Saúde

Síndrome de Dumping: o temor dos bariátricos

Pessoas que pretendem passar pela cirurgia bariátrica costumam temer a Síndrome de Dumping. Ela costuma ser mais comum para quem passou pela técnica de bypass gástrico, mas também pode ocorrer em pacientes que fizeram sleeve vertical.

O que é?

A síndrome de dumping acontece quando o alimento faz rápida passagem do estômago para o intestino. Ela pode ocorrer com mais frequência ao ingerir alimentos com grandes concentrações de gordura e/ou açúcares.

O que causa?

O dumping pode ser diferente de pessoa para pessoa. No entanto, a maioria costuma sentir fraqueza, náusea, cólicas intestinais, desmaios e diarreia. Sonolência e excesso de transpiração também podem ser comuns. Esses sintomas irão aparecer após a alimentação, causando mal-estar.

quanto tempo dura?

O dumping pode acontecer de duas formas: Precocemente: sintomas aparecem de 30 a 60 minutos após as refeições; Tardio: aparece após algumas horas da alimentação.

O QUE FAZER EM CASO DE DUMPING?

Caso a pessoa passe por um episódio de dumping, é preciso esperar passar. Para que ele não ocorra, é essencial fazer uma dieta equilibrada, com baixos índices de carboidratos muito ricos. Alguns alimentos que podem gerar dumping são o pão, macarrão e sorvete.

QUER VER MAIS CONTEÚDO SOBRE BARIÁTRICA?

ARRASTE PARA CIMA!