Imagem de Olexandr Panchenko / Shutterstock.com

Eu tinha planejado escrever sobre outra coisa, mas quando abri a tela do blog para escrever, meu coração foi para outro destino. Precisamos falar sobre que mulher você quer ser em 2018. Esse pensamento me veio como norte, pois ele vai definir muito da sua vida e do que você quer para si mesma neste ano e daqui adiante.

2017 foi um ano difícil para mim, emocionalmente falando. Foi um ano pesado, mas de crescimento pessoal brutal. Senti que me desamarrei de muita coisa, que consegui enxergar mais a fundo quem eu era, quais eram minhas falhas, os comportamentos que precisavam ser mudados e o que realmente queria. Meus 34 anos foram o de maior reflexão. Senti a vida me estapear, me jogar no chão e falar pra eu levantar, para enxergar e mudar. As rédeas estão em minhas mãos, mas o que tenho feito com elas?

É sobre isso que quero falar com você: o que você tem feito com as rédeas que estão em suas mãos?

No ano passado a vida me trouxe duas amigas, em particular, que me fizeram refletir muito. Ambas são bem padrão, lindas e cheias de problemas. Corações partidos nos uniram, desilusões amorosas, insatisfações com as pessoas e com a vida, de forma geral, criaram um vínculo emocional entre nós. A gente se entende, sabe como é… E eu fiquei pensando no número de mulheres que ainda colocam em cima de seus corpos e seu peso a culpa do fracasso, especialmente na vida amorosa. A pressão estética é massacrante para todas as mulheres, mesmo para quem está no dito padrão e isso fere demais os nossos comportamentos.

Eu já escrevi aqui no blog, inúmeras vezes, inclusive, que hoje sei que a minha aparência não foi o que me impediu de me relacionar com determinados homens que desejei, mas sim o meu comportamento. A sua imagem não determina se você vai namorar ou não porque existe gosto e apreço por todos os tipos de pessoas, pode acreditar, mas o seu comportamento é que vai aproximar ou repelir alguém de você. No entanto as suas feridas, vivências e experiências que são provenientes da sua imagem afetam sim a sua vida e é aqui que precisamos focar.

Quando não somos a garota padrão, a gente vive muita coisa. São as piadas, a rejeição, as ofensas, a inferioridade, o complexo, a culpa, o vitimismo, a autopiedade e mais uma série de outros fatores. A sociedade vai martelando isso em nós até que uma hora “gruda”. O seu comportamento muda e você começa a acreditar em tudo que te foi dito. Você desenvolve esses comportamentos e se perde de você, da sua essência e vai, cada dia mais, se tornando alguém que não é você de verdade. Se não tivéssemos ideais pré-moldados, você se sentiria tão linda, bela e feliz quanto Bruna Marquezine saltitando de vestido transparente no Réveillon, por exemplo. Mas são as ideias pré-concebidas sobre o que é “certo” que tiraram as rédeas das suas mãos e as colocaram em mãos alheias. Você se perdeu e se tornou alguém que, muitas vezes, nem sabe quem é.

Ao tentar se relacionar com alguém, você tenta provar que é boa o suficiente, merecedora, “normal”, uma boa mulher. Você se esforça e até se desdobra para mostrar o seu valor. Você precisa daquele outro alguém para reforçar que você é digna e para mostrar para a sociedade que você pode, que você tem valor. Aí, então, você coloca sob o outro a responsabilidade da sua totalidade, da sua felicidade e se não dá certo a culpa é toda sua e sempre sua. É como se você fosse uma máquina de estragar tudo. E você se pune, se martiriza e fica tentando entender onde foi que errou mais uma vez.

Estou escrevendo este texto porque, em 2017, o que eu mais ouvi em desabafos, DMs, e-mails e depoimentos de leitoras foi sobre a dificuldade de se relacionar, de encontrar alguém e de como elas acham que o peso/aparência é o fator determinante para continuarem sozinhas. Eu quis falar sobre isso porque fui uma dessas mulheres e 2017 veio, justamente, quebrar de vez todas as minhas ideias pré-concebidas sobre mim mesma e, por isso, quero te ajudar.

Que mulher você quer ser em 2018?

Imagem de Shutterstock

A mudança depende única e exclusivamente de você. A sociedade não vai mudar do dia para a noite. Muita coisa já evoluiu e vai continuar evoluindo, mas não coloque ou projete a sua felicidade com base no que é padrão, pré-concebido, idealizado. Comece entendendo o que realmente vai te fazer feliz. Será mesmo que um relacionamento é o que falta na sua vida? Será que um filho é algo que vai te completar? Será que você precisa ganhar dez mil reais por mês para ser feliz? Será que as fotos tão perfeitas que você vê pela internet são reais? Será que se fosse você naquelas fotos você seria feliz?

É hora de olhar para dentro e questionar o que você realmente quer e entender o que você acha que quer porque a sociedade te ensinou que o modelo certo seria X, seria ir pelo caminho X. Talvez você consiga viver muito bem com o seu salário se administrar melhor os seus gastos; talvez não sinta falta de um companheiro se tiver bons amigos por perto. Você vai se sentir completa e inteira quando conseguir olhar para si mesma com olhos de amor, disposta a desconstruir tudo aquilo que você achou que era certo ou ideal e isso não vai depender da sociedade e sim de você. Única e exclusivamente de você.

Pegue as rédeas da sua vida. Queira ser alguém melhor para si mesma e para o mundo. Faça o que te faz feliz, esqueça as ideias pré-concebidas. Certo é o que está no seu coração, é o que você realmente deseja. Eu tenho aprendido que não adianta mesmo correr atrás das borboletas se o jardim não estiver bacana. Borboletas são atraídas por flores cheirosas, bonitas e que exalam bom perfume. Elas vêm sem a menor dificuldade, então estou cuidando do meu jardim com amor, com perdão, com compaixão, com compreensão e dedicação. Este ano decidi gastar tempo cuidando de mim em vez de focar nos outros. Eu sou prioridade, eu sou o meu tesouro, o meu bem mais precioso.

Pense que você é o jardim e a sua alma são as flores. Quanto mais você cuida da alma, mais você floresce.

Deixe para trás seus medos, inseguranças, vitimismo, julgamentos, tristeza e inferioridade e renasça. Arranque todas essas flores mortas do seu jardim e comece a cuidar da alma. Todo dia, um pouquinho, se dê um carinho, uma conversa, faça um plano, trace uma meta e, mais importante de tudo: fique em silêncio para se ouvir. Nossa alma fala e Deus nos enche do amor Dele com abundância. É Ele quem vai te trazer perdão, quem vai aliviar sua culpa, varrer a tristeza e te aconchegar em amor. Ele vai trazer boas novas para você, vai renovar sua esperança, vai tocar na sua beleza, no seu íntimo e restaurar seu coração.

Pegue as rédeas agora. Não deixe que ninguém governe a sua carruagem. Você é rainha, única e absoluta. Você está no controle e você vai entender, nessa nova jornada, que você se basta e que tudo que vier além será um presente, mas não algo para completar a sua metade: Deus te fez inteira. Você é suficiente. Acredite!

Feliz 2018. Feliz você absoluta!

Comentários

Recomendados

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *