“Ser plus size, apesar do tamanho, é ser invisível.” Mudando palavra ou outra, a afirmação é dita pela maioria das pessoas acima do peso no Brasil. Gordos e gordas não possuem espaço no mercado brasileiro, é fato. Na tentativa de mudar o contexto atual, a Writers Editora e Comunicação Ltda., junto à sua publicação digital – a revista Sem Medida – produz a primeira pesquisa de perfil socioeconômico voltada para quem está acima do peso.
O mercado consumidor não é composto por uma massa homogênea. Ao contrário, há grupos de pessoas diferentes, com diferentes características e necessidades. “A ideia da pesquisa é formar um perfil socioeconômico de diversos aspectos do universo plus size, indo desde informações como peso, estatura, local de moradia, faixa salarial até hábitos de consumo”, revela o diretor da Writers, Roberto Paes. Desta forma, mostrará o potencial deste público para o consumo e a melhor forma de atingi-los. A pesquisa contém 60 perguntas, divididas em nove blocos.
O questionário está disponível no endereço eletrônico www.semmedida.com.br, sem prazo determinado para a tabulação dos resultados finais. Segundo Paes, a intenção é reunir de quatro a cinco mil questionários completos. “É claro que ano após ano pretendemos zerar a pesquisa e começar tudo de novo, a fim de verificarmos se houve mudanças nestes perfis”, explica.
Através das informações obtidas, os responsáveis pela pesquisa irão tabular e analisar a forma como o universo plus size é e como se comporta. “Os resultados serão parte de um documento que pretendemos oferecer à imprensa de todo o Brasil para que possam informar seus leitores (pessoas comuns e empresários)”, afirma Paes. A pesquisa também estará disponível no site da Sem Medida para download.
Pesquisas
Em dezembro de 2004, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou pesquisa sobre a população e o Índice de Massa Corpórea (IMC). O resultado foi revelador: dentre 95,5 milhões de brasileiras com 20 anos ou mais de idade, 38,8 milhões (40,6%) estão acima do peso.
Em novembro de 2009, o Grandes Mulheres fez pesquisa semelhante com mais de 200 mulheres e, pelo menos, 120 delas, diziam não se sentirem representadas nas publicações femininas ou no mercado publicitário. Ainda assim, a conquista do corpo ideal – e quase irreal – é pauta da mídia, especializada ou não, deixando de lado o corpo da mulher real.
“Eu espero que, de posse destes dados, empresários e pessoas ligadas a diversos setores da economia possam traçar estratégias de negócios voltadas ao público plus size com certa margem de certeza sobre os resultados que vão obter”, finaliza o diretor.
Ao longo das edições da Sem Medida, Paes promete revelar os resultados parciais da pesquisa.