Este é um daqueles editoriais em que eu realmente abro meu coração e exponho a ferida para todo mundo ver. Quem me conhece sabe como sou: sincera, aberta e falo sobre o que me incomoda sem grandes problemas. Sempre fui assim e tenho dificuldades em ser mais reservada ou em não chegar para uma pessoa com quem tenho problemas e dizer: – olha, vamos conversar? Aconteceu isso, isso e isso e estou magoada. É meu jeito.

Passei a vida inteira apontando o peso como o grande vilão de minhas desilusões amorosas. “Ele não me quer porque não sou magra”; “Ele não tem coragem de me apresentar para os amigos porque sou gordinha”; “Se eu fosse magra, ele ficaria comigo, sim!”. Balela! Estou dizendo isso porque pela “convivência” que tenho com vocês, pelos relatos e desabafos que recebo, muitas irão se identificar com tudo o que irei dizer e acho que compartilhar experiências e sentimentos é uma boa forma de lutarmos contra nosso monstro interno.

Sempre tive muito problema com os homens e minha vida amorosa sempre foi um caos. Perdi meu pai muito novinha, então acho que até hoje tenho dificuldades para entender como funciona a cabeça deles. E ai eu sou um poço de sinceridade e demonstro absolutamente tudo o que estou sentindo. Gorda ou magra, isso assusta muita gente. A verdade é que desde que descobri que queria ter alguém a meu lado, sofro muito com o dilema do “ninguém me ama, ninguém me quer”, mas hoje, aos 28 anos, descobri que minha solteirice nada tem a ver com minha aparência e sim com meu comportamento.

Não adianta você ser magra, ter um corpo maravilhoso, cabelo de capa de revista e ser um porre. O cara até vai lhe tolerar por um tempo, mas logo irá dispensá-la, e se ele já passou da fase “preciso de uma gostosa pra me reafirmar”, ele muito provavelmente não está se importando se tem um pneu na sua barriga ou se seu rosto é mais redondo. Ele quer uma mulher, uma companheira – alguém que dê a ele o máximo de felicidade possível com o mínimo de problema. E me diga, minha amiga, não é isso o que você também quer?

Eu sou tão paranóica com a questão do peso (nunca escondi isso de ninguém) que sempre achei que era ele que me afastava dos homens, mas eu me enganei e muito. Acho que nunca vivi uma “safra de interesse” tão grande como nos últimos 10 meses e por incrível que pareça, são homens que chegam na cara e me chamam de gostosa (TODAS CHOCA!) mas eu sempre acabo colocando tudo a perder por causa das minhas atitudes: sou afobada, insegura, quero agradar demais e por ai vai. Ai o cara não entende, fica com medo de mim e cai fora antes mesmo de qualquer coisa mais séria acontecer, ou seja, eu mesma saboto meus possíveis relacionamentos.

Estou dizendo tudo isso para você, que assim como eu passou a vida colocando a culpa da solteirice no peso, parar de achar que ser gordinha é um problema para os homens. Talvez para meia-dúzia seja, mas para a maioria o problema é a atitude. Ok, 90% deles são ogros egocêntricos e também precisam de uma séria mudança de atitude, mas estou fazendo a relação específica com o peso, pois não sou Freud nem Jung. Comportamento a gente deixa para os especialistas da área analisarem, né!

Mas comecei a prestar mais atenção em como eu conseguia atrair caras pela aparência, pois muitos nunca tinham sequer conversado comigo e demonstraram interesse, mas ao conviver, consegui afastá-los. Ai comecei a prestar atenção em como eu agia e vi alguns comportamentos repetitivos que sempre causavam um decline ou uma quebra. Quando alguém se interessa por mim e se acabo achando o cara bacana, parece que inconscientemente começo a agir como se ele tivesse me fazendo um favor e coloco o cara láááááá em cima – ele em primeiro lugar – tudo para não perdê-lo, pois não está fácil arrumar alguém. Mas espera ai: 1. eu nem preciso de ninguém pra ser feliz;   2. quem disse que esse cara merece tanta bajulação assim e que eu é que devo mover mundos e fundos para agradá-lo;  3. eu deveria me colocar em primeiro lugar quando me coloco em último, ou seja, está tudo muito errado e nem digo que deveria ser o contrário, pois ai seria problemático também, mas gente! EQUILÍBRIO é a chave da felicidade!

(Oi?! Ok, estou tentando achá-lo…o trabalho é árduo, duro e diário, mas o que não pode é desistir!!)

Estou começando a fazer uma análise profunda do meu comportamento e sei que vai demorar um tempo para que uma mudança efetiva ocorra, mas estou tentando. E você? Será que não está na hora de parar de mascarar o monstrinho que mora dentro de você para aprender a domá-lo? Somos nossas maiores inimigas e hoje eu tenho certeza de uma coisa: o peso não priva ninguém de ser amada. Pense nisso e vamos em busca da felicidade porque ela existe!

E se você se identificou de alguma forma com o que escrevi, me conta? Gostaria de ouvir a opinião de vocês e se quiserem desabafar também, escreve pra tia Paris que a gente se ouve, se lamenta e se ajuda! Assim, TODAS FICA FELIZ!

Beijos,

Paula Bastos (Paris)

Comentários

Recomendados

39 comments

Responder

Olha, eu realmente concordo com a sua reflexão. O peso não priva ninguém de ser amada(como vc disse) mas é muito mais fácil culpar algo como a gordura do que olhar pra dentro. É eu já fiz isso…mas a gente muda viu!

Ótimo texto.
bjo.

Responder

Olha, eu nunca tive problemas em relação a ficar com os caras por causa do meu peso. Apesar de ser gordinha, muitos caras me achavam bonita e gostosa, tanto que eu fiquei com muuuuuuuuuitos caras até hoje e nunca tive problema, sempre usei a roupa que eu queria, do jeito que eu queria e me comportei do jeito que eu queria.
Claro que existem caras que apenas querem nos usar e depois cair fora, porque pra eles, namorar uma menina gordinha não rola. (Mas isso a gente ignora porque caras assim…não valem a pena mesmo né?)
Graças as circunstâncias da vida, depois de um ano de solteirisse completa, eu encontrei um homem que me AMA do jeitinho que eu sou, com celulite, estrias, banhas, perebas, olheira, bafo, whatever…todos os defeitinhos básicos que nós temos (pelo menos a maioria).
Ele me diz todos os dias o quão perfeita sou pra ele e claro, isso fez uma transformação danada no jeito que eu me enxergava.
Eu lia várias revistas com aquelas CAPAS maravilhosas, mulheres de bíquinis com silhuetas perfeitas, nenhuma marquinha na pele, cabelos maravilhosos,etc.. e me sentia uma OGRA…. Depois que foram revelando COMO elas são maquiadas, photoshopadas,etc..eu pensei: QUAL MULHER É PERFEITA NATURALMENTE?
Não existe isso! Todas nós temos imperfeições, mas não podemos nos prender a isso.. HOJE eu sou FELIZ e me aceito muito mais do que antes (já achava que eu me aceitava muito antes, hoje então…nossa senhora).

ENFIM, o que realmente faz um homem gostar mesmo de uma mulher é o jeito que ela fala, se comporta, como ela o trata. Pois beleza um dia acaba e o conteúdo? Se o cara pega uma mulher apenas porque ela é bonita, logo ele dispensará a dita cuja e quando estiver mais maduro procurará uma COMPANHEIRA… pois ninguém merece ficar ao lado de uma MISS só que quando ela abre a boca só fala besteira,certo?

Meninas, minha dica é: Se joguem e sejam verdadeiras! As pessoas devem nos amar pelo que somos, não pelo que transparecemos!

;D

Responder

Deixando meus parabens

Responder

O grande problema nosso (e vc sabe o quanto eu me identifico com vc nesse ponto) é a nossa mania de projetar nossa felicidade sempre no outro. A gente cresce ouvindo que é feio ser egoista, é feio se ogulhar das próprias conquistas, que é sempre “nada mais do que sua obrigação” qnd vc conquista algum feito bacana ou “é feio se achar” qnd vc acha bonita ou acha que é uma pessoa bacana. Ao mesmo tempo, a gente cresce ouvindo papos sobre auto estima, da auto valorização. É CLARO que nossa cabeça dá um nó na nossa cabeça, e a gente cresce com esses conflitos.

Demorei muito para aprender a me colocar acima de todo mundo, e isso não tem NADA a ver com me achar, ser arrogante ou tratar as pessoas mal, muito pelo contrário: eu aprendi a não sentir o baque de tudo e principalmente, a não jogar a responsabilidade de ser feliz nas costas dos outros, pq no fim, é a gente com a gente mesmo. Ter um namorado, estar cercada de amigos, ter homens rastejando aos seus pés é tudo incrível, traz felicidade, mas não adianta ter tudo isso se você não tá bem com você, se você não se coloca em primeiro lugar. Mas acho que esse “egocentrismo” tem que ser saudável, não como uma forma egoista e “venha a nós” e nunca o vosso reino. É se colocar em primeiro lugar mas também pensar no outro, principalmente quando se tem sentimento envolvido.

A gente precisa parar de se envergonhar em ser feliz com a gente mesmo, em se aceitar e se colocar como prioridade. A gente precisa acreditar em nós mesmos e esquecer a insegurança. E isso vale para gorda, magra, gostosa, baixinha, alta, loira, morena, negra, japonesa, árabe, homem, mulher, travesti, bonito, feio…

=*

Responder

Awwwwwnnnnnn <3

Por isso que eu te amo, amiga, porque você me entende! Adorei seu comentário com todas as minhas forças!

Responder

Tá esse comentário vai ser baseado em minha vida que não é convencional ok, mas vai responder bem isso por que eu já cheguei quase o fim dessa estrada da auto-descoberta.
Bom eu já fui um nerdzinho tímido ao extremo com medo de se aproximar de qualquer moça, já fui capacho de mulheres que só queriam me usar na cama, e o peso era um desculpa que eu usava para não me valorizar e era uma desculpa e também não era, e nessa época não enxerguei que o verdadeiro eu especial já estava lá e eu apenas não dava valor.
A maioria das pessoas do mundo hipócrita de merda que vivemos, escolhe pessoas como se escolhesse carne no açougue, e é lógico que essas pessoas babacas vão escolher modeletes, mudos, ricos, sem filhos, que morem no mesmo andar, e que sejam subservientes apaixonados por eles e sozinhos. Por que?
Por que essas pessoas vão simplesmente ser objetos em todos os sentidos.
Mas isso é problema?
Esse tipo de pessoa você nem tem de considerar, por que são podres superficiais, egoístas sem sentimentos. Em resumo não é nem de longe o que uma pessoa legal, que tem conteúdo, que tem coração e quer pertencer e ser parte de alguém como um casal tem de procurar pra si, então se uma pessoa te julga por ser magra, gorda, branca, negra, qualquer coisa da aparência já merece instantaneamente um perfeito “Vai a merda”. Mas a gente se ilude com pessoas que quando são assim normalmente tem um bom marketing então entramos na delas.
Em resumo máximo: Se a pessoa te julga pela aparência e não pelo que você é de verdade, ela não merece você ao lado dela.
Agora por que entramos nas dessas pessoas?
Por que a gente é em parte igual a elas, a gente assume a visão delas da gente ou uma pior auto-imagem distorcida que nos faz aceitar qualquer tratamento de alguém que no fundo só quer nos usar e nos reduzir mais ainda, afinal assim não vamos embora (Oh, o que vou fazer se perder ele…?)
Bom, sim o peso é culpado de afastar pessoas fúteis que só querem a gente pela aparência, e a gente é culpado por pensarmos igual a elas e aceitar isso.
Agora, eu tenho a grande novidade para vocês. Sabe o que muda quando você emagrece e fica gostoso?
Nada.
Isso mesmo nada muda.
O que você é por dentro é vai continuar sendo o mesmo por dentro mudando apenas a sua auto-estima justamente por que uma parte de você pensa como o “Filha da puta” egocêntrico, e se você não tomar cuidado e eu vi muito isso em gente que fez cirurgia de estomago ou emagreceu agressivamente, a pessoa emagrece e se torna aquilo que a destruiu a auto-estima e começa a ter os mesmos comportamentos, então sim, a única diferença em estar magro ou gordo infelizmente é a auto-estima (Que montamos quase sempre com o ponto de vista errado, o dos “filha da putas”) e a imagem (que se for a coisa mais importante para você leia a texto a baixo e pare de ler esse comentário depois) .

“Então vamos se você quer ir numa balada e “catar” gente é isso mesmo monte uma imagem “pagando de gostoso” olhe pessoas que estão inseguras e jogue um charme, a pessoa vai cair e se for uma que esta com a imagem dela muito prejudicada mesmo você vai dar uma migalha e ela vai se tornar sua escrava, por migalhas isso mesmo, agora se você der sorte mesmo ela vai ser o tipo de moça do post a cima e ela vai fazer de tudo por você, em resumo sorte grande!!! Mas não se esqueça de trata-la meio mal por que assim você tirar a chance dela se dar valor e perceber que ela merece mais do que migalhas, o único problema é que ela vai se depreciar tanto que mesmo achando que tem um tesouro (Você) nas mãos ela vai começar a se auto depreciar e mesmo sendo uma ótima escrava você vai enjoar e ir embora afinal quem gosta de gente que se acha um lixo?
Ai não tem jeito mais uma balada e outra pobre pessoa para não perder o costume, só não seja idiota de pegar alguém como você pois esse tipo de pessoa só ferra coma gente, pegue gente legal, afinal gente como a gente é egoísta na cama e na vida, tipo se estamos ali já é um favor para o fracassado que esta com a gente e para que queremos alguém igual a gente chato na cama ?”
Manual do “Filha da puta” catador.

Bom se você não é uma pessoa como a que precisa da dica acima e era como eu era, inocente romântico que costumava ser o típico alvo do individuo acima e da parte de si mesmo que é igual a ele, você tem dois caminhos, se aceitar e procurar uma pessoa que como você quer amar cuidar e ser feliz, ou mudar para sua auto-estima se sentir melhor mas ai você tem de tomar cuidado também para não estar fazendo isso por que o canalha em você quer vir a tona ou pelo motivo certo que é seu exterior refletir o interior, não para criar mais um canalha egoísta, mas sim uma pessoa linda por dentro e fora (Mas cuidado pois a aparência não deveria importar mais do que tudo para alguém legal, ou será que seu lado filha da puta não esta ganhando a batalha pela sua alma).
Dica se você é moça do post acima, se ame, tenha sua auto estima refletindo o que você tem de bom a oferecer para os outros e para si mesma e não o que os “filha da putas” desejam de você , inclusive o interno que devemos vigiar para não aflorar e nos tomar. E lembre-se de que você é e tem de procurar, para não ser um “filha da puta”, escolha alguém não pelo peso mas sim pelo que a pessoa tem dentro de si, pelo coração, caráter, inteligência e ai sim você vai ser feliz e fazer alguém que merece feliz .

Bom é isso ai,
Abraços e beijos pessoas,

O Motorista…

Responder

Infelizmente, eu ainda sou escrava da minha falta de auto-estima. Sempre imagino que ninguém fica comigo e ninguém gosta de mim por causa do meu peso. (E, choquem-se, também por causa da minha cor de pele).

Eu achei sua reflexão fantástica, Paula. Mas eu ainda não consegui chegar a um pensamento parecido…

=/

Responder

Thaís,

Que isso?!?! Olha ai o que o motorista escreveu! Você pensa que eu tenho uma super autoestima? Tenho nada! eu me jogo aqui no GM pra aprender com vocês, pra enfiar na minha própria cabeça que eu sou muito mais do que um corpo. Não é fácil porque a gente convive com esse negativismo da sociedade desde criança (no meu caso), mas juro…é como eu disse: meia-dúzia de homens vão te deixar de lado por conta de aparência e desses, você não precisa! Eu prefiro, de verdade, ficar sozinha e estar bem e feliz do que ter um relacionamento com um cara que faça com que eu me sinta um lixo, desvalorizada e que não aprecie nada que eu faça pra ele porque eu sou a gorda e ele o “lord”.

Se sua vida amorosa não vai bem, faz o que eu disse no texto: enfrente seu monstrinho! O que é que você está ou não está fazendo? Claro que é mais difícil pra eu conseguir um namorado do que a minha amiga loira, magra do olho claro, mas há quem se interesse e ai o que eu faço? Tenho um comportamento inadequado e afasto o cara. A gente não pode usar o peso como desculpa para aquilo que está errado ou que não conseguimos mudar e muito menos a cor de pele. Para de ser boba, menina!

Olha, de verdade, eu te entendo e queria poder te dar um abraço agora e sentar e conversar horas com você sobre o assunto, mas o que eu tenho pra falar agora é isso: olhe pra você mesma, faça o melhor com aquilo que você tem pra oferecer e enfrente seu monstrinho! Tenho certeza de que a gente consegue melhorar!

Beijos!

Responder

Em primeiro lugar, Paulinha, eu fico muito, MUITO feliz que você tenha conseguido chegar sozinha a essa conclusão.
Porque esse é o tipo de coisa que não adianta os outros nos dizerem, a gente tem que perceber sozinha pra conseguir entender que É PRECISO MUDAR! E a partir de agora tenho certeza que você vai começar a sua caminhada pelo caminho da autodescoberta, da autovalorização e da elevação da sua autoestima.
Como outras pessoas já disseram nos seus comentários, se isso não é uma solução absoluta para todos os problemas, com certeza elevar a autoestima e melhorar a autoimagem é um grande e fundamental primeiro passo.

Eu, particularmente, enfrentei na vida esse tipo de dificuldade – de associar meu peso aos meus fracassos – não diretamente nas relações amorosas, mas quando adolescente nas relações de um modo geral, inclusive com amigos. Era aquele tipo que ficava sozinha na escola porque achava que ninguém gostava de mim, era muito calada e não interagia com a galera da minha idade porque achava que não aceitariam uma gorda no grupo, e assim sofri também, à minha maneira, uma série de privações que depois, quando fui superando, percebi que ocorreram por culpa exclusivamente minha e da minha visão distorcida das coisas.

Ou seja, de um modo ou de outro, seja na maneira como nos relacionamos com as pessoas por quem nos apaixonamos ou com os amigos, familiares, etc., no fundo tudo está diretamente ligado ao valor que somos capazes de dar e enxergar em nós mesmos.

Ninguém consegue admirar uma pessoa que não tenha um mínimo de amor próprio, muito menos manter uma relação saudável com alguém assim.

É um clichê tota de autoajuda barata, mas preciso repetir: As pessoas nos amam na mesma proporção que nós mesmos somos capazes de nos amar.

Beijos Fartos!

Responder

Em primeiro lugar, eu queria dizer que to de mal da dona Paula, pq fazer a amiguinha chorar NAO e legal.
Mas serio…

E inevitavel culpar nosso peso, sobretudo quando você se ve na minha situação.
Primeiro: venho de uma familia machista ao extremo, na qual a opiniao do homem e a que vale e ai da mulher se contestar. Isso vem do lado da minha mae, que e de origem arabe. E nisso eu vi meu primo q tb tinha problemas de peso virar O bombado, professor de educacao fisica e consequentemente, exemplo. Tenho 22 anos e em todos eles fui desprezada por esse lado da familia que nunca teve pudor em me olhar com cara de nojo e me chamar de gorda. E ainda tenho que ver primas magerrimas pulando de homem em homem e todo mundo achando isso o máximo (desde que eles tivessem dinheiro, pq essa tb eu tive de ouvir: que tenho que casar com homem rico! VE SE PODE?).

Outra situacao…
Sou uma das mais velhas na minha sala da faculdade, recheada de crianças de 18/19 anos, que buscam se afirmar como adultos quando ainda pensam como crianças de 8a serie. E claro que isso inclui desprezar as gordinhas da turma. Sao educados e tudo mais, mas a diferenca de tratamento e percebida no dia a dia.

Eu queria ter a auto estima da Paula e poder dizer o que ela diz nesse texto ai, mas eu ainda nao sou capaz de dissociar as porcarias da minha vida amorosa com o meu peso. Porque ate hoje so namorei uma vez e desde a decepção eu nao tive CORAGEM de me entregar de novo….

E isso ae… AHAZOU no texto!

Responder

Bom, o que dizer? Que eu sou terapeuta, trato da autoestima das mulheres, tenho uma boa autoestima mas mesmo assim, às vezes, me vejo às voltas com uma nuvem negra na minha mente que fica repetindo o mantra “ele não vai olhar pra você, você é gorda, se toca”. Outro dia mesmo a minha irmã me chamou para um barzinho, onde iam moçinhos muito interessantes, diga-se de passagem, junto com minha prima. Tanto minha irmã como minha prima são lindissimas e completamente dentro dos padrões (alta, loira e magra). Na hora eu senti uma cólica como não sentia há anos e “puxa, vou ter que recusar o convite”. Só a idéia de estar num bar com homens interessantes, acompanhada de duas beldades já me encheu de medo e dor de barriga.
O que eu penso é o que problema é um só: comparação. Nos comparamos o tempo todo com as outras mulheres e, claro, sempre perdemos. Uma vez eu vi um vídeo na internet que dizia que o gordo é o único que sofre preconceito e ainda acha que, de fato, tem culpa. Ou seja, é a mesma coisa de um negro se odiar por ser negro, ou um homossexual não aceitar a sua condição. É uma premissa de sofrimento, de baixa estima e de acabar a maioria das noites estatelada no sofá, assistindo qualquer porcaria e comendo mais ainda. Isso não é bom! Não é de Deus.
Confesso que achava que só eu me sentia assim. É como uma vozinha muito profunda, muito sutil, uma verdade absoluta na qual eu costumava acreditar. É uma coisa de se proteger sim, de não ver ninguém se aproximar e colocar a culpa no “ser gorda”. E quando eu vejo um casal com uma moça gordinha (ou gorda mesmo) passeando felizes de mãos dadas no shopping eu penso “como assim?”. Só pra provar que são as minhas idéias, o que é da minha mente e não a realidade que está me impedindo de amar e de ser feliz.
Obrigada por compartilhar algo tão íntimo e pode crer que eu sei o quanto isso é íntimo!

Beijos

Responder

Comentário

Em meio lagrimas a unica coisa possivel escrever nesse momento é …

P A R A B É N S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S!!!

Responder

Novamente um excelente texto escrito por essa pessoa maravilhosa, que tenho muito orgulho de chamar de prima.
Bom, não é somente entre as mulheres que isso acontece. É claro que a maioria, mas podem acreditar, isso também acontece com alguns homens, e não são poucos. O seu texto consegue falar por todas as pessoas (independente o sexo), somos pegajosos, elevamos as pessoas a nível de divindade, fazemos tudo por elas, tudo pelo medo de perdê-las.
O problema de se fazer isso é que ninguém gosta (nem mesmo os carentes) de uma pessoa pegajosa no seu pé, falando que você não é nada pra ela, que ela merece coisa melhor, bla bla bla…
Como a Paula disse, temos que ter equilíbrio com todos. Não adianta ser muito pegajoso, nem muito desligado. E outra, não adianta nos rebaixarmos pela nossa aparência, pela nossa personalidade, por nada. Devemos nos valorizar cada vez mais, procurar nossos pontos fortes e positivos. Nunca nos desvalorizar.
Pensamento positivo sempre!

Responder

Acredita que hj enquanto eu vinha do trabalho, pensava sobre a mesma coisa? Que talvez a minha solteirice, como vc disse, não é fruto da minha gordura e sim da minha postura diante desta situação. Tenho até a sensação que durante os meus 30 anos vivi como um avestruz: toda vez que aparecia alguém bacana, eu me escondia, de uma forma ou de outra. Afastei chances incríveis de ser feliz por medo, insegurança e por aí vai. E hj, incrivelmente acreditei que o tal patinho feio pode ser na verdade, um belo cisne.
O seu texto tá MARAVILHOSO, MEGA SINCERO, PARABÉNS! Realmente, vc conseguiu expressar o que a maioria da ala femininia cheia de formosura sente.

Bjks meninas!

Responder

Paulinha,
Fiz um post sobre a minha autoestima e o meu namorado.
Veja lá… http://maiorvaidade.blogspot.com/2011/03/um-designer-e-autoestima-de-uma-mulher.html
Ligue o seu botão da auto estima, ninguem te amará / respeitará se você não o fizer.
Beijo

Responder

Ótimo post!!! Me identifiquei bastante, porque qdo eu era mais jovem me sentia assim.

No meu caso rola um lance de família, a minha mãe sempre viveu de dieta pra atender as expectativas da família do meu pai. Conclusão ela acabou desenvolvendo uma compulsão alimentar, e sem se tocar acabou me passando toda essa bobagem de mulher ter que ser magra pra ser feliz. Pra falar a verdade até hoje ela tá nessas, é dieta da melancia, é acupuntura e por aí vai. Ja cansei de falar para ela que pra mim independente do peso dela é mãe mais bonita do mundo!!!

Graças a Deus, sim porque mesmo com todos os meus complexos de gordura, filha de pais separados. Que me casei com um homem que me ama do jeito que eu sou, e até gosta de ficar apertando as minhas gordurinhas por prazer.

Responder

Gente??? hahahaha que texto é esse? Antes de tudo: Parabéns néaammm amiga, chorei oceanos.
Não sou gordinha não. Mas me identifico muito com o texto, primeiro porque já fui gordinha e sempre projeto minhas realizações na minha aparência física, que tem a ver com sempre estar magra. Tento, mas não consigo fugir disso. Mas me identifico mais por que, olha só, sou negra, e a vida toda culpei minha cor pelo caos da minha amorosa. Dizendo “ai ele não me assume porque sou negra”, colocando toda a culpa no suposto preconceito que o cara tinha. Mas ultimamente tenho pensado em quantas vezes não usei isso como desculpa para esconder minha falta de tato? Talvez eu esteja errando, talvez como você disse, minha falta de auto estima, aliada com “colocar o outro em um pedestal” tenha acabado com qualquer possível relacionamento que eu pudesse ter. Porque não tinha espaço para humor, conversas, descontração. Era só medo, insegurança, medo… quem aguenta?
Sem contar os relacionamentos furados em que me meti porque acreditava que era a única coisa que eu conseguiria.
Como você mesma disse, aceitar isso e mudar é uma tarefa dificil, mas eu estou tentando, cada dia é uma batalha. Parabéns de novo!

Responder

Eu tenho um problema com minha aparência, não com o meu peso, sempre fui do jeito que eu quero por conta das aulas de ballet mas, meu problema é com o meu rosto, com meu cabelo. Sempre me achei um monstrinho, que meus outros problemas com meninos, com novas amizades, com popularidade são ligados a minha aparência. Mas eu estou começando a descobrir agora que o que realmente me prejudica é o meu comportamento. Preciso dar um jeito nessa atitude autodestrutiva, sério, acho que eu sou legal e tenho conteúdo suficiente pra manter qualquer amizade, qualquer namoro. Meninas, deveriamos desprezar quem só liga pra aparência.

Eu amei demais o seu texto, você fala tão abertamente!

Responder

Paulinha, minha flor, é o que eu sempre digo pras pessoas que estão acima do peso e vivem reclamando do mundo.
Muitas mulheres se comportam de maneira que as prejudica, não por causa de cabelo ou peso, mas por uma insatisfação pessoal muito mais profunda que a aparência. É muito bom sim fazer essa análise, nem sempre é necessário terapia, porque no fundo, TODOS NÓS SABEMOS NOSSOS PROBLEMAS.
Muitas vezes qdo se tem paz, a pessoa emagrece, pois a ansiedade melhora muito.
Muitas vezes engordei e depois entrava em deprê, mas eu sabia que muitas evzes comi pq nem sabia o motivo de comer: era ansiedade.
Faça isso, faz um bem se sentir bem,seja lá com que peso for.
Beijo!

Responder

Sabe Deus como foi que caí aqui…acho que foi clicando, clicanco, clicando e clicando em um monte de links e desaguei aqui na sua casa, dá licença, deixa eu chegar e entender melhor o funcionamento do estabelecimento…
Mas ô gata…como eu entendo isso tudo o que vc falou… Mas entendo dum tanto que me vi na sua pele. Minha vida sentimental era uma bagunça, nunca tive um namorado pra levar pra casa e apresentar. Um bofe de mãos dadas numa festinha com amigas, era só ilusão… Eu deixava que eles me usassem, abusassem, tipo gato e sapato, sacomé? Mas nunca me toquei realmente de que fazia isso…
Até que um dia um desses me trocou por uma outra, bem da feiosa, daquelas com tipo de biscate (sem preconceitos, só usando de sinceridade). Assim na minha cara dura, sem um dá licença e nem mais nada. Mas aí eu cansei…
Estava no terceiro ano da faculdade de jornalismo, com muitos quilos acima do ideal (mas são muitos mesmo, viu baby?!) e 25 anos. Aí sem do mesmo jeito que caí aqui no seu blog por acaso, um dia caí no blog de um carioca, sem mais nem menos fiquei por ali lendo os textos, conhecendo mais daquele moço da foto, tão bonito. Deixei um comentario, ganhei uma visita no meu blog. Trocamos emails, a conversa começou, trocamos telefones, as contas aumentaram. Compramos Tim…ahahahahaha. Vivemos assim um ano. Ele lá e eu aqui (no Mato Grosso do Sul), um ano de celibato (a parte mais difícil, confesso). Um ano só me dando a conhecer e conhecendo o outro. Nos falamos quase que 24 horas por dia, por telefone, email, msn, mensagens. Não tinha aquela cobrança, era diferente do que eu tava acostumada. Ele me dava um valor absurdo, que eu nao estava acostumada. Era um cuidado, um desvelo, preocupação. Um trem diferente de tudo o que já tinha vivido…
E daí que depois desse um ano fizemos a maior loucura que vc pode imaginar, ele pegou os panos de bunda, enfiou numas malas veias e veio pra cá. Assim, como quem vai visitar uma pessoa que conhece e veio embora… Veio mais de 1.200 KM me conhecer, me tocar, me olhar de perto… A primeira vez que o vi pessoalmente foi o dia em que casei com ele. Aqui ele ficou, casamos, compramos nosso AP que agora começa a ser reformado (reforma não é de Deus). Somos um casal diferente dos que conhecemos, somos sim. Fizemos uma coisa maluca, fizemos sim. Mas esse cara anda comigo na rua de mão dada, mesmo eu sendo gorda, acima do peso, fofa…chame como quiser…rs. Tem orgulho de mim, me ensina todos os dias que o mais importante de tudo é o amor próprio e o respeito que temos um com o outro…
A minha mudança de comportamento foi fundamental para dar certo, não tenho dúvidas, e tenha essa certeza vc tbem…acreditar que a peça fundamental do relacionamento é vc, faz toda diferença…
Toda a sorte, sua linda! E agora dá licença que eu vou ler o resto do blog que eu gostei…

Responder

Fernanda,

Que graça de comentário! Adorei tua sinceridade e seu carinho. Adorei saber da sua história e espero que um dia eu tenha uma sorte assim, também!
Estou tentando enxergar o que há de melhor em mim, lutar contra meu monstrinho e me disciplinar para que eu possa, um dia, viver aquilo que sempre almejei!

Um beijo enorme <3

Responder

Paula, sua linda. Como acrescentar algo a um texto tão gostoso e verdadeiro?
Aquelas verdades que a gente sabe, mas não acredita. E não só culpar a gordura, mas qualquer coisa que nos deixa insegura com a aparência. Acontece com todo mundo, né?
Beijo.

Responder

É muito legal qdo leio textos assim, que se expoe, mas nao se prejudicam…

Responder

Paulinha,disse tudo e mais um pouco,colega!
amei o texto,me fez chorar..beeeijos e muito obrigada por mostrar que não estamos sozinhas..

Responder

Muito bem colocado.
Concordo e muito com o que você escreveu.
É tão difícil deixar de agir assim.
Eu estou sempre expulsando os homens da minha vida.
Sempre com medo de ir mais a fundo,com medo uma hora mostrar mais quem eu sou,meus defeitos,dividir minhas angústias e minhas limitações…porque a gente quer se mostrar perfeita…e morre só de pensar no nosso companheiro compartilhando das nossas “limitações” e “defeitos”…

Responder

Nossa! eu sou e-xa-ta-men-te igual!

Responder

Querida,
Como muitas meninas, tambem me identifico com seu texto, e me identifico com o da Fernanda. Já escrevi um post sobre o empurrãozinho que o meu namorado dá na minha autoestima… rs… Se apenas peso fosse o problema, não existiria magrinhas lindas, sem namorados e/ou mal amadas… Autoestima é a grande questão!

Responder

eu sou me dou mal tenho 14anos não sou feliz tenho poucas amizades pras pessoas de minha idade e todos da minha familia falam mal de mim principalmente minha mãe e minha prima enão dou sorte em relacionamentos!

Responder

Amei,amei,amei… Nossa vc é o maxímo me fez sentir uma coisa q eu não sei explicar! Amei tmb o que a Fernanda postou ai no comentário foi muitoo lindo! Parabéns ♥♥♥

Responder

Comentário
eu sempre sofri quando as pessoas chegam pra mim e dizem nossa como vc tá gorda. Poxa eu sei disso não precisa ficar me lembrando e até meus país mesmo sabendo que uma vez eu quase morri por ficar sem comer.pra mim a minha vida tá sem sentido.

Responder

ningueem gosta de mim por que sou magra e negra 🙁

Responder

Oi, Thais,

Não pense assim, não! Acho que toda mulher passa por problemas de autoestima, mas a gente tem que entender que um dia alguém irá nos amar por aquilo que somos e não por causa de nossa aparência. Se for pela aparência, então não é amor e isso a gente não quer para nossas vidas, certo? Aprenda a valorizar o que você tem de melhor, tenha orgulho de você mesma, de sua raça que é bela e cheia de força….comece a se olhar no espelho com outros olhos 😉

Responder

Um lindo texto,tá de Parabéns,eu vivo isso
não seii mas o que faço ja tenteii de tudo para
emagrecer tenho 21 anos,sou apaixonada
pelo um rapaz,e o pior de tudo ele sabe,e eu não
consigo esconder,na frente dele finjo está tudo bem
mas depois choro por não te-lo e penso que é por causa
do meu peso,cor,e cituações economicas,pela parte penso
que ele já tinha sedido,mas a familia (mae) se envolver demais
palpites negativos,e previsoes que não vai certo (eu acho),ele
diz que me acha linda que tenho personalidade forte,mas que não
me ver como namorada ou mulher,e sim como amiga,amo ele faz muiito
tempo,e mesmo assim venho sustentando um amor individual,que eu chamo
de amor maiis deve ter outro nome,pq até onde eu seii o amor é uma a dois,
só sei que vivo fechada no meu mundo onde eu e ele são os atores principais
que aiinda sonho com a realidade de um final feliz,em um futuro proximo espero
está divulgando um livro sobre a minha historia,onde há começo,mais só Deus sabe
onde vai ter fim.

Responder

Comentárionao aguento mais ser gorda por mais q faca nada adianta estou a 4 dias sem comer emagrerc!!!!!!!!???????????????i nada, entao tenho q me matar sou gorda nao queria se!!!!!!!!r q eu faco morte e a unica coisa q resta!!!!!!

Responder

Gostei do que escreveu. Acredito que autoestima seja tudo. Quando se tem vc é feliz.
No meu caso nunca tive, passo dias na minha vida chorando e pensando em morrer. Namoro a quase 7 anos (desde meus 16 anos) e nos últimos anos nossa relação se tornou algo mtu ruim pra mim, nunca nos vemos e ele não faz nem questão disso. Se eu disser que em 8 meses só tivemos relação 1 unica vez vc acredita? Eu choro qse todos os dias da minha vida, penso em terminar, mas ele sempre diz q me ama, q me quer por perto e que não temos uma relação mais intima por falta de tempo por parte dele. (em setembro do ano passado terminei com ele ficamos 1 mes separados, dps ele implorou para q voltássemos a ficar juntos novamente… como eu o amo mtu, disse q voltaria mas q não toleraria as mancadas dele como combinar as coisas comigo e me largar pra sair com os amigos, como ele sempre fazia, ou até mesmo me tratar mal, etc. Ele concordou e voltamos). Mas ainda ficamos as vezes 2 semanas sem nos vermos…. eu reclamo e ele nunca nunca tem tempo!
Eu sofro tanto com isso…. desde q comecei a namorar engordei 47 quilos, sim, sou obesa… sempre penso que as pessoas me tratam mal (até mesmo meu namorado), me ignoram por causa do meu peso. Meu sonho é emagrecer, daí eu começo a dieta… ai acontece algo ruim, na maioria das vezes me sinto humilhada e começo a chorar e lá vou eu comer chocolate ou algo que me faça me sentir um pouco melhor… é como uma droga!
Juro que minha vida é insuportável, não tenho apoio de ninguém, nem mesmo familiar…
Não sei de onde tirar essa tal autoestima…
Nem dinheiro pra pagar um psicólogo eu tenho. Já procurei religiões… e nada, nada me faz bem, sempre me sinto sozinha. Sempre sozinha…

Responder

Olá, Dani Dani,

Fiquei extremamente comovida com suas palavras e posso dizer que senti sua tristeza nelas. Me deu um enorme aperto no coração e, se eu pudesse, gostaria de lhe dar um abraço e dizer que, de verdade, tudo vai se resolver e as coisas ficarão bem!
Quando estamos no meio da dificuldade, geralmente não conseguimos ver como a situação irá mudar ou que seremos felizes, mas eu acredito nisso, sabe? Nas mudanças e o primeiro passo é você começar a mudar aquilo que está errado em sua vida, mas vamos por partes!
Se você está infeliz em seu relacionamento, creio que você tem que tomar uma atitude por você, mesmo que implore em ficar junto, em querer continuar. Se ele não faz questão de te ver, de estar com você e se vocês nem estão se relacionando intimamente, por que continuar? Prolongar a sua insatisfação só irá gerar mais problemas.
Sobre o lance do peso…é, minha amiga…assim como vc, eu e mais várias outras leitoras aqui temos dificuldades para emagrecer, mas a gente tem que tentar, sabe? Procure fazer um pouquinho a cada dia. Não adianta querer emagrecer do dia pra noite. Comece fazendo uma caminhada, diminua algumas coisas e vá aos poucos. É o que eu estou tentando fazer porque não existe milagre e não é fácil!
Será que na sua cidade não existe algum grupo de autoajuda ou de terapia gratuita? Às vezes algumas instituições oferecem esse tipo de apoio…dê uma olhadinha. O que eu posso te dizer é que você tem valor e não tem que pensar em morrer: você tem é que descobrir qual a melhor maneira de viver a sua vida e o que é que te faz realmente feliz. Você não está sozinha! Deus está sempre ao seu lado e se precisar conversar ou desabafar, pode me escrever sempre que quiser que irei te ouvir e te aconselhar da forma que eu puder: [email protected].
Não desista de você….esse é o único pedido que eu te faço neste momento!
Um grande beijo,

Paula

Responder

Caraca, parece que a Paris que escreveu esse post sou eu. Ela me descreveu em cada linha e em cada problema com relacionamento. Vivi a pouco um relacionamento que me botava pra baixo, dizendo que eu estava gordinha, que eu tinha q perder tantos quilos… Sendo q eu nao me achava tao ruim assim… Sem contar que eu aceitava todas as condicoes dele, até as mais humilhantes, por achar que homem está dificil…. Mas e eu???? Onde eu me colocava… Meu local era la embaixo, na rabeira, porque eu deixava… Tenho sofrido bullying no meu trabalho com uma pessoa, que tem pegado no meu pé todos os dias… Outro dia ela me disse “Eneida, vc tem um rosto bonito, mas tem muito peito, precisa fazer uma cirurgia…”Quem é ela pra achar o que eu devo ou nao fazer??? Mas, mais uma vez eu fiquei quieta e concordei que meus seios sao grandes… Eu preciso reconstruir minha vida, me reequilibrar… Tenho tomado remedios antidepressivos, e tenho só 29 anos… Mas como a blogueira mesmo disse: buscar o equilibrio é um trabalho árduo…. Vou tentar e espero conseguir…

Responder

Então, vamos lá!
Já ouvi várias e incríveis piadas a respeito de peso e formas. Sou gordinha desde sempre. Apenas em um dado momento na minha vida tive um deslumbre de “gostosa para a maioria dos integrantes da sociedade”. Foi bacana escolher… com quem ficaria, ou conheceria e por aí vai.
Tenho 28 anos, e estou na casa dos 90 kg. Mas não sou tãããão baixinha…1,69m.
Tenho um amigo que sempre disse “gordinha é igual a pantufa: gostoso, quentinho, confortável, mas impossível de sair na rua com ela”. Sério!? Já ouvi todo tipo de piada e todo tipo de apelido. Vindo da família e dos pseudo-namorados, noivos e companheiros. Sem contar nos ambientes de trabalho e estudos.
Isso atrapalhou muito todos os tipos de relacionamento. Por que? Porque tenho uma irmã “gostosa” (magra) que sempre chamou muita atenção. No fim eu era a do rosto bonito, conteúdo e super bacana… mas o que saltava mesmo era a “irmã super gostosa”. Ouvi diversas vezes o quanto eu sou linda e TENHO que emagrecer.
Emagrecer por saúde? Beleza… farei isso. Mas por estética??? Não.. Sou linda, divertida e mais tantos adjetivos… (é o que dizem)… portanto não faria por pura ditadura social.
Atualmente, depois de terapia e vários tratamentos para emagrecer que não deram em nada a contragosto da minha vontade e esforço, estou começando a me sentir feliz. E agradecendo aos imbecis que me achavam gorda demais para namorar.
Tendo ou não que emagrecer, temos que nos encontrar. Debaixo da casca…da aparência, sair do superficial e se emaranhar numa busca profunda de sentir-se feliz da forma que for.

Responder

Branka, com certeza e são esses babacas que nos ajudam a perceber o quão maravilhosa somos realmente. Eu jamais ficaria com um cara que estivesse a fim de mim mais por causa da minha aparência do que qualquer outro aspecto e isso deve ser difícil de perceber de início quando se é considerada “muito bonita”. Sei lá… A gente meio que já vem com esse filtro ligado e consegue sacar logo se o cara tá com vergonha de sair com a gente na rua e aí a gente já manda passear. Dói e muito, mas isso nos fortalece.

Fico feliz em saber que você está se encontrando do jeito que é e que não está preocupada em emagrecer para agradar ninguém! Arrasou, garota!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *