Se você tem Twitter ou Facebook, ajude a compartilhar o texto abaixo! Ao unirmos forças talvez o autor da novela perceba que não precisamos de mais uma personagem caricata para reforçar a discriminação e a chacota. Vamos juntas pedir ao Walcyr Carrasco que o destino de Perséfone Fortino mude. Ao compartilhar o texto no Twitter, principalmente, não se esqueça de usar o nome do autor: @WalcyrCarrasco e a hashtag: #WalcyrMudaoDestino.

Conto com sua ajuda! 😉

____________________________________________________________________

Caro Walcyr Carrasco,

Oi! Sou Paula Bastos, tenho 30 anos, sou jornalista e blogueira. Resolvi te escrever pra tentar fazer barulho porque parto do princípio que o “não” eu já tenho, mas como sou brasileira, tenho aquela mania de não desistir tão facilmente. Sabe, gosto de novela e gosto das tramas que você desenvolve. Assim como grande parte do público, já estou impressionada com o desenrolar rápido e astuto de Amor à Vida e acho que a produção é promissora. Ah, claro, não poderia deixar de agradecer e mencionar que ela também ganhou meu coração porque você me proporcionou a oportunidade de morrer de felicidade sempre que Juliano Cazarré aparece na tela da minha TV – obrigada!! –, mas estou aqui para falar de outra coisa.

Sei que hoje em dia muita coisa está ficando chata por causa do “politicamente correto”, mas queria “trocar uma ideia” com você sobre a personagem de Fabiana Karla. Talvez nada do que eu vá falar agora faça parte do seu universo, mas faz parte do meu, de um trabalho que tenho feito há mais de quatro anos e de um percentual bem grande de mulheres que assiste à sua novela. Infelizmente a nossa sociedade é extremamente preconceituosa. Diariamente pessoas são discriminadas por classe social, religião, sexualidade, time de futebol, raça, por serem gordas e etc. Walcyr, ser gorda em um país onde as pessoas só valorizam as mulheres magras ou as bem gostosonas não é nada fácil, mas tenho certeza que você sabe de tudo isso porque está ai estampado na sociedade pra qualquer um ver.

Sabe, no capítulo de sábado da novela (dia 25/05), eu chorei. De raiva. Fabiana Karla é a amiga gorda encalhada que dirige um fusquinha velho e sonha com o príncipe encantado. O pior de tudo é que esse é o destino mais óbvio que uma personagem gorda pode ter porque, até hoje, não vi uma única gorda na TV que transmitisse qualquer coisa realmente boa…são sempre papeis cômicos e caricatos de um estereótipo discriminado. As personagens gordas são sempre as empregadas engraçadas ou, então, as amigas fofas de uma magra poderosa da novela. Embora Fabiana tenha esse tino pro humor, que tal explorar o talento dela saindo um pouco do óbvio? A gente sabe que ela tem muita capacidade pra isso!

Walcyr, sei que personagens são sempre meio caricatos e que novela é ficção, mas quantos milhares de brasileiros assistem às novelas diariamente? Quanta gente é influenciada pela ficção? Por que não usar o poder que você tem para ajudar a desmistificar um preconceito que está tão enraizado em nossa sociedade? Por que Fabiana Karla não pode ser uma gorda bem sucedida que se ama, se valoriza, tem sucesso profissional e amoroso, assim como acontece com várias gordas por aí? Você tem noção do quanto essa representação estaria ajudando a MILHARES de brasileiras que, diariamente se olham no espelho e se sentem um lixo por não se encaixarem em um padrão de beleza pré-estabelecido?

Faço esse trabalho de tentar levar informação e ajuda para mulheres com sobrepeso há mais de quatro anos e vou te dizer: já passei madrugadas respondendo e-mails e chorando com os desabafos que recebo de gente, inclusive, que tem vontade ou já tentou se matar por não se sentir aceita. A TV é o veículo de massa que mais atinge as pessoas e sabemos que infelizmente nem todo mundo em nosso País tem acesso a uma educação de qualidade e, logo, muita gente é influenciada pela ficção, não sabendo separar o limite do caricato para a realidade.

Sei que você faz o seu trabalho com maestria e tenho certeza que você poderia mudar o destino dessa personagem de Fabiana Karla. Não precisa fazer algo estrondoso com ela porque não estamos pedindo que a transforme na Mulher Maravilha, mas ela poderia se tornar uma mulher que se descobriu forte, linda, capaz e cheia de autoestima, que tem tanta capacidade de conquistar um homem ou o sucesso profissional quanto qualquer outra personagem magra e bem sucedida da novela.

Sou gorda e vou te dizer em nome de todas as gordas do Brasil: a gente não precisa de mais uma representação discriminatória e preconceituosa. Não queremos sair na rua e ficarmos sendo comparadas com a coitada da novela; não precisamos que os homens recebam o reforço de que mulher que realmente vale a pena é a magra bonitona porque também temos conteúdo, também somos bem sucedidas e também temos a nossa beleza. Temos tanta capacidade de satisfazer um homem e de fazê-lo feliz quanto qualquer Panicat, temos inteligência para ocupar cargos altos, temos simpatia, temos carisma, temos beleza e temos o que qualquer homem ou mulher no mundo tem: a gordura não nos torna incapazes, não tira nossa inteligência, não nos torna lentas, feias, preguiçosas ou qualquer outra característica que a sociedade tenha tentado relacionar e você TEM o poder de desmistificar isso usando uma personagem SUA para mostrar o contrário, ajudando milhares de pessoas.

Em nome de toda uma parcela da população que tem lutado para conquistar mais respeito te peço: Walcyr, muda o destino da Pérsefone Fortino. Faça dela uma mulher forte, não forte de robusta, mas mostre ao Brasil a força que essa personagem pode ter dando a volta por cima e se tornando um exemplo. Não precisamos desse caricato de coitada sonhadora encalhada que já está mais do que disseminado: seja diferente dos outros autores, inove e retrate essa mudança. Você tem o poder em suas mãos e você pode fazer isso, basta querer. Eu estarei aqui, com outras milhares de mulheres, torcendo e fazendo pensamento positivo para que você repense o destino da personagem e nos ajude nessa batalha diária contra o preconceito!

Obrigada,

Paula Bastos

fabianakarla

Comentários

Recomendados

21 comments

Responder

Eu apoio a causa e já coloquei no meu twitter. Pena que n vi mais ngm fazer o mesmo!

Responder

Oi, Jakelinny!

Tem algumas pessoas ajudando no Twitter, mas pra isso chegar até o autor, precisamos que muita gente faça barulho, então toda ajuda é bem-vinda! Obrigada por compartilhar!!

Responder

Amei!

Responder

oi Paula, então…bem legal o texto então mas..a arte imita a vida né?! eu acharia legal se o final da personagem fosse assim bem vitorioso e que Fabiana não precisasse emagrecer p isso, pois magreza não está relacionada a sucesso, porém to gostando da personagem e da história dela, vamos ver o que ele vai preparar p Fabiana, a gente sabe que na enorme maioria das vezes as gordinhas passam por isso mesmo, achei legal a abordagem dele, realista, totalmente dentro da realidade mesmo…por mim continua do jeito que está, aliás eu até acho que esse preconceito tem que ser mais abordado e que a personagem tem que sofrer um montão mesmo mas no final sair vitoriosa, isso sim seria bom, serviria de lição, de exemplo de auto estima! haha Um beijo grande, espero que não me interprete mal, não sou pluz size mas minha irmã é, e eu acompanho a luta diária dela, e a minha irmã tb pensa como eu e está torcendo p gordinha da novela terminar a trama sambando na cara da sociedade! se eu tivesse amizade com o walcyr ia dar a dica p ele por algum personagem bem bonito se apaixonar por ela mas não assumi-la por vergonha (sabemos que isso acontece, não vamos ser hipócritas!) e que no final ela o pisasse e os cambal dando a volta por cima com outro bonitão! haha isso sim ia ser massa!

Responder

Eu to gostando bastante da abordagem da personagem..afinal, a arte imita a vida, e ficaria meio irreal se o autor mudasse a condução da personagem! Não sou plus size mas a minha irmã é, e eu acompanho a luta e o sofrimento dela, se eu fosse amiga do autor diria a ele que a Fabiana (Perséfone) deve sofrer pelo menos o triplo do que já sofre, pq é essa a realidade ora! Diria tb p ele colocar um personagem bem gato, gostoso e cobiçado para se apaixonar por ela porém não assumi-la por vergonha por ela ser gorda, eu sei e vc sabe que isso acontece e muito..e no final, depois de todo drama e sofrimento ela daria a volta por cima (mas não precisando emagrecer p isso pois o problema não está na gordura, e sim na auto-estima) esnobando o bonitão e arrumando um melhor ainda, que poderia ser algum ex das amigas magras, só p sambar mesmo na cara da sociedade! É o que eu penso…vamos aguardar o desfecho da personagem.

Responder

Uhuuuuuuuu!!!!! Apoiadissimaaaaaa

Responder

Adorei o post, falou tudo !
Chega de clichês nas novelas, pq né, tá chato !

Responder

Paula, fiquei muito feliz com a resposta do Walcyr pra vc, te citei no comentário que deixei lá, afinal vc merece os créditos neh?! rsrsrs Bjo linda

Responder

Eu me pergunto porque na visão da maioria das pessoas, ser magro é ser bonito, ser magro é agradar a pessoa que você ama, ser magro é a garantia de um emprego, ser magro é ter uma saúde saudável e ser esportista. Porque é isso que eu tenho escutado esses dias ultimamente. Você come algo que gosta, alguém diz: “Já falei pra você não comer muito, como você quer ficar bonita pro seu namorado?” Como se para agradar meu namorado, eu preciso ser magra, preciso perder peso e não engordar. Será que não sou bonita dessa jeito? Gordinha? Ou quando você está deitada descansando outra pessoa diz: “Não sei como quer arrumar um emprego só dormindo e engordando”. As pessoas, principalmente a nossa família visam um coisa, completamente diferente do que deveria ser. Ser gordo ou magro não deveria definir quem é feio ou quem é bonito, quem vai conseguir emprego, quem vai ter a melhor saúde ou quem vai ser sedentário. Existem tantas coisas que as pessoas pensam ser dos gordinhos e não é. Ser gordo não significa ser sedentário e ficar deitado o dia inteiro comendo. E muito menos ser magro não significa ter a melhor saúde, ter todas as taxas dos exames certinhas. NÃO! Quem define se você vai ter isso ou aquilo é você, não o seu tipo de corpo. Mas como eu já disse muitas vezes, as pessoas são alienadas, é um tipo de “maria vai com as outras”, conhecem esse termo? Pois é, porque algumas pessoas acham que só mulheres magras são bonitas, as outras que acham as gordinhas bonitas, nunca vão admitir isso. É tipo “não quero expor minha opinião porque é contrária a das demais pessoas”. Mas infelizmente nossa sociedade é essa. E também a nossa família é essa, totalmente influenciada pelos padrões exigidos por uma sociedade alienada. Agora eu me pergunto: Quando isso vai mudar? Quando nós mostrarmos para essas pessoas, que não tem diferença alguma. Eu quero poder comer uma comida sem ninguém falar que eu vou engordar e não vou mais agradar meu namorado, eu quero poder ir em um restaurante sem que as pessoas me olhem, eu quero poder ir numa loja e comprar roupas pra mim sem que os vendedores me digam que não tem peças do meu tamanho, quero poder dizer que faço exercícios e tenho uma ótima saúde. É assim, mostrando que você é feliz desse jeito, que as pessoas vão começar a mudar a visão que tem de todos nós!

Responder

PARABENS!!! Sou Assessora de Bem Viver e concordo com vc… chega destes moldes apelativos e destrutivos…conte comigo!!!

Responder

Reclamar da mídia, da novela, do mundo é muito fácil! Difícil é fechar a boca e exercitar-se! Se te ofende tanto falarem da gordinha na novela, o problema é com você, e não na novela! Quantas magras são as megeras das novelas? Por que associar isso? Se você enxerga demais defeito nas coisas o problema está em você, quem é feliz como é, não vê empecilho para felicidade numa novela.
Eu emagreci 35kg com saúde, fazendo reeducação alimentar e exercícios. E eu ficava irritada com tudo que via de gordos em qualquer lugar, mas era porque EU ERA insatisfeita, não era culpa da TV.

Responder

Querida aiaiai,

Seu nível de alienação é tão absurdo que eu só consigo sentir pena por tudo o que você disse e pensa!

Beijo!

Responder

Ninguém está interessada no quanto você emagreceu. Desculpa, é a verdade. Você entrou em um site desses pra tentar se vangloriar do seu peso, criticando outras pessoas. Isso é baixo. É desprezível. É, sinto muito. Seu peso é o que menos importa. Você é feia demais, garota.

Responder

Disse tudo! ele esta totalmente esteriotipada

Responder

Vi que o post é antigo, mas ainda está super atual. Confesso que o dialogo entre os pais do Daniel na trama me assustou… Muito preconceito na novela e quem não tem nivel de cultura suficiente para separar os dois mundos, absorve tudo isso… Mto triste… E também existe a questão da gorda sempre sofrer para no final talvez ter alguma recompensa… mas pelo que já li, ele vai pedir para ela emagrecer… Bom, para mim essa novela tem muitos maus exemplos, não vou discorrer sobre os outros que vejo… só quero deixar aqui minha opinião. Adorei o texto. Parabéns!

Responder

Paula, parabéns pelo texto, mas sinceramente não acredito que o Walcyr vá mudar, mesmo porque ele é muito vaidoso.
Não sou gorda, mas já critiquei em outros blogs a personagem interpretada pela Fabiana e acredito que ela mesma não faz nada para mudar essa visão preconceituosa, já que leva tudo para o lado cômico, seu personagem está mais para o Zorra. Voce já deve ter visto na novela JoiaRara, uma personagem gorda, que tem muita atitude e se valoriza numa epoca em que mulher nem tinha tanta voz assim.

Responder

Querida Paula Bastos, sou Clarissa Capistrano jornalista de Fortaleza! Estou terminando minha Pós Graduação e meu tema d estudos desde a monografia sempre foi sobre as mulheres Grades! Sobre preconceito e tal… Gostaria de usar como uma bom exemplo seu blog e até no futuro, no caso de um mestrado te entrevistar… Como entro em contato? Beijos!
meu email: [email protected]

Responder

Oi Clarissa! Claro, posso te ajudar! Meu e-mail é [email protected] 🙂

Responder

obs: digitei errado: no lugar de grades: Grandes!! 😉

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *