Muito se ouve falar sobre Pin Up´s: pinturas e reproduções artísticas de mulheres lindas, sexies, charmosas e inocentes, muito populares nos anos 50. Mas você sabe como elas surgiram? As famosas imagens de mulheres eram um grande atrativo na década de 50. O termo pin up, foi usado pela primeira vez em 1941, e significa “pendurado”. Isso porque estas imagens eram muito utilizadas em calendários e cartazes da época.
Mas antes de serem produzidas em larga escala e se tornarem ícones da cultura pop, elas eram censuradas e escondidas. Imagens deste tipo têm registro desde 1890, e era comum soldados americanos levarem pôsteres de pin up´s famosas para colocar nos armários durante a guerra. Uma das primeiras pin up´s famosas, Betty Grable, era presença garantida (e também clandestina, ora embaixo do colchão, ora no fundo da gaveta) no quarto dos meninos da época.
Driblando a censura
Hoje em dia, a nudez e a sensualidade são explícitas em revistas masculinas. Para alguns mais conservadores, explícitas até demais. Mas naquela época, o erotismo ainda era condenado, principalmente em se tratando de mulheres. Elas apenas compunham o cenário do popular “american way of life” dos anos 50. Cozinhavam, passavam, faziam lindas tortas de maçãs para os maridos que estavam trabalhando, e cuidavam dos filhos, tudo isso com o cabelo impecável e um belo sorriso no rosto. Por isso as poses sensuais das pin up´s, muitas vezes trazem situações inocentes, quase infantis. Um exemplo claro disso, é a cena clássica da pin up com o vestido preso na porta, deixando “acidentalmente” aparecer a cinta-liga.
O designer gráfico e fotógrafo, Rogério Souza, é um dos admiradores das pin up´s e estudioso do tema. “As pin up´s mexem com a imaginação. Foram criadas num tempo em que a censura era algo comum. Então uma saída que os artistas da época descobriram como uma maneira de burlar esta censura e repressão sexual, foi através das “garotas penduradas” , que ilustravam os calendários e páginas de revistas dos anos 40 e 50. Foi esse poder de sedução que as personagens pin up´s exercem nas pessoas é que me chamou a atenção”, conta o fotógrafo. E chamou tanto a atenção, que ele embarcou em um projeto de reconstrução do universo Pin Up.
Veja algumas fotos do projeto de Rogério Souza com Juliana Baeta, no melhor estilo pin up.
2 comments
Nome*eduardo
Ju ficou legal a materia, porem nao precisa ir tao fundo, imagine se vce for fazer uma materia sobre a guerra, se vce se envolver tanto assim, pode ate lever um tiro
Nome*Isa Gomes
Comentário Vamos formar uma parceria? Vamos trocar links?
http://blog.do44ao54modagrande.com.br/
Isa Gomes