Você sempre se perguntou: porque comer alimentos com gordura é sempre mais gostoso? Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, também. E eles descobriram que a resposta está no cérebro. Os alimentos gordurosos estimulam a área do cérebro ativada pelo prazer, o chamado córtex cingulado. Ou seja, comer uma picanha gordurosa ou um doce super calórico faz o cérebro receber a informação como se fosse um carinho ou o cheiro de um maravilhoso perfume.
Os cientistas chegaram à conclusão depois de submeter um grupo de voluntários a testes de ressonância magnética logo após beberem um líquido sem cor e sem cheiro. Os voluntários que haviam recebido óleo vegetal, com gordura, tiveram a área cerebral do prazer ativada. Esta zona do cérebro também é ativada pelo recebimento de prêmios, promoção no trabalho e até pelo consumo de drogas.
Avanços
O estímulo prazeroso no cérebro pode explicar porque quando estão tristes ou nervosas muitas pessoas recorrem às comidas gordurosas, doces e chocolates para afogarem as mágoas. A descoberta pode ajudar os cientistas a criarem um medicamento ou receita para substituir os efeitos causados pela gordura no cérebro e ajudarem muitas pessoas a fugirem do “vício”.
A pesquisa da Universidade de Oxford pode ainda ajudar a entender porque algumas pessoas se rendem mais ao apelo das comidas gordurosas do que outras. Nelas, o córtex cingulado seria mais estimulado pela gordura.
A razão de a gordura ser um estímulo de prazer remonta a pré-história, quando a comida era escassa e o acúmulo de calorias era sempre bem-vinda e, como hoje, bem interpretada pelo cérebro.
Fonte: Revista Veja, Revista Fapesp
O trecho acima do filme Chocolate (Lasse Hallstron, 2000) mostra a compulsão pelo chocolate em um momento de raiva.
Um comentário
Nome* brenda
Comentárioeu quaze nao como alumentos gordurosos mas adimito gosto deles
ATE ME DEU VONTADE!!!!!!!!!!!!