Dessa vez essa coluna fala de dois excelentes filmes que estão em cartaz nos melhores cinemas do Brasil, o badalado Avatar e o cultuado Onde Vivem os Monstros.
O primeiro é a mais nova produção do diretor James Cameron, diretor de Titanic, que dessa vez faz de novo um dos filmes mais caros e importantes da história do cinema mundial. Feito para ser um dos maiores eventos tecnológicos do cinema, Avatar custou 237 milhões de dólares. Tanto dinheiro serviu para criar uma verdadeira revolução tecnológica, com direito a câmeras desenvolvidas especialmente para a gravação do filme.
O roteiro começou a ser escrito há mais de uma década, mais precisamente em 1995, para criar um novo mundo, o universo de Pandora, que invadido pelos homens em 2154 para acabar com o planeta e a natureza deles tudo para buscar o precioso minério Unobtanium.
O segundo filme deste texto, Onde Vivem os Monstros é muito mais modesto, mas também excelente. Filme do diretor Spike Jonze, de Adaptação e Quero Ser John Malkovich, e de vários videoclipes. O filme é baseado na fábula de mesmo nome, que conta a história do menino Max, que apronta várias em busca de atenção da mãe que passa o tempo todo trabalhando.
Um dia ele foge de casa e vai parar num mundo fantástico, onde vivem várias criaturas, os monstros do nome do filme. Lá ele se transforma no rei das criaturas, que o fazem muito mais feliz do que a vida no mundo real onde não tem atenção.
Muito mais que serem dois filmes em cartaz, eles têm em comum a ideia de que o mundo é um lugar muito ruim, perigoso e desagradável até. Nos dois filmes, os personagens principais abandonam o mundo real e encontram conforto em outros mundos, nos mundos fantasiosos.
Em meio a tudo que está acontecendo atualmente, terremotos, tragédias, problemas ambientais… os filmes mais falados do momento passam a ideia de que a humanidade não é nada legal… enquanto isso, vamos direto nos refugiar no mundo das fantasias… será mesmo? Pense nisso….
2 comments
Paulo
Muito legal o post.
Carola
ainda nem vi Avatar mas estou LOUCA pra ver onde vivem os monstros!
tem uma estética muito mais ludica, mais minha cara
já Avatar poderá ser considerado, daqui a alguns anos, um marco na história do cinema, com sua produção voltada ao 3D (e eu nao posso perder isso!)