toda a coisa mal,no caso a gordura. Mas como disse a Karina em um comentário anterior,nós podemos emagrecer….e ela consegui reverter a ação do tempo????????Haja plastica hein?Acho que ela não esta podendo tanto assim.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *