De acordo com levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), as varizes atingem 20% da população adulta.
Mais comuns nos pés e pernas, varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem sob a pele e são facilmente visíveis. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre.
A palavra variz se origina do latim varix, que significa serpente. A causa das varizes provém de diversos fatores, responsáveis por dificultar a volta do fluxo sanguíneo dos membros inferiores em direção ao coração. O sangue não retorna da forma como deveria, prejudicando a circulação no local e causando dilatação das veias. Segundo o Prof. Dr. Miguel Francischelli Neto, especialista da Clínica Naturale, em São Paulo, a principal causa das varizes é hereditária, potencializada pelos seguintes agentes:
•Sexo: as mulheres, por conta das variações hormonais, têm mais chances de adquirir varizes;
•Idade: influi na tonicidade dos tecidos;
•Obesidade: também influência o tônus tecidual;
• Prisão de ventre: causa aumento da pressão abdominal;
•Hábitos posturais: a permanência por mais de seis horas por dia na posição em pé ou sentado favorece o edema postural dos membros inferiores e a doença varicosa;
•Gravidez: as varizes ocorrem não somente devido à elevação exacerbada das taxas dos hormônios femininos, mas também pela compressão da veia cava inferior pelo útero gravídico, dificultando o retorno venoso;
•Uso de anticoncepcionais;
•Traumatismo;
•Cintas abdominais: se apertadas podem aumentar a pressão intra-abdominal e dificultar o retorno venoso;
•Cigarro: prejudica a circulação;
•Sedentarismo.
Algumas pessoas apresentam minúsculas ramificações de coloração avermelhada. Chamados de vasinhos, estes casos só trazem incômodo estético. As varizes provocam inchaços nas pernas e tornozelos no final do dia, sensação de fadiga, peso nas pernas, coceira, dores e queimação nas pernas e pés.
Precauções
O controle do peso, a prática regular de exercícios físicos e hábitos saudáveis podem ajudar. Outra dica é evitar permanecer na mesma posição (em pé ou sentado) por longos períodos.
Para quem tem tendência a desenvolver varizes, as meias de compressão contribuem para prevenir e dar conforto. “O uso de meias em geral se torna mais comum no inverno e melhor ainda quando, além de aquecerem, também podem auxiliar na saúde das pernas. As meias de compressão suave Kendall ajudam na prevenção e no tratamento das varizes tanto em mulheres como nos homens e podem ser usadas por todos aqueles que sentem algum sintoma de problemas circulatórios desde os mais simples, como inchaço, até mais graves”, explica Márcia Castelo Branco, gerente de relações públicas e porta-voz da Hanesbrands, dona da marca de meias Kendall.
O tratamento dos tipos de varizes inclui a cirurgia convencional, microcirurgias, aplicações, laser e outras técnicas utilizadas de acordo com a gravidade do problema e expectativa do paciente.