O assunto da manhã de hoje no Fórum Plus Size que administro no Facebook foi um tópico postado pela jornalista Flávia Durante (valeu, Frá!) sobre o trabalho de um jovem desenhista que estava levando as fofas à loucura: não precisei de mais de cinco segundos observando a fanpage do designer pernambucano para me derreter toda em uma sinfonia de “aahhhhs” e “ooohhhs”. Fiquei absolutamente encantada com o trabalho de Eduardo Santos, 27 anos, conhecido como Edull – seu nome artístico. Jornalista que sou fui atrás do rapaz querendo saber o que o motivava a fazer desenhos tão lindos de mulheres gordas. Confira a entrevista abaixo e já aviso: você vai se encantar!

edu1

Grandes Mulheres: O que te motivou a desenhar?

Edull: Acho que, como a maioria, comecei quando criança ao brincar de representar meus heróis favoritos, mas passei muito tempo sem desenhar por considerar uma prática muito nerd (para um adolescente, há uns 15 anos, não era a melhor opção para ser aceito, rsrs),mas o mundo mudo e na universidade retornei à praticar, até como uma necessidade para o curso de Design.

Grandes Mulheres: Por que você gosta de desenhar gordinhas? Há um motivo específico?

Edull: A mulher é observada e retratada em arte desde a pré-história. Cada artista as representa de acordo com sua cultura e visão de mundo e isso o artista não escolhe, é inevitável. A arte é representação da visão de mundo do artista e comigo não pode ser diferente. Eu tenho preferência por mulheres gordinhas, por isso, mostro a minha visão sobre elas e sempre para a sociedade, pois precisamos dela para viver. Então, não vamos tentar vencê-la (e nem podemos), vamos nos juntar à ela. É assim que se vence uma guerra, não derrotando o inimigo e sim o fazendo seu aliado.

919296_153580791481282_362862076_o

Grandes Mulheres: De onde você tira inspiração para seus desenhos?

Edull: Agora que me assumo como nerd, busco inspiração em livros fantásticos, filmes, séries, quadrinhos e a natureza, mais especificamente os seres humanos e seu comportamento.

Grandes Mulheres: Você acha que sua arte pode colaborar para diminuir a discriminação e os aspectos negativos que são associados com pessoas acima do peso?

Edull: A sociedade é preconceituosa, sempre foi e sempre vai ser. Faz parte nós. Por mais que eu tente, nunca vou ser diferente. Eu faço parte da sociedade e sou igual a todos – não tem como escapar – e tenho preconceito também. Posso não ter preconceito contra as mulheres gordinhas, mas tenho contra seriados sobre vampiros, contra pessoas que torcem para o rival do meu time, contra fã de sushi, contra livros que têm um casal abraçado na capa e muitos outros e, para eu perder esse preconceito, preciso conhecer: conhecer de verdade para transformar o “preconceito” em “conceito”. E com minha arte eu tento fazer as pessoas conhecerem e tirar o “pré” de suas vidas.

edu2

Grandes Mulheres: Qual é a principal mensagem que você gostaria de passar com seus desenhos?

Edull: A mulher gordinha pode fazer tudo o que ela quiser. Tudo mesmo (algumas coisas com mais dificuldade, outras não). Não é o fato de ser gordinha que as impede e sim a autoestima. A minha mensagem é essa: você pode fazer e ser o que você quiser. Cultive sua autoestima. Eu também não quero passar a mensagem de que as gordinhas são as melhore, e que mulher de verdade é a mulher gordinha. Não! Assim estou sendo mais preconceituoso. Gorda, magra, alta, baixa, negra, loira… toda mulher tem sua beleza. No meu caso, sou fã das gordinhas.

Agora me diz: tem como não se encantar por esse rapaz e seu trabalho? Se você quiser encomendar um desenho basta entrar em contato com o Eduardo em sua fan page no Facebook. Ah, coisa boa vem por aí: Edu me contou que em breve lançará alguns produtos com suas gordinhas! Mal posso esperar para ver esse moço brilhar e espalhar sua visão artística e sua mensagem de autoestima pelo mundo. É de gente assim que esse planeta precisa!

Curta a fan page do Edull para ver muito mais: http://ow.ly/owsFc.

Comentários

Recomendados

5 comments

Responder

Definitivamente sou fã de Edull. Ele arraza em tudo o que faz!!! Pense num cara cheio de talentos!!!
So fiquei chocada de saber q ele tem preconceito comigo (amo TVD e Sushi) rsrsrs… mas tah perdoado.

Responder

Maravilhoso, excelente dica!

Responder

Eu Sou Gordinha Até Hoje Sofro Bullying desde Eu Tinha Uns 15 Á 17 Anos De Idade .Por Iso Amo o Meu Corpo De Ser….

Responder

Olá Sou Fãs De Gordinhas Também Gostaria Que Me Colocasse No Grupo De Gordinhas Obrigada..

Responder

eu amo minha esposa e ela é uma gordinha maravilhosa , rechuchuda , gostosa eu sempre amarei essa mulher que me faz feliz

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *