ortorexia

a obsessão pela alimentação saudável

Muitas pessoas buscam por um estilo de vida mais saudável. Manter bons hábitos é essencial para a saúde, mas quando começam gerar comportamentos exagerados em relação à dieta, cuidado: pode ser um sinal de ORTOREXIA!

ortorexia

O termo “ortorexia” foi criado em 1996, pelo médico Steve Bratman, para se referir às pessoas que têm preocupação excessiva com a alimentação saudável.

Essas pessoas costumam ser bastante extremistas em seus comportamentos. Não consomem alimentos com agrotóxicos ou produtos de origem animal e, ainda, devem conter baixo índice glicêmico, baixo teor de gordura e açúcar.

Mas qual o problema dessas escolhas, afinal?

Essa preocupação exagerada torna a dieta alimentar muito restrita e pouco variada, levando à perda de peso – muitas vezes desnecessária – e deficiências nutricionais.

A pessoa com ortorexia também tem cuidado excessivo ao preparar os alimentos e não consegue comer fora de casa, visto que deseja ter controle na escolha e preparo da comida. 

Todos esses pontos interferem, diretamente, também em sua vida pessoal.

O diagnóstico de ortorexia pode ser feito por um nutricionista, médico ou psicólogo. Uma avaliação detalhada dos hábitos alimentares da pessoa é feita para perceber sua relação com a comida.