Todo mundo que me lê sabe bem que sou uma defensora do “use o que te faz sentir bem”. Não gosto muito de regras e nem de imposições, principalmente da moda, mas confesso que há sim algumas sugestões – que nunca deveriam ter sido escritas de forma que parecesse imposto, usando verbos imperativos “use, faça, não vista” – que podem nos ajudar a nos vestirmos cada vez melhor. O principal é entender e descobrir o seu estilo, perceber quais roupas te fazem sorrir diante do espelho (e se você não está sorrindo com nada precisamos melhorar isso, hein amiga? Vamos cuidar sempre da autoestima!) e começar a explorar mais seu corpo e suas formas. Talvez, na sua cabeça, você simplesmente se veja gorda, mas deixa eu te contar que, gorda ou magra, há diferentes tipos de corpo feminino, então a sua silhueta tem um formato e vou te ajudar a descobri-lo!

Os tipos de corpo feminino

tipos de corpo - grandes mulheresImagem feita com vetores Shutterstock

Como disse acima, gorda ou magra, o seu corpo tem um formato e ele pode ser um dos cinco que está nesta imagem linda que eu demorei um tempão para fazer (rs). O meu, por exemplo, é oval, pois tenho a barriga protuberante. Quando emagreço, a minha cintura fica mais realçada, mas não chego a ser ampulheta, por exemplo.  Olhe bem as mocinhas lindas dessa ilustração, leia as descrições dos tipos de corpo feminino e entenda qual delas corresponde ao seu. Depois disso, vamos ver algumas sugestões de moda que podem te ajudar a realçar ainda mais a sua beleza? Vou te contar o que te valoriza mais e o que, geralmente, não cai tão bem em você, mas lembre-se: são apenas dicas e a opção é sempre sua. Você tem que usar o que faz bem, mas se colocar as orientações em prática e for se analisar diante do espelho, vai perceber que na maioria das vezes elas funcionam bem e podem te ajudar a ficar ainda mais gatona!

tipos de corpo - ampulheta - grandes mulheres

Se seu corpo é ampulheta, para mim você é abençoada! Meu sonho é ter o quadril mais larguinho, pois acho maravilhoso. Você tem um dos tipos de corpo feminino mais invejado e também um dos mais fáceis de vestir porque as proporções são boas. A dica principal é tentar realçar a cintura sempre que der e criar harmonia entre os quadris e ombros. Uma dica bacana é dar preferência a blusas estampadas e calças lisas. Os cintos e faixas serão seus melhores amigos! Quando o assunto for saias e vestidos, os cortes godê e evasê são os que melhor vestem o tipo ampulheta. Vá para frente do espelho, experimente suas roupas, analise essas sugestões e descubra o que realmente fica bem em você!

tipos de corpo - triangular - grandes mulheres

Como a silhueta triangular tem mais volume nos quadris, a dica é sempre tentar criar looks que equilibrem suas formas. Pense assim: adicionar volume em cima e reduzir volume embaixo. É uma sugestão apenas, ok? Não trabalho com regras (rs). Calças mais escuras vão ficar ótimas com blusas de cor clara e estampadas. Você pode brincar com vários estilos de colar também! Marcar a cintura é sempre interessante porque realça suas formas.

tipos de corpo - retangular - grandes mulheres

Muita gente acha que a silhueta retangular não tem cintura, mas isso é um erro. Tem sim, mas ela é bem mais sutil do que nos formatos triangular e ampulheta. A dica principal é tentar criar formas e não chamar tanta atenção para a região da cintura. Recortes, cintos e faixas vão te ajudar nessa missão. Decotes e colares bonitos também ajudam, pois atraem os olhares para a região do colo. Saias evasês, godês, bolsos volumosos e calças estampadas vão super ajudar a criar a impressão de que sua cintura é mais fina do que parece ser.

tipos de corpo - oval - grandes mulheres

Ui, chegamos no meu tipo de corpo, o oval. Não é fácil ter a barriga protuberante e confesso que é preciso prestar mesmo atenção no que vou usar para não destacá-la ainda mais. A silhueta oval é bem comum entre as mulheres que estão bem acima do peso, pois a cintura acaba ficando ou mais larga que a linha dos ombros e quadril ou alinhada com eles. Agora eu estou bem mais cheinha mesmo, então fico oval, mas quando dou uma emagrecida, já vou mais para o retangular. A grande dica é valorizar as pernas, o colo e os braços. Saias rodas, de corte godê e evasê, são maravilhosas – não é à toa que sou considerada a rainha da saia rodada, certo? rs. Roupas fechadas geralmente não nos valorizam. Blusas soltinhas e larginhas vão cair bem com jeans e calças mais ajustadas!

tipos de corpo - triangulo invertido - grandes mulheres

Chegamos ao últimos formato dos tipos de corpo feminino, o triângulo invertido. Os ombros são bem mais largos e o quadril é estreito. Aqui a sugestão é sempre dar a sensação de mais volume na parte de baixo, então é bacana usar estampas, calças e saias de cores claras. Na parte de cima, por ser mais larga, os tons escuros funcionam superbem. Tenha sempre em mente, se você quiser valorizar mais a sua silhueta, que a dica principal é pensar em equilíbrio das proporções. Se tiver espaço, se afaste um pouco do espelho e veja seu look. Observe se a combinação que você fez está criando uma linha mais harmônica!

capa - tipos de corpo - grandes mulheres

Como expliquei no começo do post, nada aqui é regra: são apenas sugestões com o intuito de te ajudar, mas nada que um pouco de tempo e sinceridade em frente ao espelho não te ajudem para que você consiga entender o que cai melhor em você ou não. Fiz esse post com muito amor e carinho – deu um trabalhão -, por isso espero que gostem e que as informações sejam úteis! Beijos <3

Comentários

Recomendados

19 comments

Responder

Sou ampulheta e amei o post………

Responder

Genial Paula. Adorei o post. Informativo, inteligente, descontraído, leve….e você deixa bem claro que são apenas dicas. É isso aí. Até!

Responder

MEU CORPO É DO TIPO TRIÂNGULO ,TENHO QUADRIS LARGOS

Responder

oi gente eu nao reconheso o meu corpo minha cintura parece de ampulheta mas nao tenho guadris e nem bundas me ajudem a intedificar por favor

Responder

Muito boa as dicas adorei

Responder

QUANDO ENGORDO E POR INTEIRO QUADRIL BUMBUM, SEIOS, BRAÇOS, MAS NÃO TENHO MUITA CINTURA, E MINHAS MEDIDAS DE QUADRIL E OMBROS SÃO SEMELHANTES O QUE SOU

Responder

Oi Ana! Você provavelmente é retangular ou oval. Será oval se você acumular bastante gordura na barriga! 😉

Responder

O meu é ambulheta, e tou muito feliz:)

Responder

Meu tipo de corpo é triangular, será que posso usar saia mídi e cropped???

Responder

Pode sim, Thainara! No caso, para ajudar, pegue uma saia midi com o corte bem godê que vai ajudar a dar volume na região dos quadris, equilibrando sua silhueta!

Beijos

Responder

Muito legal!
Eu adorei a forma como você mostrou isso. Amo o que faz nesse blog! Bjokas!

Responder

Muito obrigada, Marcia!

Beijocas

Responder

Eu sou ampulheta cintura fina e quadrinhos largos poço abusa todos os tipos de roupa com meu tipo de corpo

Responder

🙂

Responder

Oi Paula, dei uma revirada aqui pra saber qual meu tipo e encontrei esse Blog maravilhoso. Eu queria saber qual o meu tipo. Eu nunca sei, vc pode me ajudar?

Bjs
Bárbara.

Responder

Oi Bárbara!

Claro, posso tentar. Fica mais fácil avaliar por fotos, no caso. Se quiser me envie algumas pelo instagram: @parispaula

Beijo grande

Responder

Olá Paula!
Eu posso usar as imagens em um programa de moda que estou produzindo? Colocando créditos, claro… Esse programa é da emissora da Universidade onde estudo e faço estágio…

Beijos

Responder

Oi Manuela!

Creditando, pode sim! Beijos!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *