Imagem de Shutterstock

Vou contar a vocês por que eu resolvi adotar o cronograma capilar e terei que fazer isso pro resto da vida, eu acho! 2016 está sendo um ano muito estranho para mim e, pasmem, até coisas bizarras aconteceram com o meu cabelo. Sempre deixo escancarado o fato de eu ter alopécia e usar aplique e este ano resolvi brincar com a cor dos meus cabelos. De uns anos para cá sempre maneirei nas químicas por conta da alopécia, mas a gente também cansa e eu queria mudar, então optei pelos fios platinados. Descolorir a minha cabeleira não foi problema algum, mas aconteceram dois acidentes com produtos que eu usei por engano, na leiguice mesmo, e mudaram a cor do meu cabelo. Da primeira vez ficou preto e depois azul. Isso tudo aconteceu na sequência, então vamos imaginar que num período de 45 dias meu cabelo passou por três descolorações. Saindo do salão tudo estava perfeito, mas nos dias seguintes fui percebendo percebi uma quebra acentuadíssima nas pontas dos fios, ou seja, eu estava passando pelo “famoso” corte químico.

Meu cabelo está todo picotado, tá horrível e vocês nem imaginam o quanto eu já chorei. Já tenho alopécia, meu cabelo já não cresce e agora mais essa marimba pra eu segurar, mas né, chorar não vai adiantar, então comecei a pesquisar sobre o que eu poderia fazer para recuperar minhas madeixas o mais rápido possível e me deparei com o cronograma capilar. De agora em diante eu vou começar a postar bastante sobre cabelos no blog, focando nos meus problemas, meus testes, resenhas de produto e progresso do meu cronograma e acho, inclusive, que isso vai influenciar de forma positiva na minha alopécia, então vou me dedicar mais a falar de cabelo também, até porque muita gente me procura para conversar sobre isso.

Mas o que é e como fazer o cronograma capilar?

Estou começando agora e ainda aprendendo, mas já dei uma boa pesquisada para me ajudar e ajudar quem também deseja melhorar a saúde dos cabelos, então cronograma capilar nada mais é do que um programa dedicado de cuidado aos cabelos que irá beneficiar seu crescimento e recuperar os fios de forma eficaz e completa. Ele funciona como uma agenda de tratamentos, que são repetidos semanalmente, para hidratar, nutrir e restaurar os fios utilizando produtos e métodos diferentes. O bacana é que você pode fazer tudo em casa, sozinha e não precisa gastar uma fortuna com produtos caros se estiver com a grana curta, mas é preciso ter dedicação e disciplina, então reserve mesmo um tempinho para se cuidar.

Para te ajudar fiz uma imagem que você pode salvar e até imprimir para te ajudar a escolher o melhor tratamento e segui-lo à risca. Seguindo essa agenda você vai fazer tudo direitinho e começar a perceber os primeiros resultados logo no primeiro mês:

cronograma-capilar-grandes-mulheres-2

Entendendo cada etapa

Hidratação: a etapa mais conhecida por todas as mulheres é importante para repor a água perdida dos fios, deixando-os com aquele toque sedoso e macio, diminuindo o aspecto ressecado. Para esse processo é interessante usar cremes que contenham silicones, vegetais, pantenol, vitaminas, glicerina, babosa e açúcares em sua composição. Na hora de aplicar basta seguir as instruções fornecidas no rótulo do produto. Eu gosto sempre de usar uma touca para ajudar a abafar e em relação ao tempo sempre deixo uns 20 minutos para reforçar a hidratação, mesmo que o rótulo sugira 3 ou 5 minutos apenas.

Nutrição: você também pode chamá-la de umectação. Ela é responsável por devolver a oleosidade natural dos fios, ajudando a alinhas cabelos com frizz, por exemplo. Eu gosto muito de passar óleos puros e deixá-los agir no cabelo. Se possível até durma com eles pra fazer esse efeito prolongado do dia para a noite. O óleo de coco é maravilhoso para isso, mas existem outros muitos bons também e eu gosto de intercalar, então uso: coco, uva, jaborandi e babosa. O cabelo deve estar seco: vá separando o cabelo por mechas e aplicando o óleo, inclusive na raiz. Depois, massageie seu couro cabeludo por uns 5 minutos para ativar a circulação sanguínea e, assim, levar mais nutrientes para o bulbo capilar. Depois, quando for lavar, use o shampoo de sua preferência e lave duas vezes para retirar bem o excesso de óleo. Aplique o condicionador normalmente e deixe secar naturalmente ou utilize o secador.

Reconstrução: esse processo deve acontecer a cada 30 ou, no máximo, a cada 15 dias se os fios estiverem realmente muito danificados, pois o excesso da queratina pode ocasionar quebra dos fios. A reconstrução é diferente da cauterização, pois não há necessidade de pranchar o cabelo após aplicar a queratina. Se você quiser, tudo bem, mas não é necessário. As máscaras de reconstrução geralmente levam, em sua composição, arginina, queratina, creatina, cisteína, colágeno, aminoácidos e proteínas hidrolisadas de trigo ou milho. Além da máscara você pode comprar, se preferir, a queratina líquida mesmo. Sobre o processo de reconstrução, farei um post exclusivo explicando o passo a passo esta semana, então depois é só voltar aqui para ler.

Para quem é recomendado o cronograma capilar?

Qualquer pessoa pode fazer o cronograma capilar, pois ele só irá oferecer benefícios aos cabelos, mas ele é especialmente indicado para quem tem o crescimento lento dos fios ou sofreu agressão ocasionada por químicas como alisamento, relaxamento e progressiva. Talvez você nem use muita química, mas seja adepta do secador e da chapinha ou babyliss:  é bom fazer também para manter suas madeixas sempre lindas, fortes e hidratadas. Resumindo, de forma bem simples, o cronograma capilar vai beneficiar qualquer pessoa que tenha interesse em ter cabelos mais fortes e bonitos, além de promover o aceleramento do crescimento.

Dicas importantes para fazer o cronograma capilar


markA nutrição começa de dentro para fora, então a sua alimentação influencia e muito na qualidade dos seus cabelos. Eu tenho consciência que a minha alopécia foi certamente reforçada pela minha alimentação, então também quero melhorar isso. Ingerir muita água é extremamente importante para o funcionamento de todo o seu organismo, mas essa hidratação é extremamente importante para a saúde da pele e dos cabelos, então tome, pelo menos, dois litros de água por dia. Os principais inimigos do cabelo são o açúcar, o carboidrato refinado (massas e pão branco) e o álcool, então é bom evitá-los ao máximo enquanto estiver focada no cronograma. Alimentos que promovem a saúde dos fios: folhas escuras (espinafre, almeirão, agrião), castanha-do-pará, morango, laranja, soja, salmão, cenoura, abacate, castanha de caju, frutas cítricas ricas em vitamina C, iogurte e leite desnatado, nozes, melão, gengibre, carne de frango, banana e linhaça são alguns dos que mais beneficiam os fios.

mark

Escolha dias que fiquem fixos para você. Como o processo é feito três vezes por semana, o ideal é dar um intervalo de 48h entre um tratamento e outro. Eu optei por fazer terça, quinta e sábado, por exemplo.

mark

Opte por um cronograma que tenha mais a ver com o que você deseja no momento: crescimento, recuperação ou manutenção e compre os produtos ideias, usando-os corretamente para cada propósito até o fim para que você consiga acompanhar melhor os resultados.

Como o post já está muito longo, pretendo dar mais dicas e falar especificamente sobre determinados aspectos em posts separados, então fiquem de olho no blog e acessem a editoria de beleza ou procurem por “cronograma capilar” no campo de busca do blog para ver todas as matérias relacionadas que farei a respeito. Vamos nessa que a recuperação é possível!

Comentários

Recomendados

8 comments

Responder

Eu já fiz no meu e vi muito resultado, seguindo a risca, hoje o meu cronograma está mais fácil de seguir, mas não deixo de fazer.

Responder

Dé, se você tiver dicas para nos dar, fique à vontade! Sempre bom trocar figurinhas com quem já está fazendo e observando resultados! 😀

Responder

Fala dos produtos Paula? Acho super difícil saber qual produto serve pra que. Muitas embalagens são confusas..

Responder

Oi Laís!

Pode deixar que vai ter post indicando produtos e dando dicas também. Vai ter muuuito post sobre cabelos esse mês pra gente poder cuidar bem dos bonitos <3

Responder

Ahhh, eu comecei a fazer também, semana passada. Cortei, tirei aquelas pontas de vassoura de palha e iniciei. Tenho preguiça de pesquisar mas tenho uma amiga me ajudando. Somente produtos baratinhos, não tem nada importado nem caro e já senti uma diferença, cabelos com mais brilho (estavam totalmente opacos) e mais macios também. Meu cabelo é ondulado, então as ondas estavam “esturricadas” e agora já percebo que estão tomando forma.
#partiuserRapunzel

Responder

Eu preciso cortar as pontinhas também para ajudar mais! No meu caso, por causa do corte químico, vai demorar mais pra ver um resultado satisfatório porque, na realidade, eu preciso que meu cabelo cresça pra igualar, pois está todo quebrado, mas com certeza perceberei diferença daqui uns dias nesses aspectos de brilho, maciez e tal! Vamos nessa que cuidando tudo melhora <3

Responder

Meu cabelo está super, hiper,mega quebrado, sair de casa sem passar a chapinha é impossível. O pior é que tenho que passar todos os dias para poder sair para trabalhar, ou meu cabelo fica parecendo uma vassoura esfarrapada, Adorei a ideia do cronograma, vou tentar fazer. Também gostaria de saber sobre quais produtos usar e se tem uns mais baratinhos. Ah, também sofro com a alopecia androgenética (triste). Bjs Paula, admiro muito você.

Responder

OI Juh!

É, o meu também está na pior fase da minha vida, pois eu nunca tinha passado por nada igual, mas em apenas uma semana de cronograma eu já estou sentindo uma diferença nele: está com menos frizz e mais maleável. Se você puder, busque uma alternativa para não usar a chapinha todos os dias, pois ela acaba com o cabelo e toda vez que for usá-la passe antes um protetor térmico nos fios para protegê-los: isso faz muita diferença! Os produtos você pode escolher de acordo com a sua preferência, mas a marca Yamasterol tem cremes que custam em torno de R$ 9,00 e se adaptam a todas as etapas do cronograma. Vou ver se faço um post sobre isso!

Beijos

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *