Enfrentar o câncer de mama é, certamente, um dos maiores desafios que uma mulher pode vivenciar. Para passar por esse momento tão delicado, ter o apoio e a ajuda de pessoas queridas é fundamental. Saiba como você pode fazer a diferença na vida de alguém com câncer de mama.
1. Evite ficar falando sobre a doença e não dê palpites. Apenas fale sobre o assunto se a paciente quiser conversar sobre. Ainda assim, preste muita atenção no que vai dizer para não criar mais frustrações.
2. Se ofereça para fazer tarefas simples. A pessoa pode estar precisando de ajuda para vestir uma roupa, amarrar um sapato ou até lavar a louça. Veja o que está em seu alcance e faça o que for possível para ajudar.
3. Ofereça companhia para ir ao médico ou aos tratamentos. Se a paciente desejar, vá para ajudar na distração. Não fique falando sobre o quanto aquilo é difícil ou triste. Converse sobre assuntos mais leves, até mesmo amenidades do dia a dia.
4. Trate a perda dos cabelos como algo natural e não fique dando ênfase ao assunto. Se você notar que a paciente está muito abalada com isso, se ofereça para ir com ela comprar lenços, chapéus ou até mesmo perucas.
5. Não fale ou dê exemplos de outras pessoas. Cada caso é um caso. Criar expectativas na paciente pode levá-la a ter crises de ansiedade e até mesmo depressão.
6. Ofereça sua escuta ativa e ajuda para o que for necessário. Se faça presente sempre que possível demonstrando acolhimento e carinho: isso fará toda a diferença na vida de uma paciente com câncer de mama!
Se essas informações foram úteis, compartilhe com outras pessoas para que elas também tenham mais consciência sobre o câncer de mama!