No último fim de semana, nos dias 23 e 24 de julho, ocorreu o único evento de moda destinado à moda plus size. O Grandes Mulheres acompanhou o último dia de desfiles e aproveitou o momento para conversar com os principais estilistas e donos de marcas do segmento.

A estilista Ana Lisboa, no mercado há cinco anos com moda íntima e praia da marca que leva seu nome, conta que começou a confeccionar para as mulheres acima do peso devido às dificuldades com o próprio corpo. “Também sou uma grande mulher e não achava nada para vestir e me sentir bonita. Hoje, minha maior satisfação em manter a Ana Lisboa – Lingerie para Grandes Mulheres (sim, ela leva o GM no slogan) é a alegria das clientes.”

Segundo a estilista, as mulheres chegam em sua loja com a autoestima em baixa, infelizes com o corpo e com a vida. “Não é porque é gorda que não pode ser bonita, infelizmente muitas mulheres não conseguem entender isso. Mas ao colocarem uma lingerie bonita, que não apertam o corpo é uma vitória também para mim.”

Ana Lisboa em momento de descontração com a jornalista Pâmela Nunes e a modelo Silvia Neves
Sleepwear de Ana Lisboa

Outra marca de renome é a Ness Lingerie, de Márcia Ramos. A dona da fábrica e responsável pelas criações revela que ainda é pequeno o público consumidor, embora esteja crescendo a cada ano. “Tenho clientes fiéis, já que há 10 anos a Ness está no mercado, mas muito precisa ser feito ainda. A moda plus size está restrita a São Paulo capital, disseminada em pouco municípios do interior paulista, mas para por  aí.” A intenção de Márcia é expandir as vendas para o resto do País, atingindo também as gordinhas do resto do Sudeste, além de Nordeste, e Sul.

O romantismo da Ness lingerie

Sulistas

E quando o assunto é a moda plus size no Sul do Brasil, o tema é ainda mais crítico. A estudante e blogueira do Manual Prático da Gordinha, do Rio Grande do Sul, Litha Bacchi, 21 anos, revela que toda sua família é de gordinhos, e quem disse que se aceitam? “Somos descendentes de italianos, como a maioria das pessoas de lá [Rio Grande do Sul]. Entre nós existe até piada de gordo, ninguém se aceita como tal.” Moda? Outro assunto tabu. Quando há peças legais é um achado, mas a sorte nem sempre bate a porta. Assim, lança-se mão da criatividade.

Litha esbanjando simpatia e estilo na FWPS

Corroborando com a ideia de Litha, a modelo Lauren Sieminski, 30 anos, afirma que a maioria das pessoas da região está acima do peso, com o manequim entre o 44 e 46, mas nem assim há atenção para os consumidores em potencial. “É um mercado muito conservador. Nem os próprios gordos se aceitam. A começar pela confecção de vendas até chegar à contratação de modelos. Não há agência que empregue modelos plus size, é necessário dar a cara à tapa.”

Lauren Sieminski e seu visual despojado

Lauren ainda conta que quando aparece trabalho não existe cachê, na maioria das vezes. “É o esquema de permuta. Ou locação ou doação de roupas, dificilmente se ganha dinheiro”, por isso, não dá para sobreviver apenas com a profissão de modelo, que acaba se tornando um emprego alternativo ou hobby de fim de semana ou quando aparecem eventos.

Comentários

Recomendados

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *