Foi-se o tempo em que o mercado de moda para manequim GG era simplesmente composto por roupas feitas com uma enorme quantidade de tecidos e sem estilo algum.

Atualmente, o mercado varejista norte-americano se esforça para entender e atender uma nova geração de consumidoras exigentes do segmento plus size que, definitivamente, não querem se esconder em modelitos “de vovó”. Para isso, marcas têm procurado se adaptar para tentar oferecer uma variedade maior de roupas, com uma perspectiva mais fashion, com ótimo caimento, e que agrade a essa nova geração de consumidoras.

Segundo o jornal Chicago Tribune, até pouco tempo atrás, mesmo com o fato das americanas vestirem manequim maior do que as gerações anteriores, o segmento de moda plus size nos Estados Unidos sempre foi tradicionalmente conhecido como um mercado que simplesmente oferecia roupas largas de aspecto conservador e fora de moda.

De acordo com o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), o tamanho médio do manequim das norte-americanas vem aumentando de 8 para 14 (42­ – 46 no Brasil) desde os anos 60. O segmento de roupas e moda íntima para este nicho  já abocanha, aproximadamente, algo em torno de 18% dos 108 bilhões de dólares movimentados pelo mercado de moda feminina na terra do Tio Sam. Isso representa algo em torno de mais de 40 billhões de reais.

Peças que estão sendo comercializadas, respectivamente, pelas marcas Eloquii by The Limited, H&M+ e Forever 21+

A grande tendência atual é que as grandes marcas internacionais como a Century 21, H&M, Lucky Brand e The Limited, entre outras, se adaptem cada vez mais para oferecer variedade para esse nicho de mercado que é ávido por novidades. No Brasil, mesmo com o esforço atual de algumas marcas brasileiras para oferecer opções para o segmento plus size, se nos compararmos com os Estados Unidos, estamos atrasados. As grandes lojas de departamento, por exemplo, ainda nem oferecem opções em tamanhos maiores e, as que oferecem, estão longe de desenvolver uma coleção que atenda às reais necessidades e desejos da mulher plus size brasileira.

Na corrida para não ficar de fora do mercado e aproveitar o “boom” atual deste nicho, celebridades como as irmãs Kardashian, que tem parceria com a loja Sears dos Estados Unidos e assinam para a loja a coleção “The Kardashian Kollection”, estão de olho neste segmento. Recentemente o trio gerou frisson na mídia ao divulgar que em outubro lançarão uma coleção inteira para tamanhos maiores, batizada de “Kardashian Kurves”. As fãs adoraram!

Comentários

You May Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *