Festas, festas e mais festas. Muita comida e diversão. Mas e aí, no fim de ano tudo realmente está liberado? Vale a frase “Corre atrás do prejuízo depois?” Na opinião do médico cardiologista Rafael Munerato, não! E mais: devemos reduzir o consumo de carne vermelha, açúcar, gordura e alcóol desde já.

“Com tantas festas nas empresas, entre amigos e familiares, é comum a pessoa exagerar desde o início do mês e só parar no começo do próximo ano ou só depois do Carnaval. Começar 2011 com hábitos alimentares errados favorece o espessamento das artérias, prejudica o fígado e o pâncreas, altera a pressão sanguínea, e aumenta o nível de colesterol”, alerta Munerato.

A seguir, o médico dá cinco dicas para aproveitar o fim de 2010 com saúde:

  1. Diminua a ingestão de açúcar alguns dias antes do Natal e adote uma alimentação light. Evite ao máximo as carnes vermelhas e os pães;
  2. Não pule refeições. Não é porque você está se preparando para as festas da última semana do ano que vai deixar de almoçar ou jantar. É importante ingerir pequenas porções várias vezes ao dia;
  3. Persista em seu planejamento, inclusive durante as ceias. Preencha ¼ do prato com carne branca, metade com saladas de vários tipos e o quarto restante com aquelas receitas mais encorpadas. De sobremesa, escolha apenas um tipo e sirva-se de uma porção sem exageros;
  4. Modere o consumo de álcool. Imponha um limite de dois drinques no máximo, ingerindo muitos sucos e água entre um e outro. Álcool em excesso, além de fazer mal à saúde, leva você a desistir mais facilmente da dieta e induz a comer muito mais;
  5. Durma bem e faça exercícios. Procure manter uma rotina o mais saudável possível, ainda que seja um mês atípico. A falta de descanso adequado e o sedentarismo são vilões não só para a saúde do coração, mas para o corpo todo.

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