Proteja-se dos raios solares nocivos e combata a doença
Mesmo sendo mais comum em pessoas com mais de 40 anos e pele clara, o câncer de pele de também atinge pessoas jovens e de pele negra. Esse tipo de câncer é o de maior incidência no Brasil, pois a cada ano aproximadamente 120 mil brasileiros desenvolvem a doença. Embora os dados sejam alarmantes, pesquisas indicam que 70% dos brasileiros não se protegem do sol.
Cuidado com o bronzeamento artificial
Procedimento que virou polêmica, não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O órgão passou a exigir, desde 2003, que estabelecimentos apresentem à Vigilância Sanitária local o Termo de Ciência e Avaliação Médica do cliente, bem como o cadastro de pessoas atendidas pelo estabelecimento com datas, duração e intervalos das sessões de cada um, além dos registros de reações adversas ocorridas durante o processo.
O médico dermatologista Antonio Carlos Ceribelli Martelli, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, afirma que as pessoas não dão importância a esse procedimento e que os pacientes nunca vão ao dermatologista pedir um atestado para fazer o bronzeamento artificial.
Como prevenir o câncer de pele
- Evite o sol das 10h às 16h
- Use um bom filtro solar uma hora antes de se expor ao sol. Não adianta passar o filtro minutos antes. A aplicação deve ser refeita a cada duas horas. Se a pessoa estiver na água, então deve ser feita a cada hora
- Fique atento à lesões que aparecem na pele. O procedimento ideal é procurar um dermatologista imediatamente
- Use roupas e acessórios que ajudem a se proteger do sol
- Evite o bronzeamento artificial e a exposição prolongada ao sol
Leia mais: O desejo da pele dourada