Síndrome de Burnout: o esgotamento do corpo e da mente
Síndrome de Burnout: o esgotamento do corpo e da mente
Por Paula Bastos
www.grandesmulheres.com.br
Com o cenário de pandemia, inúmeras pessoas tiveram que lidar com um grande aumento de volume do trabalho e mais pressão para entregar resultados, além de ter que driblar a falta de limite entre vida pessoal e profissional.
Todos esses pontos colaboraram para que muitas pessoas desenvolvessem a Síndrome de Burnout
em 2021.
O burnout é um distúrbio emocional causado pelo excesso de trabalho. A pessoa se sente completamente esgotada, com exaustão extrema, muitos picos de estresse e esgotamento físico.
Embora tenha sintomas similares aos da ansiedade e depressão, a síndrome é também desencadeada por comportamentos perfeccionistas no trabalho, pressão e sobrecarga de tarefas e horários.
Podem ser considerados sinais de burnout a necessidade de trabalhar em horários além do expediente, finais de semana e feriados; dificuldade para relaxar, apatia, afastamento do convívio social, insônia e aceleração da mente.
Burnout não é drama ou mimimi.
A pessoa pode se sentir extremamente incompreendida e solitária, por isso a empatia e a compreensão do outro são essenciais. Antes de julgar, tente se colocar no lugar de quem pode estar precisando e muito de ajuda!
Quer ler o meu relato pessoal sobre como foi passar por essa experiência do burnout?
Leia no blog o post complementar!