Já fez um balanço da sua vida? Está feliz com o seu presente? Estas são as perguntas do filme do momento Comer, Rezar, Amar, estrelado por Júlia Roberts. A adaptação para o cinema do best-seller autobiográfico de mesmo nome, da escritora Elizabeth Gilbert, conta a história de uma mulher em um momento de redescoberta de si mesma. Em uma jornada ao redor do mundo, ela percebe que não está vivendo a vida que gostaria.
Na viagem, a personagem se encanta com a gastronomia italiana e indiana. O filme tem estreia marcada no Brasil para outubro.
E nada melhor que fazer um balanço da vida, sem sair de casa, deliciando-se com uma boa comida. A chef Cláudia Calvo, especialista em comida indiana, indica o doce Besan Ladoo.
De preparo semelhante ao de um beijinho, o Besan Ladoo, ou Ladoo, simplesmente, é fácil de fazer. Elaborado à base de farinha de grão de bico, é um sucesso entre as noivas indianas, fazendo a cabeça de seus convidados e até dos deuses.
LADOO – docinhos de farinha de grão-de-bico e amêndoas
– 250 gramas de farinha de grão-de-bico
– 125 gramas de manteiga
– 200 gramas de açúcar de confeiteiro
– 100 gramas de nozes e amêndoas trituradas
– 1/2 colher de chá de sementes de cardamomo moídas
– 2 colheres de sopa de água
Preparo
– Numa frigideira, derreta a manteiga, junte a farinha de grão-de-bico em fogo médio.
– Mexa constantemente até que toste e fique marrom claro.
– Junte as nozes, as amêndoas, o cardamomo e mexa por mais 2 minutos.
– Retire do fogo, acrescente o açúcar, misture bem e deixe mornar.
– Salpique a água sobre a massa, com ela ainda morna e misture bem.
– Forme bolinhas, pressionando a massa morna nas mãos.
– Sirva frio.
SEGREDINHO DA CHEF: A dica para acertar no preparo desse doce é escurecer a farinha no ponto certo. O doce fica ainda mais saboroso, quando preparado com a ghee, uma manteiga clarificada utilizada na medicina ayurvédica e na gastronomia. A ghee é um óleo de manteiga e um dos ingredientes mais importantes da culinária oriental, cujo grau de pureza é melhor até do que a do azeite de oliva.
Na Índia, nem pense em organizar um encontro especial sem colocar o Besan Ladoo no menu. O ladoo, freqüentemente utilizado em festivais e eventos familiares, como os casamentos, é símbolo de sorte e prosperidade aos noivos, sendo um dos doces preferidos de Krishna e do deus elefante Ganesh.
Suas variações com a açafrão, pistache, açúcar mascavo ou até arroz rendem surpresas ao paladar. A receita do ladoo (a pronúncia é feita em som de U agudo, ladú) é umas das mais antigas na Índia. De geração a geração, acredita-se que o ladoo faz parte da cultura popular hindu há quase cinco mil anos, quando registros antiquíssimos citam o doce no dia a dia das famílias.
Respeitosos e cheios de rituais, os indianos não ousam tocar no doce antes que Lord Ganesh o experimente. “Para alcançar uma graça, você deve antes adoçar a boca de Deus, oferecendo o alimento a Ele, antes de comer. Por isso, o ladoo não pode faltar em um casamento’, explica a chef.
Cláudia Calvo é chef especializada em cozinha indiana e vegetariana internacional. Claudia deixou o Brasil recentemente para uma temporada sabática na Europa e Ásia, seguindo depois para seu novo trabalho na Índia. Acompanhe a viagem da chef pelo blog Na Cozinha com Claudia Calvo.
Colaborou nesta matéria Harlley Alvez
Um comentário
Harlley Alvez
Que matéria linda, não!? Com toda pompa e honrarias, curvo-me diante de todas as grandes mulheres. Parabéns, Pâmela, pelo bom trabalho.
Cordialmente,
HARLLEY ALVEZ
Repórter de Assessoria de Imprensa
Chef Cláudia Calvo