Na última sexta feira, dia 5 de agosto, estreou no Brasil o longa animado “Os Smurfs”. O filme traz de volta a história dos pequenos personagens azuis, muito famosos na década de 80 no Brasil e no mundo.
A expectativa de lançamento do desenho animado vem causando reboliço desde que a produção foi anunciada. De lá para cá, uma cidade já foi pintada de azul para promover a animação (Juzcar – Espanha); a rede McDonald’s criou promoções especiais para crianças e adultos curtirem os Smurfs (bichinhos de pelúcia dos personagens no combo Mc Lanche Feliz e sobremesas inspiradas no desenho), e até Katy Perry foi pega na onda azul – ela dubla a única Smurf do sexo feminino, a Smurfette.
O retorno dos oito azuis – Papai Smurf, Smurfette, Desastrado, Arrojado, Ranzinza, Gênio, Apavorado e Forminha – causou tanto impacto que até a mídia impressa americana resolveu inovar. A revista Harper’s Bazaar fez um ensaio fotográfico com a Smurfette vestindo peças das grifes Louis Vuitton, Lanvin, Dolce & Gabbana, e Marc Jacobs.
No Brasil, já no primeiro final de semana de exibição, “Os Smurfs” foi líder de bilheteria, arrecadando quase 11 milhões de reais, com 920 mil ingressos vendidos – a quarta maior abertura do ano, até o momento.
Diante de tamanha repercussão, a Sony Pictures Animation e a Columbia Pictures já anunciaram a sequência do filme, “Os Smurfs 2”, que tem estreia prevista para 2 de agosto de 2013.