Ontem, 26 de abril de 2010, tivemos o desprazer de ler algo que nos deixou um tanto quanto decepcionadas e até impressionadas. No Twitter, alguém enviou uma nota de fofoca dizendo que a atriz Nívea Stelmann havia ficado magoada com uma fã e decidiu desabafar em seu blog pessoal.

Logo nas primeiras linhas a atriz diz que ficou decepcionada com a grosseria da pessoa e de repente, do nada, entra no assunto beleza com o seguinte comentário:

O que eu não consigo entender é por que uma pessoa agride a outra do nada com patadas??? Se ela é gorda e feia??? É sim!!! Embora, sem demagogia, todos nós somos bonitos ou feios para uns… e isso não tem a menor importância. Beleza interior? Infelizmente essa criatura também não possui.

Ao ver a declaração da atriz Nívea Stellman no bloglog da Rede Globo, a equipe do Grandes Mulheres se deparou com mais um preconceito enraizado na mentalidade de pessoas. Por trás – e nem tão por trás assim – do desabafo de Nívea, há a ideia de que a mulher mal amada é por consequência gorda e feia, ou talvez isso seja a causa de ser mal amada. O problema aí explicitado é ainda mais grave porque a atriz tem popularidade nacional, tem inúmeros fãs pelo país e, por isso, é também formadora de opinião.

Não queremos entrar aqui nos motivos do descontentamento da atriz em relação ao comportamento supostamente grosseiro da mulher, a discussão aqui não é outra senão a reprodução de preconceito infundado. Talvez, Nívea tenha apenas se expressado mal, não usado bem as palavras, mas ao escrever na web, todos sabem que os cuidados precisam ser redobrados.

Ao acessarmos o endereço eletrônico da atriz na tarde de hoje, o Grandes Mulheres constatou que o desabafo havia sido editado, depois de tantos comentários em repúdio à declaração infeliz de Nívea.

Reprodução

A atitude de Nívea demonstra o quanto os seres humanos de fato precisam evoluir. Agir de tal maneira nos remete ao período da infância em que nossos coleguinhas, para nos ofender profundamente, apelavam para um “gordo! orelhudo! quatro olhos!”. A verdade é que esse terrível hábito continua enraizado em nossa essência, pois frequentemente nos deparamos com algum indivíduo apelando para a ofensa física, porque em nossa sociedade obcecada pela beleza, infelizmente falar do físico de alguém é o mesmo que atingir o ápice do prazer sádico por denegrir a imagem do outro.

Nunca esqueceremos da lição que a brilhante escritora norte-americana Wendy Shanker nos ensinou. No livro Manual da Gordinha Feliz, a autora fala sobre o peso da palavra gorda. De acordo com Wendy, o significado da palavra gorda na atualidade não é apenas um adjetivo descritivo como alto, baixo e magro são, mas vem cheia de significados negativos implícitos porque a palavra gorda remete a outros conceitos como: lento, preguiçoso, comilão, feio, incapaz e etc.

Ao ler o texto da atriz, foi exatamente isso que nos veio em mente. As palavras gorda e feia foram associadas ao mau comportamento da pessoa. Agora, se o problema foi o comportamento dela, de que importa a aparência? É como se ficasse subentendido que os gordos de fato são feios, mal educados, mal amados e mais uma lista de adjetivos negativos, como diria Wendy. Um dos comentários que foi apagado pela atriz, inclusive, dizia exatamente isso.

Já não basta termos estampado nas piadas, dizeres e olhares a exclusão de toda uma sociedade para quem está acima do peso? Quem é gorda (o) não precisa de mais uma pessoa para endossar a marginalização. O padrão de qualidade vai muito além da forma física, não é, Nívea?!

Comentários

Recomendados

16 comments

Responder

“há a ideia de que a mulher mal amada é por consequência gorda e feia, ou talvez isso seja a causa de ser mal amada”

É bem isso mesmo, infelizmente!

Responder

Não entendi o texto…
A princípio eu achei que fosse um texto favorável ao tweet da Nívea, mas depois vi que era o contrário. O que tem de errado no que ela disse? Sério, não entendi. Tô me sentindo super burra, haha.

Responder

Li e reli e continuo não vendo nada demais na declaração da Nívea. Ela complementou a frase com “todos nós somos bonitos ou feios para uns”, e com isso ficou bem claro que a mesma pessoa pode ser uma “gorda e feia” pra um e para outra pessoa, ser uma “princesa linda”.
Quanto ao peso do adjetivo “gordo” e “feio”, isso nunca vai mudar. Não há livro best-seller que remova o lado negativo de “gordo”.

Vou te dar um exemplo: a suástica, o que te vem em mente? Nazismo, é claro. Esse símbolo será sempre lembrado como o símbolo do nazismo, logo, algo extremamente negativo. Mas a princípio a suástica era um símbolo pagão, algo como um amuleto da sorte, nada tinha a ver com Hitler, guerras e nazismo. Adianta explicar pra alguém se um dia quiser sair com uma suástica estampada? Não né.

Ainda que o “gorda” pare de ser citado de forma perjorativa, ela certamente seria substituída por algum outro adjetivo, e no futuro iria existir esse mesmo debate acerca da tal palavra haha.

Aliás, acho bacana os gordos, gordinhos e gordões que encaram isso numa boa e fazem piada sobre!

Responder

Aaaah, esqueci de dizer que eu sou uma “gordinha”, ok? Estou com bem mais de dez kilos acima do peso, haha! E tô numa boa! Nem esquento com esse lado negativo do “gorda”.

Responder

Recebi um link dest post essa semana, mas qdo entrei no blog da atriz não encontrei nenhuma citação polêmica. Agora, lendo este post vi o destaque que deram ao comentário infeliz da moça.

Minha dúvida é, de onde tiraram este trecho? Será que a atriz alterou o seu blog deletando o trecho comprometedor?

Responder

Alcione,

Sim. Infelizmente a atriz editou o texto depois do bafafá que deu na internet. Ela deletou inclusive comentários de pessoas que a criticavam por estar se igualando à moça ao apelar pela ofensa física.

No dia em que lemos o post, esquecemos de dar Print Screen e depois de tantas críticas, acho que ela se tocou e editou o que havia escrito, mas o texto estava exatamente como publicamos em azul.

Responder

Camila,

Compreendo perfeitamente sua posição e infelizmente também acho que se um dia a palavra gorda mudar de significado, acabarão encontrando outra para “fazer o serviço sujo”. O fato que nos incomoda é que a atriz apelou para a ofensa ao físico da mulher a chamando de gorda, quando poderia simplesmente ter se queixado do mal comportamento da mesma. Por que ela foi apelar para o físico, entende?
Para nós isso é algo muito pré-escolar, preconceituoso e se tratando de uma pessoa “pública” que a atriz é, ela deu um péssimo exemplo, por isso expusemos nossas opiniões nesse editorial.

Responder

Desconsiderem meu comentario anterior, agora entendi a novela desse infeliz episódio de Nívea Stelmann.

Bom, a atitude de deletar o trecho do comentário ridículo só enfatizou o preconceito da atriz e a forma pobre dela pensar e agir. Que a pessoa tenha sido mal educada, grosseira, ok. Mas enfim, o que isso tem a ver com o peso e/ou aparência física da pessoa? Que mentezinha pequena hein Nívea.

Mas infelizmente Nívea é só mais uma, pois sabemos que existem por aí uma série de celebridades “gordofóbicas” e se acham superiores por terem acesso à cirurgias/tratamentos estéticos que as “moldam” conforme a imposição dos padrões de beleza.

Agora pergunto, será que, se a pessoa a agir grosseiramente com a atriz fosse Claudia Gimenez, Preta Gil ou Fabiana Karla, a reação seria a mesma? Será que Nívea Stelmann as chamariam de gordas e feias? Acho difíci…

É minhas amigas, este é o universo de celebridades que muito cultuam, idolatram, sem ao menos conhecer ao certo seus valores e modo de pensar e agir.

Responder

Acredito que venha havendo uma grande confusão entre grosseria e ofensa. A Nívea sentiu se distratada e ao invés de desconsiderar, tentar ser superior …o que Deus sabe nem sempre ser possível, pois somos humanos, usou de uma forma pejorativa e depreciativa o formato do corpo de uma determinada pessoa. Infeliz em sua resposta, realmente infeliz.

Concordo plenamente que a beleza interna se reflete externamente, mas neste caso, por um comentário descabido, mostrou se que a beleza externa, nem sempre reflete o que nossa pretensa beleza externa.

Imagino que o ser humano está confuso em ser e estar….antes de mais nada deveríamos SER humanos, para aí sim podermos nos sentir humanos.

Bem, espero que ela consiga refletir sobre o que disse e a que outra pessoa consiga aprender a se educada.

Responder

A única coisa que lamento do fundo do meu âmago:

é que ainda não tinham inventado a modalidade Rodeio das Gordas, pois com certeza a Paula Bastos, transferida pedante seria o melhor saco de banha pra montar.

Responder

Rodeio dos fracassados é que não vai existir nunca, já que essa subraça não serve nem pra ser montada.
A quem interessar: meu manequim é 42.

Responder

Rodeio de fracassados é que nunca vai ter, pois essa subraça não serve nem pra ser montada.
A propósito, não sou gorda. E nem magra.

Responder

Comentário
Também conheço um Esteriótipo perfeito pra Nívea Stelmann o “o de bonita e burra!”

Responder

E, principalmente: CANASTRONA.

Responder

Ela deletou o que tinha escrito ela tinha falado ate o nome da tal pessoa
a pessoa chamava Katia e brigou com ela,ela nivea ficou irratada e diz que ficou calada
que esta briga foi no interior ,ela inclusive relatou que a moça que brigou com ela tinha o mesmo
nome da tal personagem que ela fazia em uma novela o nome de Katia.Ela disse que sem demagogia para uns umas pessoas eram feias e bonitas mas que esta Katia era uma gorda e feia sim e que tinha ainda que catar muita merda de cavalo que não era o caso dela Nivea,disse tranquilamente e rindo depois umas pessoas foram critica-la no comentario do BLOG dela e ela APAGOU o que tinha escrito,acho eu por medo.

Responder

Se magros fossem bem amaados, não precisariam viver perseguindo os gordos.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *