Sempre fui muito grande e meu rosto sempre foi bem delicado: olhos pequenos e amendoados, nariz pequenino e arrebitado e, com a boca não foi diferente: pequena, fina e com um ar meio triste. Meu lábio inferior até que era ok, mas o superior praticamente não tinha “carne” nas laterais, o que dava essa impressão de boca caída e triste. Gosto muito do meu rosto, acho ele bonito, mas a boca me incomodava desde criança justamente porque me dava esse ar melancólico. Toda vez, ao passar batom, tinha que ficar contornando para fora a fim de parecer que meus lábios eram maiores. Confesso que foi depois de ver a transformação da Kylie Jenner – que tinha a boca mais fina que a minha – que comecei a pesquisar sobre o assunto e me animei para fazer. Eu tinha certeza que a pequena mudança afetaria muito minha autoestima, por isso segui em frente e optei pelo preenchimento labial com ácido hialurônico. Vou dar vários detalhes para vocês neste post, então se você tem vontade de fazer, leia tudo até o fim!
Preenchimento labial com ácido hialurônico: tudo que você precisa saber!
Em 2017, depois de já ter feito pela segunda vez o preenchimento!
O que é ácido hialurônico?
Existem vários preenchedores no mercado que são usados para tratamentos de rugas, correção de cicatrizes e pequenas imperfeições cutâneas. Eles ajudam a melhorar o contorno facial e a repor volume em algumas áreas da face, como os lábios, olheiras e bigode chinês. O ácido hialurônico é uma substância que já existe em nosso organismo: a maior parte dele fica na pele, atuando para preencher o espaço entre as células, mas com o tempo sua concentração na pele vai diminuindo, por isso começamos a ter ressecamento e rugas. Quando você vai fazer preenchimento labial com ácido hialurônico o médico está injetando em você uma substância que seu corpo já produz, no entanto essa é artificial e, claro, pode dar rejeição em alguns casos porque é um corpo estranho, mas a probabilidade disso acontecer é bem, bem mínima, de acordo com a Dra. Roberta Paccola, dermatologista que realizou o procedimento em mim. Esse preenchedor é o mais utilizado por dermatologistas hoje porque tem mais vantagens e é mais seguro, pois praticamente não oferece complicações. Ponto mais importante de todos: realize esse procedimento com profissionais capacitados. Dermatologistas, cirurgiões plásticos ou dentistas especializados são os profissionais aptos a realizarem esses tipos de procedimento!
Quanto custa?
Não é baratinho e se for, desconfie e pesquise muito bem. Eu penso assim: se vou mexer no meu corpo e quero um resultado bom, vou procurar o melhor profissional que puder porque não se brinca com a nossa saúde e, neste caso, também aparência, ainda mais no rosrto! Já pensou ficar com a boca torta? Eu paguei R$ 1.600,00 à vista, mas o preço vai variar bastante de região para região, profissional para profissional. Se você quer fazer, pesquise mesmo quem é o melhor da sua região, peça para ver fotos de pacientes que fizeram, converse bastante e se você não tiver o dinheiro agora, se programe para juntar, mas não vá fazer num outro profissional qualquer só porque é mais barato. Faça em quem você realmente confia, em que você viu que é bom.
Como é o procedimento?
Confesso que não fiquei olhando porque me dá aflição e aí pode ativar o psicológico da dor, mas o meu foi assim: ela tirou várias fotos do meu antes e aplicou uma anestesia que parecia um creme de rosto ao redor dos meus lábios. Esse creme anestésico é bem potente meeeesmo, tanto que optei por não fazer o bloqueio anestésico local, que é feito com aquela anestesia que a gente toma no dentista, sabe? Não achei necessário porque aguentei super de boa apenas com o anestésico em creme e achei que não doeu praticamente nada. Nem doeu, pra falar a verdade: algumas poucas vezes senti apenas um incômodo de algo tipo me cutucando, mas dizer que senti as picadas ou a substância entrando é mentira, pois não senti nada disso. A “dor” é absolutamente suportável e o procedimento é muito rápido. De quando ela começa a aplicar até acabar deve dar uns 10 minutos, mas ela vai, para, compara e tal, então o tempo que você vai passar com algo “cutucando” a sua boca é bem mínimo.
Depois que ela acaba, você tem vontade de rir até o dia seguinte porque você está anestesiada e não consegue controlar sua boca. Dá a impressão que ela está dura e virada, como se fosse um bico de pato. Alguns hematomas podem aparecer, já na hora em que as picadas são feitas ou no dia seguinte, mas não é em todo mundo que dá. Em mim apareceu um bem de levinho apenas no dia seguinte, mas foi bem sutil mesmo. Importante: se você tem herpes simples, daquela que estoura na boca mesmo, avise seu médico com antecedência para que você comece a fazer um tratamento antes de aplicar o ácido porque o procedimento vai fazer com que haja erupção das feridas. Eu tenho, tomei o remédio que ela passou e não estourou nada, então é só fazer tudo direitinho.
Após o preenchimento pode ocorrer vermelhidão no local, inchaço, sensibilidade e sensação de coceira: tudo isso é normal, se acontecer, e o incômodo desaparece em 1 ou 2 dias. Caso continue, avise o profissional que fez em você. Eu fiquei levemente inchadinha nos dois primeiros dias e vermelha no dia da aplicação por conta da anestesia, na região onde foi aplicado o anestésico em creme, mas só. Depois sumiu tudo. A minha boca está absolutamente normal, com a mesma textura que sempre teve: já beijei, foi tudo normal e o boy não notou diferença alguma. Seus lábios ficarão como se sempre tivessem sido os seus, não vai ter nenhuma sensação de boca dura, repuxando ou coisa assim, mas claro, coloquei uma quantia suficiente para um resultado natural. Não sei como fica a boca dessas pessoas que preenchem com exagero, aí já não saberia dizer.
Quanto tempo dura?
Tudo vai depender muito do organismo, mas geralmente dura de 8 a 12 meses. Em alguns casos o efeito pode ser mais ou menos prolongado. A minha boca ficou exatamente do jeito que eu sonhava no segundo dia. No terceiro dia ela desinchou mais um pouco e agora tá totalmente desinchada e vou pedir um retoque – que sim, você pode pedir. Em relação a ele ser cobrado, aí vai depender de como o profissional trabalha, então se informe sobre tudo isso antes. No meu caso, achei que os cantos do lábio superior, que é justamente o que mais me incomoda – estão quase como eram. Acho que precisa injetar um pouquinho mais porque quero que a minha boca fique como estava no segundo dia, por isso recomendo que você faça várias fotos, todos os dias, para ir acompanhando como ela está nos dias subsequentes ao procedimento para que você tenha o resultado que realmente deseja. Ela colocou pouco ácido hialurônico nos meus lábios, justamente porque quero que fique natural, mas agora que está completamente desinchada vi que precisa preencher um pouquinho mais os cantos para ficar do jeito que eu desejo de verdade, então vou pedir pelo retoque.
Outro aspecto importante: variações de peso podem diminuir a quantidade de gordura na face, parecendo que o implante durou menos tempo, então se você estiver planejando fazer uma dieta para perder uma quantidade de peso razoável, talvez seja melhor esperar para fazer o preenchimento labial com ácido hialurônico.
Pode dar alguma reação alérgica?
De acordo com a Dr. Roberta Paccola, a chance é mínima, pois ela me explicou que na literatura médica a probabilidade aparece em 0,1% dos casos, ou seja, muito pouco comum. Se a pessoa tiver reação alérgica vai aparecer entre 3 a 7 dias do procedimento. No trajeto de aplicação do preenchedor pode acontecer inchaço, vermelhidão e aumento de temperatura local, além de aparecerem granulomas. Se você tiver granulomas, será uma reação do organismo ao preenchedor, pois ele não o reconhece como “sendo seu” e cria um processo inflamatório para eliminá-lo, levando à formação de nódulos. Ela conta que é muito pouco comum, que o percentual varia de 0,01 a 1% dos casos e ocorre entre seis e 24 meses após aplicação dos preenchedores. São nódulos palpáveis não dolorosos no trajeto de aplicação dos preenchedores. Se isso acontecer, tem solução: o médico irá aplicar uma substância chamada hialuronidase que irá “dissolver” o ácido hialurônico que foi injetado e pode também receitar anti-inflamatórios.
Quem não pode fazer esse tipo de procedimento?
As contra indicações absolutas para o preenchimento labial com ácido hialurônico são para casos de gravidez, lactação, doenças autoimunes e imunodepressão.
É possível prolongar o efeito do procedimento?
O ácido hialurônico será naturalmente absorvido pelo organismo entre 6 a 12 meses, mas você pode prevenir a formação de radicais libres, que destroem o colágeno, gerando assim rugas, flacidez e diminuição de volume na face e nos lábios. O que você pode fazer para garantir mais sucesso é não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, ter uma alimentação saudável, ingerir muita água e cuidar bem da sua pele do rosto como um todo.
Indicações
O meu procedimento foi realizado em Bauru, SP (minha cidade natal) com a Dr. Roberta Paccola, dermatologista. Ela atende no Centro Empresarial Getúlio Vargas, que fica na Av. Getúlio Vargas, 18-46, sala 906 – Jardim Europa. Telefones: (14) 3234-1646. Site: www.drarobertapaccola.com.br.
Após 18 meses, refiz o preenchimento labial com ácido hialurônico (novembro de 2017) com uma cirurgiã dentista aqui de Bauru especializada em estética orofacial. Caso alguém deseje o contato, basta me pedir nos comentários que repassarei. A segunda vez ficou ainda melhor, pois ainda havia um resquício do primeiro procedimento, então meus lábios não estavam tão murchos assim. Estou extremamente satisfeita e recomendo a profissional a todos. A boca ficou ainda mais bonita! Outro aspecto que achei melhor foi que ela anestesiou a área “de verdade”, então eu não senti nada. Na primeira vez foi dada apenas uma anestesia tópica, então eu senti dores, sim, mas nada que não tenha conseguido suportar. No entanto com o bloqueio anestésico é bem mais confortável.
Boca após 30 dias de aplicação com ácido hialurônico: segunda vez que realizei o procedimento. Ele foi feito 18 meses após o primeiro procedimento!
O post é grande, mas realmente me esforcei para esclarecer todos os pontos mais importantes. Espero que ajude a tirar suas dúvidas e, caso você tenha alguma pergunta específica, deixe sua dúvida nos comentários que eu responderei, se tiver a resposta para isso. Vale muito a pena, pois se você se incomoda com sua boca como eu me incomodava com a minha, a sensação de autoestima nas alturas é maravilhosa. Eu acordo todos os dias agora querendo olhar minha boca no espelho e me sinto feliz. Achei que me rejuvenesceu e tirou o ar melancólico que me dava. Um detalhe muito importante: eu fiz isso para mim e para me agradar apenas porque, para mim, fez muita diferença. Não estou preocupada com o que ninguém vai achar e nem pedindo a aprovação de ninguém porque o corpo é meu, a aparência é minha e eu vivo a minha vida para mim, não para os outros, por isso não preciso que ninguém aprove o que eu faço ou deixo de fazer. O post tem o único intuito de esclarecer como funciona a o procedimento e eu espero que tenha conseguido trazer o máximo de informações para quem deseja saber mais.
Beijos,
Paula
23 comments
Gabriela
Ameei muito, meus lábios são bem parecidos com o seu no canto, mas o meu aparece menos ainda, é uma tristeza passar batom, adorei que mencionou o valor para nós termos ideia. O resultado do segundo dia ficou maravilhoso mesmo, não que nos outros dias não estivessem mas no do segundo deu para notar mais diferença na boca. Gostei muito do post, super detalhado, obrigada pela dica!
Paula Bastos
Gabi, muito obrigada pelo feedback! Tentei trazer o máximo de informações que pude para ajudar quem também tem esse desejo de fazer. Eu concordo totalmente com você: ela está bonita hoje, mas os cantos mais cheinhos fazem toda a diferença. Como a médica é muito consciente e delicada, ela mesma disse que não ia colocar demais porque na hora incha e a percepção muda, então é mais fácil voltar e retocar para colocar mais um pouquinho do que ficar com uma boca enorme e ter que tirar, arrumar. Depois do retoque eu volto para mostrar a vocês como ficou <3
alyne
Muito esclarecedor, amei todos as explicações que você deu!Tô louca pra fazer e esse post com certeza ajudou muito!
Paula Bastos
Ai que bom! Tentei trazer o máximo de informações possíveis porque quando eu procurava infos sobre esse assunto, sempre encontrava um material meio raso, mais simplificado, então tentei fazer o melhor que pude para ajudar quem também tem esse desejo! Obrigada pelo feedback, Alyne <3
Marília
Ótimo post, especialmente pra mim que estou “tomando coragem” há algum tempo. Meu problema é parecido, também quero melhorar os cantos superiores que quase não aparecem. Tô super empolgada com o seu resultado, vamos ver se faço em breve. Hehehehehe beijoss
Paula Bastos
Yayyyy!!! Depois você me conta se tomou coragem. Se eu estivesse aí, tu tinha ido fazer comigo <3
Flávia Surian
Sutil… Mas que fez toooda a diferença. Ficou ótimo! O melhor é a satisfação da realização, aquela coisa de sempre querer uma coisa e essa coisa se realizar. E essa satisfação irradia pelo corpo todo, fica mais linda, mais alegre, mais tudo. Hahaha.
Paula Bastos
Ah com toda a certeza! Fez muita diferença mesmo, especialmente na minha autoestima <3
Beijos, gatona!
Alice Moreira
ficou linda! se eu fosse mexer em mim esteticamente falando seria uma cirurgia redutora de busto. No rosto acho que ainda nãi. Mas adorei o seu resultado! Ta mara!
Paula Bastos
Muito obrigada, Alice!!! <3
Ana Luiza
Gostei mto do post e adorei seu blog! Parabéns!! Eu sou de Ribeirão Preto e encontrei pelo google, quando buscava assuntos relacionados ao preenchimento que também tenho vontade de fazer. Gostei bastante. Beijocas.
Paula Bastos
Oi Ana! Seja muito bem-vinda! Espero que o post tenha te trazido mais informações sobre preenchimento. Qualquer coisa pode me perguntar!
Beijo grande
Fernanda
Ei amei seu post com as informações bem detalhadas!. só fiquei curiosa em relação ao remédio que vc tomou para evitar herpes, pois tbm tenho apesar de não aparecer há mto tempo graças a Deus, tenho receio que possa vir aparecer no dia que eu fizer.. poderia informar o nome do medicamento?
Paula Bastos
Oi Fernanda! Eu tomei o herpstal, mas aí é o médico que vai te indicar. Converse com ele antes!
Beijão
Vivian
Paula, amei! Qual a quantidade de ácido hialuronico usou?
O preenchimwnto foi mo lábio superior e inferior?
Obrigada!
Beijos!
Paula Bastos
Oi Vivian!
Eu não sei dizer a quantia que a médica usou. Isso ela nunca me informou. Eu preenchi os dois lábios. Agora já tenho que voltar pra refazer, pois já passou de um ano que fiz… rs
Beijão
Marissol
Oi Paula, como vai?
Eu tenho herpes labial e queria saber o que você tomou antes do procedimento, e por quanto tempo!
Paula Bastos
Oie!
Eu tomei herpstal conforme as indicações da bula por 10 dias antes. Se quiser começar até um pouquinho antes, melhor!
Espero ter ajudado! Beijos
Juliana
Quantos ampolas usou??
Paula Bastos
Poxa, isso eu não sei te informar!
thaina
oi tudo bem?
sou de bauru e gostaria muito de saber com quem vc fez o preenchimento labial com ácido hialurônico, aqui em bauru…
aguardo resposta.
obs: seus lábios ficaram lindos, quero muito fazer o meu tbm
Paula Bastos
Oi Thainá, tudo bem?
Eu fiz com a doutora Roberta Paccola. No post tem a indicação e o contato dela! Espero ter ajudado.
Beijos!
Jeniffer
Nossa adorei o post muito esclarecedor! 🥰🥰 quando fez da segunda vez fez com quem? sou de bauru também e estou atrás de fazer na boca caida, me incomoda bastante.