Outro dia, voltando para casa, vi uma parede com uma pichação que dizia “o mundo é redondo, mas está ficando chato”. É verdade. Hoje em dia fica difícil saber se você pode emitir uma opinião, se pode defender algo, se está sendo politicamente correta ou ofendendo alguém. Fica complicado expressar certas coisas assim, em público, porque às vezes uma coisinha de nada pode causar um reboliço tremendo. É o que geralmente acontece quando alguém resolve usar a palavra “gorda”. Esse adjetivo vem carregado de conotações negativas que não existem no dicionário, mas que foram agregadas a ele por todo um histórico da sociedade. O “gordo” se relaciona com outros adjetivos como feio, chato, preguiçoso, mal cuidado, lento, preguiçoso e etc.

Uma leitora me enviou o link de uma reportagem publicada pelo portal do jornal O Globo dizendo que a rede Walmart (leia aqui: http://goo.gl/pV7kTK) tinha tido que pedir desculpas por publicar em seu e-commerce “fantasias para garotas gordas” depois de pessoas ficarem revoltadas no Twitter. Isso aconteceu com o Walmart dos EUA, não o brasileiro, mas o caso me chamou a atenção. Qual é o problema da rede ter dito isso? De verdade? “Plus size” é apenas um outro termo, ou um eufemismo, para dizer GORDA. É mais delicado, está na moda, é aceitável? Francamente! Se você é plus size, você é GORDA. Ponto. Não tem nem o que discutir. Eu digo, com a maior naturalidade do mundo, que sou gorda e se alguém me chama de gorda não me sinto nem um pouco ofendida porque É O QUE EU SOU. Eu sou uma mulher gorda, acima do peso, plus size… Sou qualquer coisa menos magra, então por que eu me ofenderia com algo que é real, que é o que “descreve” o meu corpo? Se eu me sentir ofendida, então tem algo muito errado: eu que mude!

gordaAs pessoas precisam entender algumas coisas: ser gorda, apesar de ter toda essa conotação negativa que a sociedade deu ao longo dos anos, não significa nada além de que você é gorda. Ponto. Eu já falei mil vezes – e, inclusive, copiam essa minha frase pra caramba e nunca dão o crédito, mas é minha – que a palavra GORDA é um sustantivo feminino que não determina o seu valor, caráter, personalidade ou capacidade de conseguir o que você deseja. Esse adjetivo só indica que o seu corpo tem mais gordura, que você não é magra e cabe a você – e não aos outros, preste bem atenção – absorver, entender e viver isso. Você deixa a sua gordura te impedir de viver, de ser feliz, de batalhar por aquilo que você quer? Minha querida, é só uma palavrinha assim como magra, alta, baixa, careca e etc. Essa palavra não muda quem você é e se você se ofende quando alguém a usa para você, isso significa que, então, você está ofendida com você mesma e, deixa eu te contar: só quem pode resolver isso é você. Feche a boca e emagreça, se você se ofende tanto. Sério! Pode me xingar, mas eu tô aqui pra te falar o que talvez ninguém te fale.

Eu falo com tanta naturalidade para as pessoas que sou gorda –  e não uso gordinha, não. Eu falo “gorda” mesmo. É o que eu sou, mas não é o que me define. É só o meu corpo que é gordo e ponto, da mesma forma que poderia ser magro. Se nós mesmas, que somos gordas, não pararmos de dar tanto “peso” a essa palavra, ela nunca será apenas um adjetivo. A mudança precisa partir de nós porque a partir do momento em que você não se importar mais quando alguém se referir a você como gorda, a sua vida vai mudar e você vai se libertar de um monte de porcaria psicológica que não te leva a lugar algum.

Eu adoraria dizer ao Walmart dos EUA que ele não fez nada de errado: ele simplesmente usou o termo correto para se referir às fantasias que não pertencem à grade convencional e, por isso, foi esculachado? Não há nada de errado em dizer “gordo, gorda”. São adjetivos. Plus size é uma forma diferente de dizer a mesma coisa e por que as pessoas não se ofendem? Todo mundo sabe que plus size é usado para falar de gordo, então, sinceramente, não entra na minha cabeça. Liberte-se dessa baboseira. Assuma o que você é sabendo que esta palavra não tem o poder de definir a sua vida: você está no comando, não os outros, e o que eles pensam não deveria ter o poder de te influenciar assim. Pense nisso!

Para ler meu outro texto falando sobre isso, clique aqui: http://goo.gl/nBilAo

Comentários

Recomendados

12 comments

Responder

#Ahaaaaasouuuuuuu .. Paulinha, te falar uma coisa .. Eu sou GORDA..! ;*

Responder

É isso aí, Aline, e não há nenhum mal em dizer isso em alto e bom som! 😉

Beijos

Responder

Que brava!

Responder

Brava? Não entendi!

Responder

Cara já me “xingaram” de gorda assim, enchendo a boca como se fosse um palavrão. Eu me ofendo sim, mas ñ pela palavra em si. Me ofendo pela conotação usada. O engraçado eu que eu me refiro a mim mesma usando gordinha ou gorda. Às vezes meus amigos me olham como se fosse coisa do outro mundo. kkkkk mas eh como vc disse… eh o q sou. Não vou mais me estressar e nem me ofender qdo outros me chamarem assim. Ótimo texto!

Responder

Paulinha divando como sempre!!! Ótimo texto!! Bjo flor

Responder

Boa tarde Paula, sigo vc no face, bom, sou gorda, sempre fui, já fiz varias dietas, remedios, enfim, tudo que pudia, fiz academia e me deu resultado, porem tinha ou tenho, ainda não sei bem, um enorme problema, tenho que estar acompanhada para fazer academia, ou me sinto mal, por ser a gorda do local, coisa da minha cabeça eu sei, minha mae parou de fazer, e eu tbm parei, enfim, antes eu tinha mto preconceito cmg mesmo sabe ? me chamavam de gorda, queria morrer, chorava, lembro q qdo pequena passava o comercial da Monica (qm é a gorducha, baixinha, dentuça) eu ja chorava..
Entrei no teatro em 2012 e isso me fez muito bem, mas foi nesse ano, numa montagem no qual eu participei ( FOI BOM, MEU BEM ? ) onde o diretor, ‘acabou’ comigo, falando que eu era gorda, tinha que pensar como gorda, enfim falou um monte, e eu me senti ‘liberta’ pq falei, nao é pq sou gorda, que nao tenho rapidez, que nao tenho sentimento, falei, falei, e bateram ate palma rs. e hj ele me respeita, e eu me respeito, sempre dancei, ballet, jazz, strett dance, abro espacate, meu peso nunca me proibiu de nada, só das coisas que eu me proibia com o meu preconceito comigo mesmo.
Te sigo, acho linda suas roupas, suas materia, e um dia quem sabe poder te conhecer pessoalmente.
Parabéns pelo blog, pelo face, e por ajudar tantas pessoas gordas a se entender.

Responder

Adoro você Paulinha!! É isso ai! Gorda sim!!…Eu sou gorda e pronto!!! rs rs preciso me aceitar como tal.

Responder

Eu sou gorda, plus size e whaterver… Mas tb sou inteligente, feminina, bonita, um SER HUMANO e ponto!!! Os adjetivos só se tornam ruins se permitirmos que assim nos atinjam. Bjs

Responder

Oi gatona, amei seu post, tambem sou Gorda, e sabe que ontem comentava sobre isso quando fui as comprinhas com meu love numa loja especifica pro nosso tamanho, somos chiques e é dificil vc ver uma GG com roupa igual a outra numa festa, ou em qq lugar, pq não compramos roupas pelas modinhas ou seja não corremos o risco de encontrar o mesmo look q o nosso, somos lindas, temos estilos proprios, chiques, fashions e unicos, beijos gata

Responder

Oi!
O caso é o seguinte…essa palavra tem um enraizamento muito pesado, por exemplo: “carnes gordas” são as que teoricamente fazem mal e em oposição, as “carnes magras” fazem bem. Já foi amplamente divulgado que gente magra vive mais e melhor que gente gorda, que gordura não pode ser coisa boa e na visão dos magros e normais, quem não internalizou esses conceitos não pode ser inteligente. Voce não ve, por exemplo, um cientista gordo, mas ve gente artisticamente talentosa e obesa, que imediatamente taxado de “doidaço”, até por que, pelas pressões, a pessoa cai para os excessos mesmo. Agora, por exemplo…existem diferenciações que são toscamente ignoradas, voce é uma moça de 1.80 cm. e não a colocaria na prateleira das “gordas”, e sim, das “grandes”. São sutilezas que o mundo não abraça e rotula de imediato e erroneamente. Mas…o mundo é esse…cabe a nós, buscar a adaptação e adequação a ele. Beijos! Você é linda!

Responder

Muito triste a palavra “gorda” ser ofensa! Sou de uma época em que ofender alguém era chamá-la de puta, piranha, vagabunga, mas acho que hoje em dia é elogio. Vê-se BBB, Novelas, etc. Hoje chora-se mais ao ouvir: VOCÊ É GORDA, do que: VOCÊ É UMA PUTA. Bem… Aqui termina o “desabafo” de uma gorda de verdade, que não se ofende por estar acima do peso

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *