Enquanto sento aqui para escrever este editorial, posso ouvir o choro de minha irmã no quarto ao lado. Mais uma vez ela não foi escolhida por um dos rapazes com quem estava envolvida e, agora, sente aquela dor da rejeição que todas nós já sentimos ao menos uma vez na vida.

Lidar com a rejeição é sempre muito difícil: seja vinda de um homem, daquela entrevista de emprego e até dos seus próprios pais, nenhum ser humano nasceu com um manual de como administrar bem esse sentimento que é bastante destruidor, eu diria. Neste texto vou me ater a um tópico específico que assola a mim e a muitas de minhas leitoras: um grande amor! A maioria das mulheres cresce com aquela ideia fixa dos contos de fadas de encontrar seu príncipe e meio que passa a vida esperando pela chegada do amado.

Opa, pera, calma! Vamos reescrever esta última frase: “e meio que passa a vida se iludindo e criando as mais diversas situações, se apressando e metendo os pés pelas mãos para adiantar a chegada do amado”. Pronto. Agora escrevi algo que é real, que é o que acontece. Sabe o que rola com as mulheres de hoje em dia? A gente não sabe mais esperar. Nascemos na sociedade do fast food, do fast fashion, da hora do rush, do macarrão instantâneo. Esperar? É praticamente um desaforo precisar esperar por algo quando você não tem nem 5 minutos do seu dia para conseguir apreciar o por do sol.

Depois de ter passado muito tempo quebrando a cara bem bonita em pseudo-relacionamentos, eu pude entender muita coisa e acho que, por isso, senti no coração de vir dividir um pouco do meu aprendizado com vocês. A gente quer tanto, mas tanto, mas tanto encontrar esse tal amor que nos sujeitamos a muita coisa banal na esperança de fazê-lo acontecer. Eu aceitei migalhas dos mais variados caras jurando pra mim mesma que, em algum momento, ele perceberia a mulher incrível que eu era e iria se apaixonar. Sabe quantas vezes isso aconteceu? NENHUMA! Nenhum deles se apaixonou por mim.

Mulheres têm o hábito de fantasiar e essas fantasias podem até ser gostosinhas no começo – elas vão te dar aquelas borboletinhas no estômago que a gente tanto adora -, mas logo elas se tornam ilusões e ilusões são as mentiras que mais nos ferem. Sabe por quê? São alimentos dados de nós por nós mesmas. Tirando Deus, ninguém conhece melhor o seu coração do que você mesma, então você vai se iludir criando em sua mente reproduções daquilo que você mais deseja e ai vêm as feridas. Você não dá conta de lidar com a frustração de não ver nada daquilo que você idealizou virando realidade; você brinca de ser Deus e tenta exercer controle sobre os acontecimentos, tenta forjar situações para conquistar o amor de alguém e o que você ganha? Decepção!

frase

Eu tenho vivido esses dilemas há, pelo menos, os últimos 15 anos de minha vida, mas depois de tanto me iludir e de tanto sofrer, eu estou aprendendo a esperar no Senhor. Eu poderia sair de casa e tentar flertar com 30 caras, usar mil aplicativos de paquera, dar mole para 50 fulanos (sim, eu já fiz tudo isso até bem pouco tempo atrás), mas o que eu ganharia com isso tudo? Feridas e mais feridas para a minha já vasta coleção. Tudo tem um tempo certo e Deus sabe o que é melhor para cada uma de nós. Por que não passar mais tempo buscando intimidade com Deus, buscando seu amor – que é abundante e nunca decepciona – do que ficar correndo atrás desses fulanos que não estão nem aí pra você? Quando você estiver pronta para receber, o seu amado virá da forma mais sutil e natural do mundo e sabe no que eu acredito? Nenhum esforço precisará ser feito: ele simplesmente te enxergará como você precisa ser enxergada: com olhos de amor e ai as coisas irão fluir naturalmente. O amor deve ser gentil, ameno e fácil, eu diria.

Não acho que eu, por exemplo, esteja preparada para receber o cara ideal neste momento. Sinto que ainda preciso ser lapidada, que ainda preciso melhorar alguns comportamentos para que, quando esse barbudo alto, parrudinho e tatuado (hehehe…eu também tenho os meus desejos) chegar, a gente se entenda de verdade e tenha um relacionamento verdadeiro e duradouro, estabelecido nos princípios de Deus. Hoje eu talvez colocasse tudo a perder porque ainda tenho que lidar com alguns monstrinhos internos que Deus está tratando, mas a minha hora vai chegar e aí, amadas, não precisarei fazer nada pra conquistar esse gatão: ele vai me olhar e vai me enxergar como Deus me vê: linda, confiante, segura, valorosa, sábia, especial!

O mesmo irá acontecer com você – eu creio, de verdade – se você começar a abrir mão das fantasias, se parar de nutrir a sua alma com ilusões e apenas colocar as suas expectativas, sonhos e medos nas mãos de Deus. É um exercício diário fazer isso e Ele nos ajuda! Ele trata as nossas feridas, a insegurança, a baixa autoestima, o medo, a rejeição e Ele quer que você confie Nele, que você lance para Ele os seus sonhos e acredite que Ele fará apenas o melhor para você. Eu sei que às vezes é difícil aprender e esperar, mas você prefere ser afobada, tentar fazer as coisas do seu jeito e depois quebrar a cara? Ainda consigo ouvir o choro de minha irmã e eu sei que vai levar um bom tempo pro coração dela curar mais uma ferida. Vale a pena projetar em uma pessoa a sua felicidade?

Um relacionamento não é o que irá te validar para a sociedade, não é o que fará com que as pessoas pensem que você é bonita e bem sucedida. Se você tiver um homem ao seu lado, eles logo acharão problemas no seu relacionamento ou na sua vida, então, pra quê? Olhe para Deus, olhe e busque seu infinito amor. Ele sim te ama com toooodos os seus defeitos e problemas, busque seu conforto Nele. Quando eu busco intimidade com Deus e Ele me toca e me enche com sua presença, eu sinto que não preciso de mais nada e é essa sensação que a gente precisa buscar porque isso sim te dá plenitude de ser, de estar, de sentir. Não despeje a felicidade da sua vida em um homem, em um relacionamento: saiba esperar e, enquanto você espera, dê o seu mais puro amor a quem te ama de verdade: Deus e, quando o amor chegar, você já estará cheia e pronta para viver uma história linda que foi especialmente projetada para você pelo Pai e, o melhor de tudo: sem ilusões!

Comentários

Recomendados

16 comments

Responder

Fiquei emocionada com esse texto, Paula. Como já comentei antes estou a treze anos pedindo a Deus a pessoa certa porém passei muito tempo querendo fazer as coisas do meu jeito, e consequentemente quebrando a cara. Orava mas ao mesmo tempo queria pegar um atalho para que as coisas acontecessem o mais rápido possível. Tive cadastro em vários sites de paquera, tive histórias com pessoas que conheci virtualmente que só me trouxeram desgaste emocional. A três anos atrás tomei a decisão de que não procuraria mais na Internet essa pessoa que tanto espero, cancelei meu cadastro em todos esses sites e de lá pra cá sigo completamente sozinha, sem me envolver com ngm, pois não quero mais pra mim aquelas coisas que vivi. Não tem sido nada fácil, as vezes passo noites chorando ao ver que minha idade está avançando (33 anos) sem nenhuma perspectiva ainda. Não sei se Deus planeja um esposo pra mim, talvez Ele queira que eu siga minha vida sozinha. A única coisa que eu sei é que está doendo demais. Eu queria ter chegado aos 30 já casada ou pelo menos encaminhada pra isso, porém não aconteceu. Eu tenho consciência que não sou jovem mais e isso tem me levado ao desespero, sinto que está ficando tarde pra mim. Me desculpe se prolonguei demais meu comentário, e muito obrigada mais uma vez Paula, por me dar oportunidade de desabafar e dividir com você e outras mulheres a minha dor.

Responder

Paulinha, cara como vc consegue achar as coisas na Riachuelo? eu nunca consigo hahahahahah
adoro os seus looks, eu não conhecia seu blog mas já me serve como fonte de inspiração.
E vc é a prova que não importa ser gorda, é possível se vertir bem! Sigo tbm este exemplo pq sou gorda tbm.
um beijo querida! E li tbm seu post sobre seu encontro com Deus, olha me arrepiei, e já estava com os olhos cheios de lágrimas no final! Estar na presença de Deus não tem preço.
Um grande beijo de uma leitora que já te admira muito

Responder

Nossa, você não sabe como esse texto caiu como uma luva pra mim nesse momento. Há alguns meses conheci um rapaz e esse fim de semana será nosso primeiro encontro. Mas como você disse na nossa pressa constante, já me vi fantasiando várias situações e minha ansiedade estava a mil. Até que domingo passado decidi ir a igreja e pedi á Deus que ele acalmasse meu coração e me ajudasse a confiar que o que há de acontecer virá naturalmente e sem pressa. Parece que ele me ouviu e nesses últimos dias venho me sentindo mais segura e tranquila. Não sei o que ocorrerá com esse encontro e se ele resultará em algo, porém também acredito que o que tiver de ser está reservado por Deus que quer sempre o melhor para nós.
Um grande beijo.

Responder

Paula muito bom o seu texto. Admiro sua coragem de se mostrar, nos seus sentimentos mais íntimos e desse modo poder ajudar cada uma de nós, suas leitoras! Concordo com tudo que você disse e já passei por tudo isso também. Há algum tempo venho praticando essa espera que parece não ter fim. Mas ao contrário de vc a minha espera tem sido sozinha, afastada de Deus. Achei muito interessante suas colocações referentes a se apegar a Deus e pretendo retomá-las em minha vida. Quem sabe essa dor da espera não se torne mais suportável! Muito obrigada!

Responder

E quando você já gosta de alguém, como faz?? :/ ando num dilema gosto de alguém e continuo na busca de saber se continuo orando por ele ou nao?? nao me bata pelo que vou dizer(kkkkkk) mas as vezes sinto como se não encaixasse como ele, ele é tão bonito, o popular me sinto como se não o merecesse….:p

Responder

Amei o texto… concordo tanto tanto taaannnto com você! Desejo que o melhor de Deus te aconteça… do jeito d’Ele e no tempo d’Ele!!!

Responder

Nossa, encontrei seu blog na hora certa! Realmente é muito difícil esperar, principalmente quando se faz planos com alguém, e depois de tanto tempo termina, a dor é muito grande. Mas cada dia oro para que o Senhor conforte e acalme meu coração, pois creio que virá alguém muito além do que pedi! =)

Responder

Paula,
faço minha tuas palavras.Ás vezes pergunto a Deus o que eu ainda tenho que aprender que ainda não aprendi.Sou meio louca, vejo sinais até na soma dos numeros das placas de carro(tudo bem, sei que é loucura!).Uma noite, estava muito triste, com os olhos cheios de lágrimas, daí disse para Deus:-Deus, que seja feita a tua vontade mas entenda as minhas limitações.Passou.Ainda choro, sofro, me sinto um nada mas aprendi algo que mudou minha vida e a maneira de vê-la:não minto mais para Deus, era isso que eu estava fazendo este tempo todo:mentindo para Quem sabe todas as verdades.Não minto mais, falo com Ele o tempo todo e agradeço até pelas coisas ruins, faz parte do aprendizado.Não virei santa pois quando meu amor chegar, ele já está chegando,só falta ele aceitar para ele, vou fazer loucuras.Peço a Deus paciencia para esperar, sabedoria para aceitar a vontade Dele e que Ele não me abandone.Amém.Beijos.

Responder

Nossa que lindo,tdo real,Deus prepara o homem certo,ando aprendendo a cada dia Paulinha,vc arrasou a uns tempos atrás li um texto seu e senti que Deus te transfornou,tdas nos precisamos disso. Confie deixe nad mãos de Deus,emocionada com seu texto!! Beijo 🙂

Responder

Paula, esse seu texto tocou de uma maneira especial o meu coração. Sempre fui uma pessoa tranquila em relação a relacionamentos, e durante 6 anos fui casada com um homem maravilhoso.Desde a adolescência, estar com alguém nunca foi prioridade pra mim, sempre pensei muito mais na minha carreira e em ser uma mulher independente. Não sei se porque eu já estou formada e trabalhando, ou porque já tenho 30, mas hoje sinto uma necessidade de ter uma pessoa ao meu lado, um companheiro com quem eu pudesse dividir vitórias e derrotas. Ando querendo um alívio para o meu coração, só que nessa busca acabei me envolvendo com pessoas que só me trouxeram, após momentos efêmeros de euforia, ansiedade e tristeza. E tive essa mesma ilusão de achar que ‘eu sou uma mulher incrível, ele já já vai perceber e cair de amores por mim’. Por isso, ler esse texto foi ler tudo o que tenho passado, com a diferença de que você já achou seu caminho para voltar a ter paz interior: Deus. Pode acreditar, Ele te usou para falar com garotas como eu, que estão sofrendo com as relações superficiais dos tempos de app´s e redes sociais. Para dizer: ‘ei,calma! Confie em mim, descanse em mim, veja o exemplo!’. Está sendo uma luz, e eu quero me deixar amar e guiar novamente por Ele. A você, Paula, o meu muito, muito obrigada.

Responder

Que texto LINDO!!!! *-*

Responder

Bom dia Paula,
Sei que estou meio atrasada para comentar este post, mas conheci seu blog a pouco tempo e estou viciada!!! Amei este post e quero te dizer que é assim mesmo. Tenho um namorado maravilhoso, estamos juntos a 1 ano e meio e muito felizes, mas nem sempre foi assim, sempre gostei de sair com minhas amigas e sempre me senti a grande (tenho 1,80 m) e gordinha, achava que nunca iria encontrar um namorado porque todos iriam gostar primeiro delas. Um belo dia em uma conversa com Deus resolvi que não iria mais me iludir, beijar por beijar, iria sair para me divertir, mas sem procurar ninguém, aprenderia a ser plena pro mim mesma. Tinha a meta que conseguir pelo menos 1 ano de ‘abstinencia’ não beijaria ninguém, bem, não cumpri a meta, com 10 meses conheci meu atual namorado, me esforcei para não me apaixonar, mas ele me cativou com seu jeitinho. Passamos por muitas coisas juntos, momentos de dificuldade e, sei que passaremos por muitos mais. Bem, é isso… Não se preocupe, quando Deus souber que você está pronta, ele mandará um companheiro. Para isso procure ser plena. E seja feliz sozinha, deixe que o que vier apenas te transborde!!!

Responder

Em uma busca constante de querer aminizar a dor que sinto agora me deparo com seu depoimento,meu Deus como sou grata por me fazer ler isto.Tem pessoas que são mais que especiais. bom dia!!!!

Responder

Oi Josi!

Que bom que minhas palavras puderam trazer algum conforto para o seu coração! Fique bem e que Deus te abençoe!

Beijos

Responder

?achaei o texto mega interessante e motivador!

Responder

Roberta, eu fico muito feliz que você tenha gostado! <3

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *