Você já deve ter ouvido falar em millenials e em geração Z, mas já tinha ouvido falar nos zennials?

Quando estudamos marketing, analisamos grupos de consumidores que impactam diretamente o mercado. Eles normalmente são categorizados em gerações. Eu, por exemplo, sou uma millenial, pois nasci em 1983. A diferença de uma geração para a outra é de, aproximadamente, 15 anos. O avanço da tecnologia, no entanto, impactou tremendamente a forma como essas pessoas se encaixam em categorias. O período de nascimento não é mais o fator determinante e uma nova tendência de mercado aponta o surgimento de micro-gerações: uma intersecção de comportamentos de outras duas.

Quem são os zennials?

Zennials

De forma direta, os zennials são uma fatia dos adolescentes e jovens adultos de hoje (2020), uma micro-geração que vem da fusão dos millenials com a geração Z. Enquanto algumas marcas se posicionam para atender uma geração específica, essa pequena fatia que surge da fusão de duas gerações irá apontar caminhos futuros que as marcas podem ou não desejar seguir. Um millenial que nasceu em 1980 terá o comportamento totalmente diferente, por exemplo, do que nasceu em 1994: são as duas pontas de uma geração. O mesmo vale para quem nasceu no início e no fim do período da geração Z.

O estudo das micro-gerações se faz importante para entender comportamentos, ideais e valores de um grupo de pessoas que irá ditar as necessidades de consumo da sociedade. Diferente dos millenials, por exemplo, os zennials são preocupados com o meio ambiente e não consomem por consumir: precisa existir um propósito! Esses estudos ajudam a entender as disparidades e os links entre duas gerações. Veja abaixo as principais características de cada geração:

Enquanto os millenials ganharam fama de preguiçosos, a geração Z ficou conhecida por ser egocêntrica e sedenta por fama. Já os zennials sabem bem o que desejam e demonstram claramente suas preferências. Em uma pesquisa global feita com 1.395 zennials, 70% se sentem mais pertencentes à geração millenial, enquanto 30% se identificam mais com a geração Z (Fonte: WGSN). Para muitos, estar relacionado à geração Z pode parecer imaturo, especialmente para o mercado de trabalho, então a identificação com os millenials faz mais sentido.

Os queridinhos da Social Media

Zennials são muito conectados à internet e fazem muito uso da social media

Nascidos com a internet já a todo vapor, os zennials aprenderam que, se bem usada, ela pode proporcionar grandes conquistas. Muitas garotas, por exemplo, sonham em construir impérios, marcas e legados através de seus perfis sociais em plataformas como o Instagram e YouTube. Com uma tendência mais natural para o empreendedorismo, muitos realmente têm investido nessa área com planejamentos e sonhos futuros.

Usuários ávidos de plataformas sociais, muitos Zennials costumam ter mais do que uma conta, normalmente separada por interesse. É comum que criem um perfil pessoal, outro só para falar de moda e outro só de decoração, por exemplo.

Coronavírus: como ele impacta essa micro-geração?

Os zennials passaram pela recessão de 2008 tendo consciência de como ela afetou seus pais e os adultos ao seu redor. Neste cenário atual de pandemia, com tantos impactos econômicos, a maior preocupação desta geração é, justamente, como a nova crise econômica que o mundo terá que enfrentar afetará a humanidade. Eles têm consciência de como isso pode mudar suas vidas, as oportunidades no mercado de trabalho e temem o futuro, mas também são os mais otimistas em arriscar empreender ou buscar novas ideias em um cenário não promissor.

O futuro começa agora

Os zennials prezam por marcas e iniciativas que condizem com seus valores. São consumidores mais conscientes e cidadãos mais preocupados com o planeta e com a sociedade a sua volta. Seu senso crítico impacta muito na forma como são influenciados. Propostas de consumo rápidas, rasas e apenas por status não são tão apelativas para eles. Acreditam que menos é mais e conseguem se reinventar com mais facilidade.

Para o marketing e marcas que oferecem produtos que permeiam essa fatia de mercado é interessante fazer análises. As pesquisas ajudarão a entender, cada vez mais, com qual geração seu público-alvo se identifica mais. Tendo essa análise mais definida será possível traçar estratégias mais assertivas para o posicionamento de marca, o branding, a persona e o canva. Quando o investimento e a criação andam de mãos dadas, os resultados realmente chegam em quem precisa chegar e, assim, as chances de conversão aumentam!

(Fotos: Unsplash)

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