Eu estava aqui, esses dias, matutando sobre essas questões de corpo. Já faz um tempo que venho comentando com vocês que estou em uma fase de baixa autoestima porque tô acima do “meu peso aceitável de gorda”. O que quero dizer com isso? Que eu engordei este ano e que estou com o peso ainda mais acima do que sempre estive e que a minha saúde não está legal. Claro que agora que mudei e me ajeitei vou correr atrás de cuidar de mim e de reverter esse quadro porque não, a gente não pode descuidar da saúde nunca. Mas quero falar de outra coisa.

Como estou nessa fase meio down, tenho feito aquele exercício de parar na frente do espelho e observar meu corpo. Eu gosto dele, sabe. Gosto que me acho proporcional, amo minha altura, mas é claro que vejo o que considero “defeito” gritar pra mim. Me incomoda meu ombro e minhas costas largas, minha falta de quadril, meu excesso de gordura na barriga, aquela absência da voltinha redonda na bunda que faz algumas mulheres terem um traseiro maravilhoso e a banha mole no meio da coxa que parece não endurecer nunca. Esses são os itens que me trazem mais insegurança.

corpo

Essas duas das fotos não são gordas pra mim não. São gostosas pra caramba e eu queria ter esse quadril da primeira e a bunda da segunda. Sonho!

Por escrever sobre o tema sempre faço muitas pesquisas de imagem por aí e vira e mexe me deparo com algumas gordas maravilhosas e penso: “nossa, se eu tivesse esse corpo, ia me achar uma puta gostosa”. E sabe o que reparei? Algumas delas são até, inclusive, mais gordas do que eu. O que faz, então, com que eu as observe nas fotos e deseje ter o corpo delas? Foi aí que a resposta veio: elas têm o que eu não tenho e nem nunca terei. Elas têm as costas mais finas, têm quadril, tem a bunda no formato de coração e muitas, apesar de serem gordas, não têm muita barriga porque a gordura fica mais localizada na região do quadril.

A gente aprende, desde criança, a sempre admirar no outro aquilo que não temos e não somos. É o tal do aspiracional.

Nem tudo é plantado na sua cabeça pela mídia. A gente já nasce com uma certa personalidade e nosso gosto estético vai se lapidando ao longo da vida. Quando eu não me aceitava e tinha problemas seríssimos de autoestima, eu não conseguir achar uma gorda sequer bonita – eu muito menos. Hoje o meu olhar mudou completamente e percebi que o que eu quero mesmo não é ser magra. Eu quero ter o meu jeito grandalhona de ser com um corpo mais definido pela malhação – tipo cintura, pernas, melhorar o braço – mas o que eu quero mesmo eu nunca vou ter: costas mais finas e quadril. Isso é osso, é estrutura e a minha é diferente da que eu acho linda e desejo.

Estou dizendo tudo isso pra vocês pelo seguinte: muitas vezes emagrecer não é a solução. Às vezes você quer coisas pra você que ainda nem percebeu. Talvez você até goste de você no peso em que está, mas adoraria ter a perna assim e o braço assado. A gente sempre mira no emagrecimento achando que ele vai ser a resposta pra nossa vida, mas nem sempre é e muitas vezes demora pra ficha cair e você passa a vida sofrendo por algo que nunca vai ser. Trata-se de aceitação, de olhar pra si mesma e valorizar o que você tem de melhor, saber lidar com as diferenças, se amar por inteira. Quer emagrecer e malhar, vai nessa, se joga, se esforça e faça por onde, mas não deposite a felicidade da sua vida em algo que só um milagre poderia dar jeito.

O que eu gostaria que vocês entendessem é que o corpo de cada pessoa tem um estilo e um formato e precisamos aprender a lidar com isso. Às vezes a resposta não está no emagrecimento e sim dentro de você. Eu sei, por exemplo, que eu posso emagrecer, perder barriga, endurecer a perna e tal, mas sempre irá me faltar quadril e aquela voltinha na bunda que eu sonho em ter justamente porque me falta quadril. E aí, vou morrer por isso? Não! Vou cuidar do que eu gosto em mim, vou exercitar meu amor próprio diante do espelho e espero que vocês façam o mesmo.

Demorei pra perceber que a resposta pra muita coisa não estava no simples ato de emagrecer e sim de aceitar que Deus me criou assim, que Ele me deu uma estrutura única e que eu devo ser grata por ela porque é este corpo que permite que eu viva e tenha experiências. Seja mais amorosa consigo mesma. Olha mais para dentro e descubra quais são os seus desejos mais profundos para que você possa trabalhar isso em você: do interior para o exterior. A vida é curta demais pra gente ficar se massacrando!

Comentários

Recomendados

28 comments

Responder

Amo muito tudo que vc escreve, parece que fala diretamente para mim.

Responder

Oi Paula, muito legal seu texto. Nosso corpo é pura aceitação desde que nascemos. Eu por exemplo, tenho muito quadril, desde adolescente eu sofro com numeração de calças, nunca usei uma calça numero 42…. nunca !!! Demorei muito pra aceitar isso, ainda mais pq os modelos mais lindos eram até o nº 44 e nessa fase da minha vida eu já usava 46. Meu quadril é puro osso, mesmo que eu emagreça eu nunca vou usar uma calça 42 ou 44…. é impossível. E confesso que depois que eu me aceitei,tudo na minha vida mudou… tudo mesmo!!! Minhas coisas não davam certo, por eu gastava minhas energias em querer ter aquilo que eu nunca teria, e agora também não quero mais ter !!! E viva nós !!!

Bjinhos !!!

Responder

NOSSA, amei de verdade o post! Eu custei a pensar dessa forma, tem vezes que eu ainda me pego com esse pensamento, mas aí paro e penso se eu sou assim, foi porque Deus quis assim, claro que isso não é desculpa pra não cuidar da minha saúde, eu só parei com a paranoia de que querer vestir 40 e usar M, isso não da pra mim, eu tenho 1,80, 100kg, costas largas, seios grandes, coxas e bumbum também, eu posso até ficar com a barriga sarada que provavelmente vou continuar usando as mesmas medidas, por causa da minha estrutura óssea que é grande, o importa pra mim é ser feliz, e isso eu sou graças a Deus! Bjos no s2 linda! 🙂

Responder

Disse tudo, e é bem aquilo que escrevi pra vc ontem, estou aprendendo a me amar do jeitinho que sou,a me respeitar como ser humano, tudo para a minha felicidade em primeiro lugar, para o meu bem estar.
Claro que emagrecer é bacana até por uma questão de saúde,o que ñ podemos é deixar de viver e principalmente de sermos felizes por achar que somos inferiores ao olhar do outro, é isso.
E pode parar de neura dona Paula, vc é símbolo de inspiração para nós!!!!

BEIJO ♥

Responder

Nossa, eu estava pensando nisso ontem mesmo. Eu nem quero ser magra, acho gordas lindíssimas, só que é sempre assim: TODAS ELAS são mais bonitas do que eu, na minha cabeça.
Aí começa aquilo: eu nunca vou ter esse nariz, essa barriga, esses braços, esses olhos… Pra que emagrecer, se nem magra eu vou ser bonita?
Enfim… tô tentando ser menos crítica comigo, valorizar o que acho bonito em mim.
Vou guardar esse texto pra ler sempre, obrigada! <3

Responder

OI Paula,
Estou na luta para emagrecer e já perdi uns 8 kg e isso deu uma levantada na minha auto estima !!!!!! Me sinto melhor, tenho vontade de me arrumar e o melhor de tudo: estou encorajada a emagrecer mais e mais. Moro em Salvador tb e podíamos formar um clube de caminhada. A união faz a força. Vamos nessa ? Eu também estava assim pra baixo, mas comecei a questionar e a contra atacar esse tipo de pensamento. Se corpo fosse tudo, homem nenhum largava uma mulher bonita e não é o que acontece. Conheço mulheres gordinhas ou feias, mas que tem uma confiança, uma auto estima que passam uma segurança e são casadas com homens bonitos.

Abraços,
Paty

Responder

a única coisa que eu não concordo foi com o fato de você ter dito que a gente nasce com alguns gostos, não nascemos. todos nascem uma folha em branco e ao longo da primeira infância vamos sendo moldados por estímulos externos e assim criamos nossos “gostos primordiais” mas a maior parte dele é formado pela mídia, pelas opiniões dos familiares, amigos e pessoas próximas, somos muito mais programados do que imaginamos. parabéns pelo blog, precisamos de mais blogs assim no Brasil.

Responder

e também quero frisar que a foto da menina de biquíni está com a barriga deformada de tanto photoshop, tenho umas dicas de tumblrs com fotos mais reais, se quiser entre em contato comigo no meu email

Responder

Amei o post, me sinto bem assim como vc disse, to numa fase em que não tenho forças pra nada, vejo gordinhas nos lugares bonitas, bem relacionadas e felizes e começo a pensar o que eu tenho de errado e vejo que eu não tenho nada errado mais minha auto estima é que esta baixíssima ,subo na balança e penso e se eu perdesse 16 quilos será que eu não estaria melhor , mas venho tentando criar disposição e forças para ganhar essa luta e eliminar esses 16 quilos e eu desejo mas sei que primeiro preciso melhor minha auto estima!!!Paula o que eu posso dizer é que aprendo muito com seu blog que me ajuda a refletir e não desistir e pensar que também sou bonita porem do meu jeito!!!Valeu

Responder

Paty, fiquei muito feliz em ler seu comentário! O que mais me deixa feliz é saber que minhas palavras podem, de alguma forma, ajudar as pessoas! A gente tem altos e baixos e, como eu disse, minha autoestima não anda das melhores, mas a gente sai dessa logo pra ver o que existe de melhor na gente!

Um beijão

Responder

Nossa, e eu acho tão bonito ter um quadril como o seu…nao tem culote, q é a coisa q eu mais odeio em mim…vc fica linda, por exemplo, com uma saia justinha ou vestido…vc é linda por dentro e por fora, querida…..desejo tudo de bom para vc! Um abraço. ..Marcia

Responder

Ah Marcia, que fofa! Tá vendo como as coisas são? Eu querendo ter um quadril maior e você achando o meu lindo. A gente parece que nunca se satisfaz com o que tem né? Um beijão

Responder

Olá Paula! Gostei, é isto mesmo. Emagrecer é mais uma questão de saúde do que de felicidade. Bjo.

Responder

Nossa, assistindo àqueles programas de cirugia no discovery h&h, me peguei pensando sobre isso!! Adorei o texto!!♡

Responder

A coisa deu uma pequena desandada nos últimos anos rs, muito devido as dietas que fiz, pois sabemos que essas dietas só pioram as coisas, fazendo engordar muuuito mais depois, pois bem, me aceitei, atingi um nível de amor próprio e apreciação por meu próprio corpo muito bons, decidi procurar uma endócrino para dar uma examinada geral na saúde e me cuidar melhor, pretendo perder alguns quilos, mas não é muito não, pois me acho bonita gorda, sério mesmo, acho que iria perder todo o charme se ficasse magra, tem uma única coisa que me “irrita” no meu corpo, mas é mais ou menos isso que vc fala no texto, é algo com que tenho que aprender a lidar, pois é parte de mim de quem é eu sou e assim seguimos, aliás as meninas das fotos são muuuito lindas viu.

Um beijão

Responder

É bem verdade isso, a gente nunca tá satisfeita com o que tem! Eu por exemplo, sou igualzinha uma das meninas falou aí….tenho a estrutura óssea grande, e nunca usei 42….mesmo emagrecendo muito, uso no mínimo 44! O que me incomoda, DE FATO, é a dificuldade em encontrar roupas que eu gostaria de usar! Se não fosse isso, seria feliz da vida! rssss
Agora…que aquela maldita gordurinha no interno das coxas, o culote e a pochete são um porre, ahhhh…isso são!! Dá vontade de passar uma faca e arrancar fora!! kkkkkk
Beijos querida

Responder

Paula,adorei seu texto! Ahhh nunca estamos satisfeitas com nosso próprio corpo, já tive uma fase de não gostar do meu quadrilzão com culote acoplado haha hoje eu aceito q sou grande, tenho proporções grandes e hoje eu gosto disso. Preciso emagrecer um pouco, por questões de saúde, mas hoje eu consigo me achar bonita assim. E olha, demorou viu, não foi da noite pro dia rs Mas eu já tive muitooosss momentos pra baixo, foi muito difícil, principalmente quando suas amigas são todas baixinhas e magrinhas. Mas tem lugar pra todos os tipos rs e vc é bonita do jeito que é, sei que não adianta a gente falar, temos que perceber por nós mesmas. Não é pq a pessoa é magra que é bonita né, e nem sempre emagrecer mtos quilos é a solução. Eu vejo isso depois de mtos anos rs
Beijos!

Responder

Nossa, arrasou ! É a primeira vez que visito seu blog e geralmente tenho preguiça de fazer comentários mas um texto motivador como esse eu não poderia deixar passar e não comentar nada sendo uma plus size também. Obrigado por me fazer me sentir bem melhor do que já estava e me fazer perceber algumas coisas que eu não tinha pensando ou notado sobre meu corpo que me fazem me sentir única e especial ! Beijos, muitas bênçãos de Deus pra você !

Responder

Oi Beatriz!

Fiquei muito feliz com seu comentário e espero que esse seja o primeiro de muitos! Agradeço suas palavras de carinho, pois o que eu escrevo vem do coração mesmo! Que Deus abençoe a todas nós em abundância! Um beijão

Responder

Nunca fui de acompanhar blogs de moda/tendência porque nunca achei que eles falavam “para mim” – a grande maioria das peças do “look do dia” ou não serviria em mim ou no meu bolso. Mas cheguei até o teu blog porque compartilharam teu post da C&A no FB, e me deu vontade de ler outros posts teus. E essa publicação realmente “falou comigo”, se é que isso faz sentido. Sempre tive uma auto-estima baixíssima, porque o mundo me dizia que eu era muito gorda, mas de uns tempos pra cá tenho percebido que o mundo é que anda muito obcecado com magreza! Estou aprendendo a aceitar meu corpo e a mudar o que está ao meu alcance – chega de sonhar com milagres! Mas não é fácil, há dias em que a calça aperta mais ou que o vestido não “cai” direito, e bate uma deprê… mas ler posts assim e saber que pessoas como você estão por aí, tentando mudar essa visão hegemônica (e mesquinha) do que é bonito, me ajuda a levantar a cabeça e seguir em frente! Virei leitora de carteirinha! 🙂

Responder

ah mas tbm é usado photoshop. elas são lindas mas o photoshop tbm é utilizado nelas. busco sempre me espelhar em mulheres que conheço na vida real,e não em fotos!! somos lindas de qualquer jeito…….

Responder

Paula,
Seu sonho também é meu sonho! Queria muito diminuir os seios e aumentar a bunda pra ficar igual a moça da foto, com formato de coração invertido, mas acho que não vai acontecer! Também acho que se desse pra transformar as gordurinhas da barriga em osso para aumentar o quadril (e diminuir a cintura!) eu estava feita!! Mas não dá! Só que daí você conhece uma pessoa assim, com o corpo que você queria ter e sabe o que a pessoa te fala? Que não gosta dos quadris largos, bunda grande, que é difícil encontrar uma calça que sirva legal e que acha lindo os grandes seios que você tem! A conclusão que tiro disso foi o que você mesma falou: que nos acostumamos a olhar sempre para a outra pessoa e desejar o que ela tem ou deixa de ter e esquecemos de olhar para nós mesmas. Só que isso acontece com as outras pessoas ao nos olhar,elas vêm nossas qualidades físicas, então, isso que dizer que ninguém (ou quase ninguém), nunca (ou quase nunca!) está satisfeito com o espelho! E a dica para isso, acredito eu, é resumida em duas palavrinhas: amor-próprio.
Não vou ser hipócrita em dizer que você tem que nós temos que nos amar sempre por que isso não acontece comigo. Vira e mexe estou me comparando com fulana, cicrana ebeltrana, mas tenho que me policiar para evitar que isso aconteça sempre!Passar a olhar um pouco mais pra mim e me achar bonita! E como diz a moça da novela “aceita que dói menos”!

Foi só uma opinião-desabafo! 😉

Beijos!

Responder

lindo o bumbum da moça da foto, também queria que minha bunda fosse tão perfeita quanto a dessa moça pois tenho um pouco de flacidez devido a alguns quilos a mais. muito bom esse blog de paula bastos pois ajuda as mulheres e que se interesse em saber mais sobre auto estima .

Responder

Muito bom tudo o que vc escreveu, minha flor.
Continue com suas convicções, que inspira tantas por aí, inclusive eu!
Beijinhosss
😉

Responder

Qual nome dessa modelo de lingerie banca ?

Responder

Eu tenho o corpo(acho) como o que você falou. A cintura um pouco fina, quadril largo, bumbum grande e coxas grossas. Gostaria que visse uma foto minha, pra você dizer o que acha. Pois não gosto de ter quadril e bumbum. Me acho horrenda como sou!

Responder

Nara, se você tem o corpo assim, levante a mão pro céu e agradeça! Eu queria tanto ter quadril, mas né….rs! Seja feliz e agradecida por aquilo que você tem!

Responder

Olá meninas, sou casado com gordinha linda ,loira e sensual e melhor de tudo tem um enorme coração ,esposa maravilhosa , tudo o que um homem de caráter precisa , amo ela ,sinto muito tesão por ela ,não vejo graça em mulher que não seja fofinha acho muito lindo esse biotipo , estão de parabéns.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *