Imagem: pesquisa GoogleO brasileiro é um dos povos que mais tem o hábito de usar remédios sem prescrição médica. Há quem adore “passear” pelos corredores da farmácia para pegar vários produtos que estão em exposição com a desculpa de que se estão ali, é porque são permitidos. Assim como outros medicamentos, há uma grande variedade de colírios em exposição nas prateleiras, mas cuidado: o uso indevido pode lesionar sua visão.

Assim como qualquer outro medicamento, há diversos tipos de colírio e os efeitos colaterais podem aparecer. “Todo colírio deve ser usado sob orientação medica, pois alguns induzem glaucoma e até catarata. No entanto existem os colírios lubrificantes que são como os hidratantes corporais, agindo na hidratação dos olhos. Esses são os indicados para ter em casa e podem ser usados em uma emergência quando não se sabe o que fazer”, esclarece a oftalmologista Drª Juliana Freire.

Os colírios lubrificantes não têm contra-indicações e são muito usados rotineiramente em pacientes que permanecem muito tempo na frente do computador ou em leituras prolongadas, pois evitam o olho seco, o cansaço e o desconforto visual no final do dia. Assim, ao procurar o oftalmologista, questione sobre os colírios lubrificantes que poderão ser usados sem riscos futuros.

Já os prejudiciais são aqueles que contêm em sua composição substâncias vaso construtoras, que servem para deixar os olhos mais brancos, e os que apresentam corticóide. Um pode levar à dependência e o outro pode causar catarata e glaucoma.

Leia mais: Cuidado com a conjuntivite!

Consultoria: Drª Juliana Freire, especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, tem sub-especialização em retina com grande atuação em Retinopatia da prematuridade, uma das poucas profissionais do Brasil atuante nessa área, assim como no âmbito de idosos em degeneração macular relacionada à idade, atingindo portanto todas as faixas etárias.
Site:www.julianafreire.com.br

Comentários

Recomendados

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *