Aos 39 anos, eu ainda menstruo regularmente. Meu ciclo é longo e me incomodava muito ter que ficar com aquela preocupação com absorvente: se tinha o suficiente, se ia vazar, se teria banheiro para trocar quando precisasse e etc.
Anos atrás, incentivada por uma amiga, experimentei o coletor menstrual. Comprei o da marca Fleurity, que era o mais usado naquela época, mas não me adaptei. Depois de algumas tentativas de uso sem sucesso, decidi abortar a missão.
Ano passado, depois de ter meu fluxo intensificado e ter que lidar com vazamentos indesejados todos os meses, decidi dar mais uma chance para o coletor menstrual. Desta vez optei por comprar o da marca Korui e, para minha surpresa, foi só alegria!
Estou te contando meu relato porque, talvez, de primeira, você também não se adapte ao coletor menstrual, mas vale a pena continuar tentando, pois há muitos benefícios!
- Ele te dá mais liberdade e conforto: você pode usá-lo, direto, por até 12h. Não há tanta preocupação em ficar esvaziando o coletor e o risco de vazamento é muito menor. Você também tem total flexibilidade para nadar e praticar esportes, mesmo em dias de fluxo intenso.
- Vai reduzir seus gastos: um coletor custa, em média, R$ 70,00 e ele dura por até 3 anos, se bem cuidado. O que gastamos com absorvente é um valor bem maior!
- É ecológico: o coletor menstrual ajuda a reduzir a quantidade de lixo que produzimos e descartamos no meio ambiente.
- É hipoalergênico: os coletores são confeccionados em 100% silicone e não possuem substâncias químicas. Para quem tem a pele dessa região sensível, outro ponto forte é que o coletor não interfere na umidade natural e no pH da vagina, o que reduz o risco de infecções.
- Menos problemas com vazamentos: depois que me adaptei com a colocação do coletor, minha vida foi só alegria: os vazamentos, que eram recorrentes, não aconteceram mais! É importante lembrar de esvaziá-lo a cada 6 horas em dias de fluxo intenso para evitar vazamentos.