Já faz alguns anos que pesquiso sobre padrões de beleza e como eles afetam diretamente a vida das mulheres. Essa temática me fascina porque o conceito do que é belo varia muito de pessoa para pessoa. A relação que cada mulher tem com sua imagem é única e as mensagens recebidas por meio dos veículos de comunicação e da sociedade influenciam diretamente na visão que ela tem de si mesma, na construção de estereótipos e do que, para ela, é bonito ou feio, aceitável ou inadmissível.
Na última sexta-feira a Natura exibiu durante o final da novela A Regra do Jogo sua nova campanha: “Viva sua beleza viva”. Quando vi o comercial fiquei realmente mexida. Como não se arrepiar com a locução de Arnaldo Antunes proferindo um discurso tão verdadeiro e tão necessário? Deu para sentir que a marca está celebrando a beleza de forma única e incentivando mulheres a se amarem e se aceitarem como são, cada uma com sua individualidade e características. A mensagem de que vivemos buscando o que é irreal sendo que somos reais, mudamos com o tempo e estampamos em nossos corpos a nossa história é libertadora!
Passei muitos anos da minha vida me sentindo feia ou indigna, vendo revistas e pensando – como se observasse um catálogo de compras – que se meu cabelo fosse do jeito X, meus lábios do jeito Y e meus seios do jeito Z eu, então talvez, pudesse ser linda. Cresci me inspirando em um conceito de beleza que não é real e que me fez pensar que eu era toda errada. Essas experiências me machucaram muito e deixaram sequelas. Hoje, mais madura e consciente do que realmente é a beleza, passo por um processo de desconstrução de estereótipos para que, assim, eu consiga ajudar outras mulheres a trilharem esse mesmo caminho em busca do amor próprio e da felicidade.
Convido você a assistir o comercial da Natura no vídeo abaixo. Mesmo que você já tenha visto na TV, dê o play novamente e ouça, muito atentamente, a mensagem narrada por Arnaldo Antunes. Um discurso que verdadeiramente precisamos ouvir vindo da mídia e das marcas porque esses são os maiores indicadores de que a sociedade está passando por uma revolução. Quando uma empresa tão importante trabalha em cima da desconstrução de estereótipos e em prol da beleza verdadeira é porque algo realmente está acontecendo e pessoas estão tendo suas vozes ouvidas. Para mim essa campanha é tão regozijante para a alma quanto um gol da seleção brasileira em final de copa. No fundo, tudo o que queremos, é a liberdade de celebrar a beleza como ela deve ser: viva e verdadeira!
Viva sua beleza viva
A campanha também mexeu com vocês? Como vocês se sentem ao ouvirem um discurso tão libertador sobre beleza? Vamos conversar nos comentários!
* Este post é um publieditorial
9 comments
Eliane Saleti Verri
Sabe Paula eu tbm já tive muito medo de me sinto expor e de procurar a perfeição mas já alguns anos eu não me importo mais com isso. Me acho linda mesmo com os quilos a mais. E te digo, vc tbm é responsável por isso
Me amo tanto que sábado agora, dia 12/03 participei do Miss Grande São Paulo Plus Size. Não pra fazer carreira de modelo pq tenho 40 anos e sou professora com muito orgulho. Mas pq me acho linda e queria mostrar para outras pessoas. Não ganhei mas gostei tanto que vou participar do Miss Estadual.
Obrigada Paula por fazer parte dessa história.
Paula Bastos
Elaine, que fofa você! Fico muito, mas muito feliz em saber que, de alguma forma, eu contribuí para a sua aceitação. Desejo que você brilhe sempre e inspire outras mulheres a se amarem e a enxergarem a beleza em si mesmas. Temos que ser luz por onde passamos e juntas fazemos muito mais diferença! <3
Beijo enorme
Ludimyla
Nossa Paulinha, que coisa linda e especial. É muito bom saber que uma empresa tão grande pode mostrar algo tão verdadeiro.
#Vivasuabelezaviva
Paula Bastos
Ludi, eu vejo isso como o começo de uma grande e importante revolução no segmento de beleza. É o início de algo lindo <3
Beijo grande
Solimar
Texto maravilhoso e real. Adorei o comercial da natura, que envolve e nos faz perceber que a beleza está nos detalhes, que ela muda a todo momento e é diferente para cada um. Aceitar nossas particularidades é verdadeiramente viver a beleza! Incrível!
Paula Bastos
Ficou muito bem feito, né? E esse discurso é muito empoderador. Eu acredito que será o início para uma grande mudança!
Beijos <3
Rosemeire Oliveira
Muito bom mesmo, na maioria das vezes, bucamos beleza totalmente fora do nosso padrão!
Paula Bastos
Sim! E a mídia ajuda muito, por isso é tão importante que essas iniciativas comecem, pois isso tudo mexe com as mulheres, envolve o mercado e é um ótimo pontapé para uma mudança!
Beijos, Rose!
Gustavo
Interessante.