A equipe do Grandes Mulheres une-se ao rol de blogs e sites indignados com a nova propaganda do sabão líquido da Ariel. Indo contra a onda de respeito à diversidade, a marca faz chacota com o universo GG ao expor – e comparar – em tom cômico e irônico dois homens.
O marketing da empresa colocou dois testes no ar, já veiculados na internet, com o intuito de mostrar a eficácia do sabão líquido em comparação com o sabão em pó. Ambos os experimentos mostram um homem bonito e sarado representando o sabão líquido; e ao seu lado o sabão em pó, representado pelo gordo. Enquanto o primeiro protagoniza cena sensual, a segunda figura chama atenção por ser estabanado e desengonçado.
A empresa Ariel, uma das mais respeitadas no ramo de limpeza doméstica do Brasil, envergonha seus consumidores diante de tais vídeos. Por que o gordo deve ser o retrógrado, ineficiente e sujo? Por que bater na tecla do preconceito?
Enquanto as pessoas lutam por igualdade social, contra a gordofobia, a Ariel mostra-se arcaica e suja a mídia brasileira com mais um apelo desnecessário à beleza ideal, que não existe na realidade.
Assim como a propaganda, o slogan da marca “Pense limpo, pense Ariel”, aos poucos, vai se tornando também irônico. Afinal, os vídeos a seguir estão longe do conceito da empresa. Estão longe de mostrar o que é pensar limpo. Limpo de preconceitos, livre de demagogias.
Experimento 1
Experimento 2
Em repúdio à propaganda, a redação do Grandes Mulheres enviou um e-mail à Procter & Gamble, dona da marca Ariel. A seguir, o texto na íntegra enviado ao departamento de imprensa.
Data: 30 de junho de 2010 20:02
Assunto: propaganda
Para: [email protected]Escrevo para demonstrar meu repúdio à nova propaganda da Ariel.
Ao assistirmos os dois (DOIS) vídeos da propaganda, ficamos quase dois minutos assistindo os publicitários da Ariel ofenderem nossa inteligência.
Um produto voltado para mulheres reais, com maridos reais, problemas reais.
Nada foi mostrado sobre a eficiência ou praticidade do novo sabão em pó líquido: não sabemos se tira manchas, se lava muitas roupas com pouca quantidade, se parece cheiroso, se faz muita espuma… nada. Sabemos que o garoto bonito e magro nos parece sensual com líquido, enquanto o homem gordo, careca e (pq não dizer,feio) nos parece insípido usando pó para tomar banho. E aí, super eficiente?
A pergunta que está rolando em muitos blogs e twitter é: se fossem dois gêmeos, o efeito seria o mesmo?
Será que usar a aparência física das pessoas tentando inutilmente causar aceitação do produto não foi um tiro no pé?
Nos nossos tempos, as campanhas que se saem bem acompanham tendências: tendência plus size, desenvolvimento sustentável, etc, no mínimo, nas campanhas.
Deixo registrada minha indignação como cidadã, consumidora (jamais comprarei esse produto nem nada da marca) e jornalista.
Obrigada.
E o universo plus size não está quieto diante de tal desaforo. O blog Beleza Sem Tamanho lançou campanha no twitter contra a marca. Com a hastag #boicoteariel, a intenção é chamar atenção da empresa e mostrar que os gordos também são consumidores e não querem ser catalogados como sujos ou inadequados.
3 comments
Nome* Viviane Oliveira
Paula, ontem tive o prazer de conhece la no portal vírgula….amei! Vc é uma menina muito expressiva e direta no que diz e sente…adorei!
Bjs
Vivi…este é meu email pessoal, espero n perdermos contato!
Paula Bastos
Oi, Vivi!
O prazer foi meu! Você é um doce de pessoa! Conte comigo e com o GM para o que precisar!
Um beijão
Nem
Ainda bem que nunca vi essa indignidade. Não tive esse azar. E nem nunca comprei ou comprarei esse sabão.