A insegurança é um fator que afeta o equilíbrio emocional e a estima de muitas mulheres. Vítimas de si próprias, as mulheres inseguras não conseguem ver além da própria limitação em que se colocaram. Frequentemente acreditam que aquilo que pensam de si mesma é também o que pensam os outros a seu respeito; podem fazer cena e causar drama para obter afeto, atenção ou elogios – tudo isso, na verdade, para que se sintam lembradas e amadas.
A baixa autoestima pode ser um grande problema nos relacionamentos, pois a mulher insegura tende a criar situações desconfortáveis para o homem. “A insegurança leva a mulher a não se entregar por inteiro ao relacionamento, o que a torna arredia. Com frequência ela irá se negar a fazer sexo e tem acessos de choro, prostração e ciúme”, explica o psicólogo Silmar Coelho, especialista nas áreas de aconselhamento familiar, liderança e motivação.
Se a mulher não se sente bem com sua aparência e por isso está se sentindo insegura, tomar medidas para melhorar a autoestima é extremamente importante para a saúde emocional e para o relacionamento. “O homem se preocupa com a aparência sim, pois é extremamente visual. O amor pode vencer qualquer barreira, mas o desleixo com a aparência contribui muito com as dificuldades”, destaca o psicólogo.
Mas e a questão do corpo? Será que aquelas gordurinhas que tanto podem incomodar são também um incômodo para o outro? O problema é que muitas mulheres associam a questão do peso com a falta de beleza. “Gordura não é sinônimo de feiura. Temos que vigiar para não nos tornarmos reféns da opinião dos outros. A sociedade dita a moda e para vencer essas barreiras, o indivíduo tem que ser maduro e emocionalmente saudável para vencer essa tendência”, aponta Coelho.
Algumas dicas para driblar a insegurança:
– Comece a valorizar aquilo que mais gosta em você, tanto na parte física como em sua personalidade;
– Se encare no espelho e comece a dizer para você mesma porque você se ama;
– Invista em você mesma: cuide de seu corpo e de sua mente. Faça exercícios físicos, tenha uma alimentação balanceada, desfrute de bons momentos de lazer e procure ter boas noites de sono;
– Se arrume logo ao acordar. Vista-se bem para você mesma antes de tentar ficar bonita para alguém;
– Arrume o cabelo, perfume-se, use maquiagem e sinta que você mesma está se amando, que está fazendo isso tudo por você;
– Ao começar o dia, procure fazer as tarefas que menos gosta primeiro, pois ao final do dia, quando estiver mais cansada e o desânimo começar a bater, você terá que lidar com as tarefas que mais lhe dão prazer.